Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

4Requisitos fundamentais e  perigos do computador

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Para que o computador possa ser utilizado em todas as suas vertentes pelo professor, é necessário que ele ou a escola disponham do software necessário, ou que, em última instância, os professores possam criar o software educativo, o que implica uma maior competência.

 

O professor terá não só de dominar os conhecimentos relacionados com a sua área do saber, como também ser detentor de novas competências, tais como:

 

     A NÍVEL DO HARDWARE  

● conhecer e saber utilizar o computador e todos os periféricos:

                        - teclado;

                        - rato;

                        - scanner (imagem e OCR)

                        - impressora;

                        - outros periféricos (gravador de CDs, por exemplo.)

 

     A NÍVEL DO SOFTWARE    

            ● conhecer o software de utilização mais frequente e o mais necessário para a sua actividade:

- Word

- Publisher (DTP)

- Paint (PSP) e similares (edição gráfica)

- PowerPoint (Slideshows)

- FrontPage (Páginas HTML)

                        - Excel (folhas de cálculo)

                        - Access e similares (bases de dados

                                   ETC.

 

Omitimos, logicamente, software com muito interesse, mas que exige já um grau de conhecimentos mais profundo, mais especializado e voltado para outras áreas da actividade humana, tais como:

  • conhecimentos de programação;

  • conhecimentos para produção de aplicações multimédia (caso da programação por objectos, p. ex.);

  • conhecimentos para a produção de vídeo;

  • reconversão de registos analógicos para digitais como, por exemplo, a recuperação de antigos registos em fita magnética ou até mesmo discos antigos em vinil, etc.

 

Certamente que para os professores de áreas como Design ou Arquitectura haverá toda a conveniência em dominar software específico, tal como editores gráficos ou um Autocad para a realização de projectos. E um professor cuja actividade esteja ligada à música, terá toda a vantagem em conhecer programas que trabalham com sintetizadores e que permitem gravar, editar e tratar o som, tais como, por exemplo, um Midisoft, um Cakewalk, um Cool Edit Pro, etc.

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