Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
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6 – Utilizações do computador |
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Vejamos agora os critérios e os recursos necessários para a criação de diaporamas, tendo em conta as três situações: ● criação de diaporamas tradicionais; ● criação de diaporamas informatizados; ● reconversão de diaporamas para as novas tecnologias. Qualquer que seja o diaporama, tradicional ou informatizado, deve ter em conta os seguintes critérios: 1º - Um diaporama não deve ser demasiado longo, podendo a sua duração variar entre 2 a 3 e 20 a 30 minutos. Só um diaporama de tipo ficcional, no qual é narrada uma história, poderá ultrapassar este tempo, se aquilo que for apresentado tiver o condão de cativar a assistência. 2º - Cada imagem deve estar entre 5 a 10 segundos. No máximo, nunca mais de 60 segundos, para não provocar a distracção e o desinteresse. 3º - A sequência deve estar correcta e logicamente estruturada.
4º - Num diaporama narrativo, podem adoptar-se diferentes estruturas: a) – sequência linear cronológica; b) – sequência com analepse; c) – sequência com encaixe. 5º - A sequência narrativa, no caso do diaporama ficcional, poderá ser de tipo aberto ou fechado. A primeira poderá ter vantagens, permitindo explorar, em situação de aula, diversas hipóteses de conclusão. 6º - Texto, música, ruídos e silêncios devem estar de acordo com as imagens, de maneira a permitirem recriar a realidade ou a sugerir o ambiente. |
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