Henrique J. C. de Oliveira,
Computador e Ensino
, Viseu, 2003
1
O computador como recurso audiovisual
2
Características específicas do computador
Diferenças entre o computador e outros recursos
Interactividade
Hipertexto
Multimédia
3
Potencialidades como recurso educativo
Multifuncionalidade e vantagens do computador
4
Requisitos fundamentais e perigos
Aversão ao computador
Perigos do computador
Possíveis utilizações do computador
Novas competências do professor
5
Entrada do computador no ensino
Ensino programado
Sistema LOGO
Variáveis de que depende o sucesso
e
Projecto MINERVA
Primeiros programas didácticos em Basic Sinclair
6
Utilizações do computador: exemplos
Questões de reflexão
O processamento de texto
Material interactivo para Internet
Salas de estudo virtuais
TexToys
WebQuestions2
Hot Potatoes
Applets Java
Internet como recurso educativo
Inconvenientes e vantagens
Comunicação: e-mail
Acesso a informação - motores de busca
Cuidados a ter com a Internet
O
scanner
- uma ferramenta polivalente
Áreas que pode servir
Cuidados a ter
Programas de edição electrónica
(DTP)
O que são, características e vantagens
Programas multimédia
(PPO)
Programas de edição gráfica
(DAC)
Características do Paint da Microsoft
Formatos gráficos
Algumas utilizações do Paint
Diaporamas tradicionais e informatizados
(PPT)
Preâmbulo
O que são diaporamas
Quais os contributos das NTI
Critérios e recursos necessários:
Diaporama tradicional
Diaporama informatizado (PPT)
Reconversão de diaporamas para PC
7
Prof2000 - Um projecto promissor
8
Bibliografia