Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador

Internet como recurso educativo

<<<
Ao longo destas nossas palavras, já deveremos ter verificado que a Internet está permanentemente a ser referida, e a ser referida como local onde procurar os exemplos que aqui temos citado. Quer isto dizer que a Internet pode ser-nos útil, apesar de alguns (muitos!) INCONVENIENTES, tais como:

 

     ● uns bónus surpresa que nos podem contaminar e estragar o material existente no nosso computador, a menos que tenhamos um bom sistema de defesa; 

     ● umas páginas eróticas que nos entram pelo ecrã sem pedir licença; 

     ● umas janelas publicitárias, se não tivermos um programa que impeça a sua entrada; 

     ● uma permanente tentação para os nossos filhos, que podem passar horas em frente ao computador, a navegar na Net, aumentando sensivelmente a conta telefónica ao fim do mês, a menos que tenhamos uma ligação por cabo; 

     ● o perigo de uma viciação fazendo com que se passem horas e horas durante a noite agarrado ao computador...

 

Mas tirando os inconvenientes listados e outros que não foram explicitados, a verdade é que a World Wide Web (e é isto o que significam os três www seguidos quando digitamos um endereço na Net) foi uma das maiores invenções dos finais do século passado, que, tendo inicialmente uma finalidade de defesa militar, acabou por se transformar numa das maiores ferramentas de comunicação à distância. Só agora, com a invenção da Net, é que o planeta se transformou verdadeiramente numa autêntica aldeia global, permitindo que pessoas que não se conhecem passem horas em pontos remotos do planeta em conversas que, na maioria dos casos, não passam de uma simples perda de tempo.

 

- Que vantagens poderá ter para nós a Internet como recurso educativo?

 

  Graças à Internet, temos várias hipóteses de utilização, de entre as quais destacamos apenas:

             o e-mail;

             o acesso a informação diversificada;

             a possibilidade de ensino à distância em novos moldes;

             o acesso às já referidas «salas de estudo virtuais», se os professores quiserem aproveitar as potencialidades da Internet e criarem os materiais necessários, podendo-se desde modo criar uma rede global com interesse para o ensino.

 

Das quatro hipóteses, vamos centrar a nossa atenção nas duas primeiras.

>>>

Página anterior Índice geral Página seguinte