Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
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4 – Requisitos fundamentais e perigos do computador |
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Para que o computador possa ser utilizado em todas as suas vertentes pelo professor, é necessário que ele ou a escola disponham do software necessário, ou que, em última instância, os professores possam criar o software educativo, o que implica uma maior competência.
O professor terá não só de dominar os conhecimentos relacionados com a sua área do saber, como também ser detentor de novas competências, tais como:
A NÍVEL DO HARDWARE ●
conhecer e saber utilizar o computador e todos os periféricos:
- teclado;
- rato;
- scanner (imagem e OCR)
- impressora;
- outros periféricos (gravador de CDs, por exemplo.)
A NÍVEL DO SOFTWARE
● conhecer o software de utilização mais frequente e o
mais necessário para a sua actividade: -
Word -
Publisher (DTP) -
Paint (PSP) e similares (edição gráfica) -
PowerPoint (Slideshows) -
FrontPage (Páginas HTML)
- Excel (folhas de cálculo)
- Access e similares (bases de dados
ETC. Omitimos, logicamente, software com muito interesse, mas que exige já um grau de conhecimentos mais profundo, mais especializado e voltado para outras áreas da actividade humana, tais como:
Certamente
que para os professores de áreas como Design ou Arquitectura haverá toda a
conveniência em dominar software específico, tal como editores gráficos
ou um Autocad para a realização de projectos. E um professor cuja actividade
esteja ligada à música, terá toda a vantagem em conhecer programas que
trabalham com sintetizadores e que permitem gravar, editar e tratar o som, tais
como, por exemplo, um Midisoft, um Cakewalk, um Cool Edit Pro,
etc. |
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