Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

3Potencialidades do computador como recurso educativo

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Em que consiste a multifuncionalidade do computador?

 

Esta multifuncionalidade advém-lhe do facto de podermos desenvolver uma elevada quantidade de actividades, tais como:

            - Processamento de textos;

            - Edição electrónica (DTP);

            - Produção, edição e tratamento de imagens (edição gráfica);

            - Produção, edição e tratamento de sons;

            - Criação, gestão e consulta de dados;

            - Comunicação e pesquisa de informação;

            - Formação presencial e à distância;

            - Diversão e ocupação de tempos livres;

            - etc.

 

Se o computador nos permite realizar uma multiplicidade de tarefas com os mais diversos objectivos, as suas potencialidades como recurso educativo terão necessariamente de ser elevadas, servindo-nos não só como «ferramenta» para preparação das aulas, mas também como recurso educativo em situação de aula.

 

Vejamos alguns exemplos práticos, apenas alguns, das vantagens trazidas pelo computador para preparação da actividade docente.

 

Antes do aparecimento do computador, como é que produzíamos o nosso material para as aulas, tais como textos, fichas de trabalho, exercícios e trabalhos de avaliação? Utilizávamos a máquina de escrever, o stencil e o policopiador. E arquivávamos as folhas impressas em pastas para posterior utilização. Só que, para a produção desse material, éramos obrigados muitas vezes a recomeçar o mesmo trabalho, quando os erros cometidos já não permitiam a utilização do verniz corrector. E os instrumentos de trabalho frequentemente utilizados eram também a tesoura e a cola, para montagens dos originais que depois mandávamos fotocopiar na reprografia.

 

Com o computador, estas actividades, que nos ocupavam horas, ficaram extremamente facilitadas com a utilização dos processadores de texto ou, melhor ainda, com os editores electrónicos, tal como, por exemplo, um Publisher da Microsoft, cuja facilidade de utilização é extremamente elevada, se o compararmos com um Pagemaker.

 

Graças ao computador e ao scanner, podemos ter permanentemente à nossa disposição os textos e as imagens de que necessitamos para produção ou reformulação de documentos diversos. E a capacidade cada vez maior dos discos duros permite-nos ter permanentemente no computador verdadeiros bancos de dados, prontos a ser utilizados e facilmente localizados, se tivermos um mínimo de cuidado no seu arquivo.

 

E como os computadores modernos são também poderosos recursos audiovisuais multimédia, podemos facilmente compactar ficheiros de vídeo ou de som, para utilização durante o decurso das aulas, inclusive para elaboração de um ditado interactivo, se na sala dispusermos de um número suficiente de computadores que dê para a divisão da turma em pequenos grupos de trabalho.

 

Na falta de ficheiros de vídeo compactados, poderemos recorrer às imagens de alta resolução arquivadas no formato JPG e utilizar o computador tal como outrora fazíamos, quando recorríamos aos projectores de diapositivos. Programas como o PowerPoint, e outros idênticos que se podem obter em regime de freeware, tornam a criação dos diaporamas uma actividade acessível e com resultados  espectaculares, se quisermos.

 

Um só computador em situação de aula pode ser um recurso altamente vantajoso se dispusermos de um videoprojector. O computador, neste caso, substitui com vantagem todos os outros recursos tradicionalmente utilizados, não só os aparelhos de reprodução sonora e de projecção, como poderá, inclusive, ser uma alternativa com enormes potencialidades relativamente a um retroprojector ou até ao quadro tradicional.

 

Estes foram apenas alguns exemplos pontuais das potencialidades do computador como recurso educativo. E não nos alargamos mais acerca desta matéria, uma vez que voltaremos a referir-nos a outras formas de utilização nos capítulos seguintes.

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