Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003

1 O computador como recurso audiovisual
2 Características específicas do computador
Diferenças entre o computador e outros recursos
Interactividade
Hipertexto
Multimédia
3 Potencialidades como recurso educativo
Multifuncionalidade e vantagens do computador 
4 Requisitos fundamentais e perigos
Aversão ao computador
Perigos do computador
Possíveis utilizações do computador
Novas competências do professor
5 Entrada do computador no ensino
Ensino programado
Sistema LOGO
Variáveis de que depende o sucesso e Projecto MINERVA
Primeiros programas didácticos em Basic Sinclair
6 Utilizações do computador: exemplos
  Questões de reflexão
  O processamento de texto
  Material interactivo para Internet
  Salas de estudo virtuais
  TexToys
  WebQuestions2
  Hot Potatoes
  Applets Java
  Internet como recurso educativo
Inconvenientes e vantagens
Comunicação: e-mail
Acesso a informação - motores de busca
Cuidados a ter com a Internet
O scanner  - uma ferramenta polivalente
Áreas que pode servir
Cuidados a ter
Programas de edição electrónica (DTP)
O que são, características e vantagens
Programas multimédia (PPO)
Programas de edição gráfica (DAC)
Características do Paint da Microsoft
Formatos gráficos
Algumas utilizações do Paint
Diaporamas tradicionais e informatizados (PPT)
Preâmbulo
O que são diaporamas
Quais os contributos das NTI
Critérios e recursos necessários:
    Diaporama tradicional
    Diaporama informatizado (PPT)
    Reconversão de diaporamas para PC
7 Prof2000 - Um projecto promissor
8 Bibliografia
Acesso ao espaço «Aveiro e Cultura».

Página anterior Índice geral Página seguinte