Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
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5 – Entrada do computador no ensino |
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Como
eram esses programas didácticos iniciais em basic?
Será que ainda poderão ter algum interesse pedagógico?
Vejamos
alguns exemplos concretos de programas didácticos criados para os computadores
Spectrum. Como é lógico, iremos aqui brevemente referir apenas aqueles que
foram por nós criados para as nossas aulas ou para actividades da Escola
relacionadas com eventos importantes. Iremos ver alguns exemplos que foram
devidamente testados e deram resultados positivos. A
primeira grande sequência programática, devidamente testada e que teve como «cobaias»
alunos que obtiveram excelentes resultados, foi um conjunto de programas para
iniciação da língua francesa. Esses programas eram utilizados dispondo o
professor de um só computador ligado a um televisor a cores com um cinescópio
de grandes dimensões. E os resultados foram bons, porque o grupo de alunos era
relativamente reduzido. Apesar de primitivos, se os compararmos com os modernos
programas, as pequenas unidades de iniciação possuíam já um menu inicial com
diferentes opções. Suscitavam um elevado interesse por parte dos alunos e
permitiam ao professor uma gestão eficaz do tempo e da progressão. O único
problema algumas vezes encontrado é que os alunos não queriam dar as aulas por
terminadas e acabavam, frequentemente, por ocupar o professor durante o período
do intervalo. Para ver alguns exemplos, consulte-se a secção do espaço «Aveiro e Cultura» intitulada Nostalgia Spectrum. Mas
os programas não se destinavam apenas ao Francês. Havia-os para outras
disciplinas e níveis de ensino. A primeira vez que sensibilizámos os
professores do 1º ciclo do ensino básico para o interesse do computador no
ensino foi em 1989. Efectuámos uma acção de formação durante uma semana, em
Arouca. Num espaço de tempo tão reduzido, os professores aprenderam a linguagem
basic. Dessas sessões resultaram dois programas muito simples, mas
interessantes. O primeiro, permitia que os alunos aprendessem as figuras
geométricas; com o segundo, podiam aprender a tabuada
de multiplicar e testar os conhecimentos por meio de um jogo que, no
final, registava os nomes dos alunos com os melhores resultados. Outros
programas para níveis mais avançados permitiam que os alunos aprendessem vocabulário e
se divertissem ao mesmo tempo. DESCARREGUE O PROGRAMA
FORCA
PARA O SEU COMPUTADOR,
Descarregue igualmente os restantes programas indicados, se quiser ver como
funcionam.
No
ano em que foi celebrado o centenário da publicação de Os Maias, de Eça de
Queirós, foi criado um programa relacionado com esta obra. Apesar da reduzida
capacidade de memória de um Spectrum, o programa apresentava uma elevada
quantidade de informação. OS MAIAS – EÇA DE QUEIRÓS E
para uma campanha de sensibilização para os malefícios do tabaco, foi criado
expressamente um programa que funcionava ininterruptamente, de maneira automática,
no átrio de entrada da escola. Teve o inconveniente de desagradar a
alguns professores, que teimavam em fumar dentro da escola. TABACO Nas
páginas do «Aveiro e Cultura», inseridas no servidor do Prof2000, estão
estes e muitos outros programas disponíveis, para quem os quiser ainda
descarregar e utilizar. Apesar de antigos, poderão ter ainda alguma utilidade,
uma vez que correm perfeitamente em computadores modernos. Por exemplo, os
programas criados para iniciação de Francês serviram, posteriormente, em
1994, para a produção de um embrião de um projecto ambicioso, que deveria ser
desenvolvido por uma equipa de trabalho. Apesar de terem sido criados por um único
elemento, tendo como ponto de partida as ideias apresentadas nos programas da década
de 1980 em basic sinclair, dois deles, ainda que o segundo tenha ficado
incompleto, são já programas de tipo multimédia, que necessitam de máquinas
modernas dotadas de placa de som. Foram criados utilizando uma ferramenta de
programação por objectos. Estão igualmente disponíveis nas páginas do «Aveiro
e Cultura» para os professores que os quiserem descarregar e instalar. E
como estamos já a entrar numa fase predominantemente prática, será altura de
deixarmos a análise destes programas e passarmos à etapa seguinte. |
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