Quais
os contributos das novas tecnologias? Será que permitem substituir o diaporama
tradicional? Continuaremos a ter rigorosamente a mesma coisa? Que recursos são
necessários para a criação de diaporamas, utilizando qualquer uma das
vertentes: tradicional e informática? E quais as etapas e critérios a que deve
obedecer a criação de diaporamas?
Para
as duas primeiras perguntas, a resposta é sim e não. As novas tecnologias
permitem substituir o diaporama tradicional, mas... o resultado final não é o
mesmo.
Entre
o diaporama tradicional e as novas tecnologias, preferimos o diaporama
tradicional, especialmente se ele estiver bem elaborado e a escola dispuser dos
requisitos fundamentais. Para utilizarmos uma analogia facilmente compreensível,
pensemos no caso do cinema. Será a mesma coisa ver um filme numa sala de cinema
ou em nossa casa, por muito boa que seja a instalação que tenhamos? Mesmo com um leitor de DVD, um ecrã de grandes dimensões e colunas espalhadas na
sala, há sempre uma grande diferença.
Poderão
argumentar dizendo que um diaporama não é geralmente visto numa sala de
cinema. E terão toda a razão neste aspecto. Mas a nossa analogia continua a
ser válida, porque, se pegarmos num bom diaporama, elaborado de acordo com todas
as regras, e o reconvertermos para os actuais recursos digitais, o resultado
final não será o mesmo. Há
pormenores, por muito cuidado que se tenha, que ficarão perdidos, reduzindo
a qualidade do produto final. Todavia, em relação a outros aspectos, ele poderá
ser melhorado.
Significará
isto que os poucos diaporamas existentes nas escolas portuguesas não deverão
ser reconvertidos para as novas tecnologias? A nossa resposta volta a ser sim e
não.
Se a
escola dispõe dos recursos indispensáveis para uma correcta projecção dos
diaporamas, não haverá grande necessidade de efectuar a reconversão, porque
consistirá numa relativa perda de tempo. E dizemos relativa, porque nunca é
uma perda de tempo, na medida em que passamos a dispor de um diaporama
sempre presente no computador, utilizável em qualquer momento e em
qualquer lugar, sem necessidade de todas as máquinas e condições de projecção
a que o diaporama tradicional obriga. Todavia, se tivermos de utilizar esse
diaporama e dispusermos de tudo quanto é necessário para a sua adequada projecção, a
apresentação tradicional será de longe preferível à versão
informatizada.
Como
na maioria das escolas os recursos para uma projecção dos diaporamas
não existe, consideramos que há toda a vantagem em reconverter os diaporamas existentes para as
novas tecnologias, se eles ainda mantiverem o mesmo interesse pedagógico. Deste modo,
material que está sem utilização, arrumado nas gavetas ou nas prateleiras da
sala de recursos audiovisuais, poderá ser recuperado com interesse para o
ensino.
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