Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
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6 – Utilizações do computador: exemplos |
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<<< Para
se poder responder a esta pergunta, é necessário, antes de mais, que o
professor seja detentor dos conhecimentos que lhe permitam responder as estas
perguntas:
- O que é um computador? - O que é que se pode fazer com ele?
- Quais as suas potencialidades? Conhecidas as respostas a estas questões, deverá então o docente perguntar-se:
A primeira condição
para a utilização do computador pelo docente parte dele próprio.
Necessita de ter os conhecimentos mínimos, necessita de estar minimamente
familiarizado com o «bichinho» electrónico, saber como o ligar e utilizar os
programas sem os quais a máquina não serve para nada. São as tais novas
competências, já anteriormente referidas, sem as quais o computador
não servirá para nada.
A segunda condição é a de
existirem computadores na escola. Mesmo antigos, já desactualizados, será
melhor do que nada, até porque, dada a permanente e rápida evolução das máquinas,
nunca conseguiremos ter um computador actualizado, a menos que mudemos de máquina
como quem muda de camisa. Embora ainda haja «carolas» que levam diariamente o
computador na pasta para a escola, esta não será a solução adequada. - E partindo do princípio de que o professor já tem conhecimentos, mas não tão amplos quanto seria desejável, será isto um entrave à utilização do computador? - Será que o facto de termos nas nossas aulas alunos que brincam com os computadores poderá ser um factor inibitório, um factor de insegurança para o professor?
A
resposta já a demos anteriormente, a propósito da aversão
natural de alguns professores relativamente aos computadores. E reforçamos
o que então dissemos com um não rotundo, de muito maior diâmetro que as
modernas rotundas que proliferam actualmente nas nossas estradas. Deveremos
aproveitar o saber dos nossos alunos, utilizando-o como apoio do próprio
professor. Não
sendo necessário voltar a repetir o que já foi dito em capítulos anteriores,
retomemos a questão inicial. A resposta já foi parcialmente dada, quando abordámos
o problema das potencialidades dos computadores, mas torna-se agora necessária
uma maior reflexão, apresentando exemplos concretos de utilizações dos
modernos recursos informáticos, especialmente em áreas menos conhecidas. Daí
que, nas nossas reflexões, face à listagem seguinte de questões, abrangendo
diversos aspectos, iremos privilegiar algumas em detrimento daquelas
praticamente já conhecidas pela maioria dos professores. Vejamos
então algumas
questões de reflexão acerca da maneira como o computador poderá
ser utilizado pelos professores como recurso educativo em disciplinas em que as
TIC não sejam o objecto do estudo:
- O
processamento de textos poderá ser útil para os nossos alunos?
Poderá ser uma ajuda para aqueles com dificuldades na escrita?
- A utilização de
um scanner poderá ser útil? O que fazer com ele? Quais as suas
potencialidades? Que cuidados deveremos ter?
- A utilização de
programas multimédia terá alguma vantagem para o desenvolvimento, por
exemplo, da competência de leitura e aprendizagem de línguas estrangeiras?
- A utilização de
programas de edição gráfica poderá ser útil para o desenvolvimento
das capacidades artísticas dos nossos alunos? E poderá ter interesse para
outras áreas, como, por exemplo, para actividades extracurriculares como a
produção de um jornal escolar?
- A utilização e
produção de programas interactivos, colocados na Internet, poderão ser
úteis para a consolidação de conhecimentos? E serão «ferramentas» de fácil
utilização pelos professores? E quais os recursos de que os professores já
dispõem no presente momento nesta área?
- A utilização de
programas de edição electrónica terá alguma utilidade para
desenvolver competências de produção textual e de comunicação?
- A utilização das
capacidades de reprodução de som e imagens fixas e animadas, em vários
formato, inclusive em DVD, terá interesse como recurso educativo?
- A utilização da
Internet poderá ser considerada como um bom recurso educativo? Como? E,
caso afirmativo, que motores de busca utilizar?
- Programas para
criação de diaporamas utilizando os recursos informáticos poderão ter
algum interesse educativo? Como utilizá-los? Estas e muitas outras perguntas poderão e deverão ser formuladas pelos docentes como ponto de partida para uma reflexão acerca da utilização do computador como recurso educativo. Se o fizermos e reflectirmos, certamente que encontraremos muitas respostas. E todas elas conducentes à utilização cada vez maior do computador no ensino. E serão algumas delas que irão agora servir-nos como ponto de partida para uma reflexão mais ou menos pormenorizada. |
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