![]() |
![]() |
|
Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
||
|
||
|
||
6 – Utilizações do computador: exemplos |
||
<<< Para
se poder responder a esta pergunta, é necessário, antes de mais, que o
professor seja detentor dos conhecimentos que lhe permitam responder as estas
perguntas:
- O que é um computador? - O que é que se pode fazer com ele?
- Quais as suas potencialidades? Conhecidas as respostas a estas questões, deverá então o docente perguntar-se:
- E partindo do princípio de que o professor já tem conhecimentos, mas não tão amplos quanto seria desejável, será isto um entrave à utilização do computador? - Será que o facto de termos nas nossas aulas alunos que brincam com os computadores poderá ser um factor inibitório, um factor de insegurança para o professor?
A
resposta já a demos anteriormente, a propósito da aversão
natural de alguns professores relativamente aos computadores. E reforçamos
o que então dissemos com um não rotundo, de muito maior diâmetro que as
modernas rotundas que proliferam actualmente nas nossas estradas. Deveremos
aproveitar o saber dos nossos alunos, utilizando-o como apoio do próprio
professor. Não
sendo necessário voltar a repetir o que já foi dito em capítulos anteriores,
retomemos a questão inicial. A resposta já foi parcialmente dada, quando abordámos
o problema das potencialidades dos computadores, mas torna-se agora necessária
uma maior reflexão, apresentando exemplos concretos de utilizações dos
modernos recursos informáticos, especialmente em áreas menos conhecidas. Daí
que, nas nossas reflexões, face à listagem seguinte de questões, abrangendo
diversos aspectos, iremos privilegiar algumas em detrimento daquelas
praticamente já conhecidas pela maioria dos professores. Vejamos
então algumas
questões de reflexão acerca da maneira como o computador poderá
ser utilizado pelos professores como recurso educativo em disciplinas em que as
TIC não sejam o objecto do estudo:
Estas e muitas outras perguntas poderão e deverão ser formuladas pelos docentes como ponto de partida para uma reflexão acerca da utilização do computador como recurso educativo. Se o fizermos e reflectirmos, certamente que encontraremos muitas respostas. E todas elas conducentes à utilização cada vez maior do computador no ensino. E serão algumas delas que irão agora servir-nos como ponto de partida para uma reflexão mais ou menos pormenorizada. |
||
|
||
![]() |
||
|
||