Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
||
|
||
3 – Potencialidades do computador como recurso educativo |
||
Em
que consiste a multifuncionalidade
do computador? Esta
multifuncionalidade advém-lhe do facto de podermos desenvolver uma elevada
quantidade de actividades, tais como:
- Processamento de textos;
- Edição electrónica (DTP);
- Produção, edição e tratamento de imagens (edição gráfica);
- Produção, edição e tratamento de sons;
- Criação, gestão e consulta de dados;
- Comunicação e pesquisa de informação;
- Formação presencial e à distância;
- Diversão e ocupação de tempos livres;
- etc. Se o
computador nos permite realizar uma multiplicidade de tarefas com os mais
diversos objectivos, as suas potencialidades como recurso educativo terão
necessariamente de ser elevadas, servindo-nos não só como «ferramenta» para
preparação das aulas, mas também como recurso educativo em situação de
aula. Vejamos
alguns exemplos práticos, apenas alguns, das vantagens trazidas pelo computador
para preparação da actividade docente. Antes
do aparecimento do computador, como é que produzíamos o nosso material para as
aulas, tais como textos, fichas de trabalho, exercícios e trabalhos de avaliação?
Utilizávamos a máquina de escrever, o stencil e o policopiador. E arquivávamos
as folhas impressas em pastas para posterior utilização. Só que, para a produção
desse material, éramos obrigados muitas vezes a recomeçar o mesmo trabalho,
quando os erros cometidos já não permitiam a utilização do verniz corrector.
E os instrumentos de trabalho frequentemente utilizados eram também a tesoura e
a cola, para montagens dos originais que depois mandávamos fotocopiar na
reprografia. Com
o computador, estas actividades, que nos ocupavam horas, ficaram extremamente
facilitadas com a utilização dos processadores de texto ou, melhor ainda, com
os editores electrónicos, tal como, por exemplo, um Publisher da Microsoft,
cuja facilidade de utilização é extremamente elevada, se o compararmos com um
Pagemaker. Graças
ao computador e ao scanner, podemos ter permanentemente à nossa disposição
os textos e as imagens de que necessitamos para produção ou reformulação de
documentos diversos. E a capacidade cada vez maior dos discos duros permite-nos
ter permanentemente no computador verdadeiros bancos de dados, prontos a ser
utilizados e facilmente localizados, se tivermos um mínimo de cuidado no seu
arquivo. E
como os computadores modernos são também poderosos recursos audiovisuais
multimédia, podemos facilmente compactar ficheiros de vídeo ou de som, para
utilização durante o decurso das aulas, inclusive para elaboração de um
ditado interactivo, se na sala dispusermos de um número suficiente de
computadores que dê para a divisão da turma em pequenos grupos de trabalho. Na
falta de ficheiros de vídeo compactados, poderemos recorrer às imagens de alta
resolução arquivadas no formato JPG e utilizar o computador tal como outrora
fazíamos, quando recorríamos aos projectores de diapositivos. Programas como o
PowerPoint, e outros idênticos que se podem obter em regime de freeware, tornam
a criação dos diaporamas uma actividade acessível e com resultados
espectaculares, se quisermos. Um só
computador em situação de aula pode ser um recurso altamente vantajoso se
dispusermos de um videoprojector. O computador, neste caso, substitui com
vantagem todos os outros recursos tradicionalmente utilizados, não só os
aparelhos de reprodução sonora e de projecção, como poderá, inclusive, ser
uma alternativa com enormes potencialidades relativamente a um retroprojector ou
até ao quadro tradicional. Estes
foram apenas alguns exemplos pontuais das potencialidades do computador como
recurso educativo. E não nos alargamos mais acerca desta matéria, uma vez que
voltaremos a referir-nos a outras formas de utilização nos capítulos
seguintes. |
||
|
||
|
||