Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador

  Diaporamas tradicionais e em PowerPoint

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Quais os contributos das novas tecnologias? Será que permitem substituir o diaporama tradicional? Continuaremos a ter rigorosamente a mesma coisa? Que recursos são necessários para a criação de diaporamas, utilizando qualquer uma das vertentes: tradicional e informática? E quais as etapas e critérios a que deve obedecer a criação de diaporamas?

 

Para as duas primeiras perguntas, a resposta é sim e não. As novas tecnologias permitem substituir o diaporama tradicional, mas... o resultado final não é o mesmo. 

 

Entre o diaporama tradicional e as novas tecnologias, preferimos o diaporama tradicional, especialmente se ele estiver bem elaborado e a escola dispuser dos requisitos fundamentais. Para utilizarmos uma analogia facilmente compreensível, pensemos no caso do cinema. Será a mesma coisa ver um filme numa sala de cinema ou em nossa casa, por muito boa que seja a instalação que tenhamos? Mesmo com um leitor de DVD, um ecrã de grandes dimensões e colunas espalhadas na sala, há sempre uma grande diferença.

 

Poderão argumentar dizendo que um diaporama não é geralmente visto numa sala de cinema. E terão toda a razão neste aspecto. Mas a nossa analogia continua a ser válida, porque, se pegarmos num bom diaporama, elaborado de acordo com todas as regras, e o reconvertermos para os actuais recursos digitais, o resultado final não será o mesmo. Há pormenores, por muito cuidado que se tenha, que ficarão perdidos, reduzindo a qualidade do produto final. Todavia, em relação a outros aspectos, ele poderá ser melhorado.

 

Significará isto que os poucos diaporamas existentes nas escolas portuguesas não deverão ser reconvertidos para as novas tecnologias? A nossa resposta volta a ser sim e não.

 

Se a escola dispõe dos recursos indispensáveis para uma correcta projecção dos diaporamas, não haverá grande necessidade de efectuar a reconversão, porque consistirá numa relativa perda de tempo. E dizemos relativa, porque nunca é uma perda de tempo, na medida em que passamos a dispor de um diaporama sempre presente no computador, utilizável em qualquer momento e em qualquer lugar, sem necessidade de todas as máquinas e condições de projecção a que o diaporama tradicional obriga. Todavia, se tivermos de utilizar esse diaporama e dispusermos de tudo quanto é necessário para a sua adequada projecção, a apresentação tradicional será de longe preferível à versão informatizada.

 

Como na maioria das escolas os recursos para uma projecção dos diaporamas não existe, consideramos que há toda a vantagem em reconverter os diaporamas existentes para as novas tecnologias, se eles ainda mantiverem o mesmo interesse pedagógico. Deste modo, material que está sem utilização, arrumado nas gavetas ou nas prateleiras da sala de recursos audiovisuais, poderá ser recuperado com interesse para o ensino.

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