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Quando
se efectua uma reflexão acerca das potencialidades do computador como recurso
educativo, a resposta é difícil de dar, se pensarmos na sua constante e rápida
evolução, o que o torna uma máquina com potencialidades cada vez maiores. Por
um lado, o seu tamanho tem vindo a reduzir-se substancialmente, na proporção
inversa das suas potencialidades; por outro, a sua utilização é cada vez mais
diversificada, começando a ocupar um espaço cada vez maior nas nossas vidas.
As
características cada vez mais diversificadas e as suas enormes potencialidades
não significam que ele seja a panaceia que vem resolver todos os problemas da
aprendizagem e do ensino. É um recurso que nunca poderá substituir o papel do
professor. É mais um recurso a juntar aos já existentes. Mas é um recurso ao
qual os professores não podem ficar indiferentes, sob risco de o seu papel se
tornar obsoleto e desajustado da realidade.
O
computador é um recurso multifuncional, como já referimos, é um recurso onde
se torna necessária uma permanente interactividade, é um recurso multimédia
em permanente evolução, que apresenta um maior número de exigências do que
os recursos tradicionais. E é um recurso que tanto pode servir o ensino fora da
situação de aula, como dentro dela, desde que se verifique um determinado número
de requisitos, quer da parte dos professores, quer da parte das escolas.
Se
algumas características e potencialidades já foram anteriormente abordadas por
nós, enunciamos agora outros aspectos que necessitam de alguma reflexão: a
multifuncionalidade, o grau de exigência e a utilização tendo em conta o acto
educativo. Estes três aspectos,
embora não pareça, encontram-se interligados.
Se
tivermos de conduzir um carro de mão, apenas necessitamos de alguma força física
e pouco mais. Se quisermos conduzir um automóvel, a situação muda
completamente. Teremos de nos submeter a um conjunto de lições teóricas e práticas,
para aprendermos a manobrar o veículo com um mínimo de riscos para nós e para
os outros. E o grau de exigência vai aumentando, à medida que passamos para veículos
cada vez mais sofisticados e tecnologicamente evoluídos.
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