Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
||
|
||
6 – Utilizações do computador Internet como recurso educativo Acesso a Informação Diversificada |
||
<<< Para podermos aceder à informação de que necessitamos, torna-se importante a utilização daquilo que habitualmente se designa pela expressão «motores de busca». - O que são motores de busca? Motores de busca são programas que nos permitem localizar na Internet, de uma maneira rápida e eficiente, a informação pretendida. Dos vários experimentados por nós, destacamos apenas dois[1]: - www.kartoo.com [Imagem] O primeiro tem a nossa preferência. É rápido, apresenta uma «interface» em português e permite uma localização fácil daquilo que se pretende. O segundo é um motor relativamente recente. Também em língua portuguesa, tem a característica inovadora de apresentar os resultados das pesquisas indicando graficamente a importância de cada site localizado, mas fica bastante aquém do anterior.
Indicadas as palavras-chave na janela específica, por exemplo, as palavras «ensino» e «Aveiro», resta-nos carregar na tecla Enter e esperar os resultados. A grande dificuldade na pesquisa é que, em poucos segundos, temos no monitor um elevadíssimo número de endereços, o que nos obriga a abri-los e seleccionarmos os que efectivamente nos interessam. Eis os CUIDADOS A TER relativamente às informações recolhidas da Internet, e para os quais deveremos alertar os nossos alunos:
1º - Nem tudo o que vem à rede é peixe de qualidade, o que significa que é necessário ter elevado cuidado com as informações que se encontram. Uma elevada percentagem peca pela falta de rigor científico, sem falar nas incorrecções de tipo linguístico. Por isso, é necessário um elevado espírito crítico na selecção da informação. 2º - A Internet está na origem de um problema que, não sendo de hoje, está actualmente facilitado: o CIBERCOPIANÇO. Deveremos sensibilizar os nossos alunos para os cuidados a ter com as informações que recolhem da Internet. Tal como quando se efectuam pesquisas em livros, também aqui é necessário aprender a referenciar e a transcrever os textos alheios, respeitando as normas da citação bibliográfica. De outro modo, os alunos incorrem no risco de plágio, que continua a ser punido por lei.
3º - Finalmente, a compilação e produção de textos com base em trabalhos alheios, sobre os quais não há uma verdadeira interiorização e reflexão pessoal, não conduzem a uma aquisição de conhecimentos.
[1]
- Alguns motores de busca, não referindo aqui os mais conhecidos,
como o Sapo e o Altavista:
www.espotting.com
(motor rápido e preciso);
www.alltheweb.com
(motor capaz de encontrar vários milhões de docs.);
www.lexibot.com
(motor com elevada capacidade e de pesquisa);
www.yahooligans.com
(motor destinado aos mais novos);
www.gertrudes.pt
(motor português);
www.tumba.pt
(motor português dos mais recentes);
www.galileu.com
(motor português de grande qualidade) |
||
|
||
|
||