Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

5Entrada do computador no ensino

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Como eram esses programas didácticos iniciais em basic? Será que ainda poderão ter algum interesse pedagógico? 

 

Vejamos alguns exemplos concretos de programas didácticos criados para os computadores Spectrum. Como é lógico, iremos aqui brevemente referir apenas aqueles que foram por nós criados para as nossas aulas ou para actividades da Escola relacionadas com eventos importantes. Iremos ver alguns exemplos que foram devidamente testados e deram resultados positivos.

 

A primeira grande sequência programática, devidamente testada e que teve como «cobaias» alunos que obtiveram excelentes resultados, foi um conjunto de programas para iniciação da língua francesa. Esses programas eram utilizados dispondo o professor de um só computador ligado a um televisor a cores com um cinescópio de grandes dimensões. E os resultados foram bons, porque o grupo de alunos era relativamente reduzido. Apesar de primitivos, se os compararmos com os modernos programas, as pequenas unidades de iniciação possuíam já um menu inicial com diferentes opções. Suscitavam um elevado interesse por parte dos alunos e permitiam ao professor uma gestão eficaz do tempo e da progressão. O único problema algumas vezes encontrado é que os alunos não queriam dar as aulas por terminadas e acabavam, frequentemente, por ocupar o professor durante o período do intervalo.

 

Para ver alguns exemplos, consulte-se a secção do espaço «Aveiro e Cultura» intitulada Nostalgia Spectrum.

 

Mas os programas não se destinavam apenas ao Francês. Havia-os para outras disciplinas e níveis de ensino. A primeira vez que sensibilizámos os professores do 1º ciclo do ensino básico para o interesse do computador no ensino foi em 1989. Efectuámos uma acção de formação durante uma semana, em Arouca. Num espaço de tempo tão reduzido, os professores aprenderam a linguagem basic. Dessas sessões resultaram dois programas muito simples, mas interessantes. O primeiro, permitia que os alunos aprendessem as figuras geométricas; com o segundo, podiam aprender a tabuada de multiplicar e testar os conhecimentos por meio de um jogo que, no final, registava os nomes dos alunos com os melhores resultados.

 

Outros programas para níveis mais avançados permitiam que os alunos aprendessem vocabulário e se divertissem ao mesmo tempo. Em 1987 (?), para a Semana da Escola da Secundária Homem Cristo, em Aveiro, criámos um programa com três mil palavras difíceis, para funcionar na sala destinada ao Português. Ao lado do computador estava um dicionário. A sala com exposição de trabalhos diversos dos alunos abria às nove horas da manhã. A partir das oito e trinta, no corredor, a fila de alunos era já grande, à espera que a sala abrisse para poderem jogar. E, para que todos pudessem participar, cada um só podia adivinhar uma palavra, para dar a vez a outros. O desejo de não se ver enforcado, fazia com que o dicionário tivesse uma elevada utilidade, sem contar com o pedido de ajuda aos que estavam à espera de vez.

 

DESCARREGUE O PROGRAMA FORCA PARA O SEU COMPUTADOR,
seguindo as instruções fornecidas e jogue durante uns minutos.

Descarregue igualmente os restantes programas indicados, se quiser ver como funcionam. 

 

No ano em que foi celebrado o centenário da publicação de Os Maias, de Eça de Queirós, foi criado um programa relacionado com esta obra. Apesar da reduzida capacidade de memória de um Spectrum, o programa apresentava uma elevada quantidade de informação.

 

OS MAIAS – EÇA DE QUEIRÓS

 

E para uma campanha de sensibilização para os malefícios do tabaco, foi criado expressamente um programa que funcionava ininterruptamente, de maneira automática, no átrio de entrada da escola. Teve o inconveniente de desagradar a alguns professores, que teimavam em fumar dentro da escola.

 

TABACO

 

Nas páginas do «Aveiro e Cultura», inseridas no servidor do Prof2000, estão estes e muitos outros programas disponíveis, para quem os quiser ainda descarregar e utilizar. Apesar de antigos, poderão ter ainda alguma utilidade, uma vez que correm perfeitamente em computadores modernos. Por exemplo, os programas criados para iniciação de Francês serviram, posteriormente, em 1994, para a produção de um embrião de um projecto ambicioso, que deveria ser desenvolvido por uma equipa de trabalho. Apesar de terem sido criados por um único elemento, tendo como ponto de partida as ideias apresentadas nos programas da década de 1980 em basic sinclair, dois deles, ainda que o segundo tenha ficado incompleto, são já programas de tipo multimédia, que necessitam de máquinas modernas dotadas de placa de som. Foram criados utilizando uma ferramenta de programação por objectos. Estão igualmente disponíveis nas páginas do «Aveiro e Cultura» para os professores que os quiserem descarregar e instalar.

 

E como estamos já a entrar numa fase predominantemente prática, será altura de deixarmos a análise destes programas e passarmos à etapa seguinte.

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