Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador

Material Interactivo para Internet

<<<

Actualmente, é possível descarregar da Internet e utilizar, em regime de freeware, isto é, completamente à borla, sem pagamento de direitos (desde que não seja feita uma utilização com fins comerciais), programas que nos permitem produzir fichas de trabalho e testes de consolidação e controlo de conhecimentos, que os alunos podem resolver directamente no computador, quer localmente, quer através da Internet, se aqui inseridos os trabalhos.

 

O número de programas é neste momento elevado. Aqui, vamos apenas referir aqueles que utilizamos com mais frequência, tais como:

            ● Hot Potatoes

            ● TexToys

            ● WebQuestions

 

Deixamos de fora muitos outros igualmente úteis, tais como Multimakers, KeeBook e uma vasta legião de applets, que podemos descarregar da Internet e adaptar aos nossos objectivos.

 

Importa não esquecer de referir que, neste momento, há já escolas ligadas ao Prof2000 que começam a criar SALAS DE ESTUDO VIRTUAIS, que é como quem diz, começam a disponibilizar material interactivo via Internet, utilizando estas ferramentas de criação de fichas ou testes para auto-aprendizagem.

 

Vejamos alguns endereços disponíveis neste momento. O primeiro, que temos vindo a referir frequentemente, é o espaço relativo ao «Aveiro e Cultura», cujo endereço voltamos a indicar:

        ..\..\HJCO\hjco\Pg100000.htm     

 

Este endereço permite-nos aceder, além de um conjunto de páginas de índole cultural (como se o resto não fosse também cultural!) a uma secção em construção, intitulada INTERNET E PEDAGOGIA. Aqui já se podem encontrar alguns exemplos de material de apoio interactivo, ao qual iremos referir-nos quando entrarmos na análise deste tipo de software.

 

A secção INTERNET E PEDAGOGIA tem como objectivos criar uma espécie de banco de dados com conteúdos devidamente catalogados, quer por departamento, quer por disciplinas, que permitam a professores e alunos colocar e encontrar material de interesse pedagógico, tal como fichas de trabalho, textos de apoio, testes, provas de exame, etc. Permitirá, inclusive, que cada departamento utilize este espaço como uma forma de arquivo electrónico de todas as actividades desenvolvidas ao longo do ano.

 

Além desta rubrica, é importante a secção intitulada «MATERIAL DIDÁCTICO». É uma secção importante para todos os profissionais do ensino. O facto da página inicial se chamar «Aveiro e Cultura» não significa que todo este conjunto de páginas, já com vários megabytes, esteja limitado à região de Aveiro. A primeira parte do título abarca abrange Aveiro e todo o distrito. Mas a segunda parte torna o espaço muito mais amplo, abrangendo não apenas a totalidade do território nacional, mas tudo quanto se relacione com a cultura e tenha interesse pedagógico.

 

É pensando em todos os profissionais do ensino que existe uma secção intitulada «MATERIAL DIDÁCTICO». É um espaço aberto à colaboração de todos quantos queiram partilhar os trabalhos produzidos. Neste rubrica podemos encontrar um elevado número de módulos didácticos, distribuídos por categorias:

            ● Módulos para Internet;

            ● Módulos em suportes multimédia (Toolbook);

            ● Módulos em PowerPoint;

            ● Módulos ainda funcionais para Spectrum, mas que trabalham perfeitamente em computadores modernos.

 

Os módulos para Internet têm a vantagem de poder ser consultados directamente, bastando clicar nos próprios títulos listados por ordem alfabética. A listagem vai já com 31 conjuntos de páginas. Os restantes, e muitos são eles também com interesse, têm de ser previamente descarregados para o computador em que trabalhamos. Todas as instruções são fornecidas, a par e passo, de maneira mais fácil de que seguir uma receita culinária, pelo que a sua instalação não deve apresentar dificuldades.

 

Para que fiquemos com uma ideia do material pedagógico criado por professores de várias regiões do País e aqui disponibilizado, aconselhamos a consulta, via Internet, do endereço que temos vindo a citar frequentemente:

     ..\..\HJCO\hjco\index.htm   Acesso directo a «Aveiro e Cultura» no Disco Duro.

 

Uma vez aberta a página inicial, deverá seleccionar-se a opção MATERIAL DIDÁCTICO e explorar as diferentes rubricas.

 

Por exemplo, vejam-se os programas[1]:

      António Aleixo e Gil Vicente - NET

      Aveiro: ontem e hoje - NET

      Descobrimentos - NET

      Francês Iniciação – NET

      Mensagem – Fernando Pessoa – NET

      O teorema de Pitágoras – NET

      Ria de Aveiro – NET

      Viseu e o seu distrito – NET

      Aquário – PPO

      Brasil – PPO

      Fernando Pessoa – PPO

      Fotografia – PPO

      Francês iniciação – PPO

      Galeria de Matemático – PPO

      O Mundo Helénico – PPO

      Carreira da Índia – PPO

      José Estêvão de Magalhães – PPO

      Newton – PPO

      O Mundo Romano – PPO

      Viseu e Castro Daire – PPO

      Módulo Padrão – PPT

      Clonagem – PPT

      Segurança no laboratório – PPT

      Texturas – PPT

 

Apenas indicámos alguns títulos, para despertar a curiosidade. O conselho que damos é que, cada um, na escola onde trabalha ou mesmo em casa, desde que disponha de Internet, vá às páginas citadas e consulte os programas, se estiverem no formato HTML (isto é, Internet) ou os descarreguem para os computadores, para instalação e utilização, seguindo as instruções fornecidas.

 

Outra sala virtual que não podemos deixar de referir é a que está a ser liderada pelo nosso colega Fernando Lacerda, na Secundária Jaime Magalhães Lima, em Aveiro. Criada em Dezembro de 2001, apresenta bastante material e o seu acesso está disponível, bastando para isso que os interessados se inscrevam ou simplesmente entrem como visitantes. O endereço, ao qual não podemos neste preciso instante aceder, por falta de ligação à Internet, é o que indicamos e que pode ser utilizado pelos interessados:

 

www.prof2000.pt:9999/users/sea-jml/main.asp (desactivado)

 

Muito recentemente, tivemos conhecimento, através da chamada «Lista-T», de uma outra sala de estudo virtual. Já com bastante material, foi seguramente inspirada num dos exemplos produzidos com o programa KeeBook. Estamos a referir-nos às páginas criadas na escola E.B. 2/3 Castro Matoso, de Oliveirinha, da qual reproduzimos aqui a imagem da página inicial.

 

   Clicar sobre a imagem para entrar directamente no duplicado da página existente no Disco Duro.

 

O endereço desta sala virtual é:

www.prof2000.pt/users/eb23cmat/sala/distribui.html (desactivado)

 

Uma vez que referimos, a propósito da página da sala virtual da EB 2/3 Castro Matoso, o programa KeeBook, que terá sido eventualmente o motor da inspiração, transcrevemos o endereço para que possa ser devidamente consultado

 

www.mylibrary.keeboo.com/samples/catenu

 

E é altura de passarmos aos programas para criação de páginas interactivas: Hot Potatoes; TexToys; WebQuestions.

 


[1] - NET=Páginas para Internet, consultáveis directamente; PPO=Programação Por Objectos, ou seja, neste caso específico, programas feitos em Toolbook Multimédia Instructor II; PPT=PowerPoint, ou seja, diaporamas feitos nesta aplicação da Microsoft.

>>>

Página anterior Índice geral Página seguinte