Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador: exemplos

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Como poderá o computador ser utilizado pelos professores como recurso educativo em disciplinas em que as TIC não sejam o objecto do estudo?

 

Para se poder responder a esta pergunta, é necessário, antes de mais, que o professor seja detentor dos conhecimentos que lhe permitam responder as estas perguntas:

              - O que é um computador?

              - O que é que se pode fazer com ele? 

              - Quais as suas potencialidades?

 

Conhecidas as respostas a estas questões, deverá então o docente perguntar-se:

  • Em que medida posso aproveitar as potencialidades do computador para a minha área de trabalho?

 

 

  A primeira condição para a utilização do computador pelo docente parte dele próprio. Necessita de ter os conhecimentos mínimos, necessita de estar minimamente familiarizado com o «bichinho» electrónico, saber como o ligar e utilizar os programas sem os quais a máquina não serve para nada. São as tais novas competências, já anteriormente referidas, sem as quais o computador não servirá para nada.

 

  A segunda condição é a de existirem computadores na escola. Mesmo antigos, já desactualizados, será melhor do que nada, até porque, dada a permanente e rápida evolução das máquinas, nunca conseguiremos ter um computador actualizado, a menos que mudemos de máquina como quem muda de camisa. Embora ainda haja «carolas» que levam diariamente o computador na pasta para a escola, esta não será a solução adequada.

 

- E partindo do princípio de que o professor já tem conhecimentos, mas não tão amplos quanto seria desejável, será isto um entrave à utilização do computador? 

- Será que o facto de termos nas nossas aulas alunos que brincam com os computadores poderá ser um factor inibitório, um factor de insegurança para o professor? 

 

A resposta já a demos anteriormente, a propósito da aversão natural de alguns professores relativamente aos computadores. E reforçamos o que então dissemos com um não rotundo, de muito maior diâmetro que as modernas rotundas que proliferam actualmente nas nossas estradas. Deveremos aproveitar o saber dos nossos alunos, utilizando-o como apoio do próprio professor.

 

Não sendo necessário voltar a repetir o que já foi dito em capítulos anteriores, retomemos a questão inicial. A resposta já foi parcialmente dada, quando abordámos o problema das potencialidades dos computadores, mas torna-se agora necessária uma maior reflexão, apresentando exemplos concretos de utilizações dos modernos recursos informáticos, especialmente em áreas menos conhecidas. Daí que, nas nossas reflexões, face à listagem seguinte de questões, abrangendo diversos aspectos, iremos privilegiar algumas em detrimento daquelas praticamente já conhecidas pela maioria dos professores.

 

Vejamos então algumas questões de reflexão acerca da maneira como o computador poderá ser utilizado pelos professores como recurso educativo em disciplinas em que as TIC não sejam o objecto do estudo:

 

- O processamento de textos poderá ser útil para os nossos alunos? Poderá ser uma ajuda para aqueles com dificuldades na escrita?

 

- A utilização de um scanner poderá ser útil? O que fazer com ele? Quais as suas potencialidades? Que cuidados deveremos ter?

 

- A utilização de programas multimédia terá alguma vantagem para o desenvolvimento, por exemplo, da competência de leitura e aprendizagem de línguas estrangeiras?

 

- A utilização de programas de edição gráfica poderá ser útil para o desenvolvimento das capacidades artísticas dos nossos alunos? E poderá ter interesse para outras áreas, como, por exemplo, para actividades extracurriculares como a produção de um jornal escolar?

 

- A utilização e produção de programas interactivos, colocados na Internet, poderão ser úteis para a consolidação de conhecimentos? E serão «ferramentas» de fácil utilização pelos professores? E quais os recursos de que os professores já dispõem no presente momento nesta área?

 

- A utilização de programas de edição electrónica terá alguma utilidade para desenvolver competências de produção textual e de comunicação?

 

- A utilização das capacidades de reprodução de som e imagens fixas e animadas, em vários formato, inclusive em DVD, terá interesse como recurso educativo?

 

- A utilização da Internet poderá ser considerada como um bom recurso educativo? Como? E, caso afirmativo, que motores de busca utilizar?

 

- Programas para criação de diaporamas utilizando os recursos informáticos poderão ter algum interesse educativo? Como utilizá-los?

 

Estas e muitas outras perguntas poderão e deverão ser formuladas pelos docentes como ponto de partida para uma reflexão acerca da utilização do computador como recurso educativo. Se o fizermos e reflectirmos, certamente que encontraremos muitas respostas. E todas elas conducentes à utilização cada vez maior do computador no ensino. E serão algumas delas que irão agora servir-nos como ponto de partida para uma reflexão mais ou menos pormenorizada.

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