Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador

Internet como recurso educativo

Acesso a Informação Diversificada

<<<
O acesso a informação diversificada  é outra das grandes vantagens da Internet, embora tenha também bastantes inconvenientes, para os quais devemos alertar os nossos alunos.

 

Para podermos aceder à informação de que necessitamos, torna-se importante a utilização daquilo que habitualmente se designa pela expressão «motores de busca».

 

 - O que são motores de busca?  Motores de busca são programas que nos permitem localizar na Internet, de uma maneira rápida e eficiente, a informação pretendida. Dos vários experimentados por nós, destacamos apenas dois[1]:

 

  - www.google.com

  - www.kartoo.com         [Imagem]

 

O primeiro tem a nossa preferência. É rápido, apresenta uma «interface» em português e permite uma localização fácil daquilo que se pretende. O segundo é um motor relativamente recente. Também em língua portuguesa, tem a característica inovadora de apresentar os resultados das pesquisas indicando graficamente a importância de cada site localizado, mas fica bastante aquém do anterior.

Indicadas as palavras-chave na janela específica, por exemplo, as palavras «ensino» e «Aveiro», resta-nos carregar na tecla Enter e esperar os resultados. A grande dificuldade na pesquisa é que, em poucos segundos, temos no monitor um elevadíssimo número de endereços, o que nos obriga a abri-los e seleccionarmos os que efectivamente nos interessam.

 

Eis os CUIDADOS A TER relativamente às informações recolhidas da Internet, e para os quais deveremos alertar os nossos alunos:

 

*   1º - Nem tudo o que vem à rede é peixe de qualidade, o que significa que é necessário ter elevado cuidado com as informações que se encontram. Uma elevada percentagem peca pela falta de rigor científico, sem falar nas incorrecções de tipo linguístico. Por isso, é necessário um elevado espírito crítico na selecção da informação.

 

*   2º - A Internet está na origem de um problema que, não sendo de hoje, está actualmente facilitado: o CIBERCOPIANÇO.  Deveremos sensibilizar os nossos alunos para os cuidados a ter com as informações que recolhem da Internet. Tal como quando se efectuam pesquisas em livros, também aqui é necessário aprender a referenciar e a transcrever os textos alheios, respeitando as normas da citação bibliográfica. De outro modo, os alunos incorrem no risco de plágio, que continua a ser punido por lei.

 

*   3º - Finalmente, a compilação e produção de textos com base em trabalhos alheios, sobre os quais não há uma verdadeira interiorização e reflexão pessoal, não conduzem a uma aquisição de conhecimentos.



[1]  - Alguns motores de busca, não referindo aqui os mais conhecidos, como o Sapo e o Altavista:

       www.espotting.com (motor rápido e preciso);

       www.alltheweb.com (motor capaz de encontrar vários milhões de docs.);

       www.ditto.com

       www.lexibot.com (motor com elevada capacidade e de pesquisa);

       www.yahooligans.com (motor destinado aos mais novos);

       www.gertrudes.pt (motor português);

       www.tumba.pt (motor português dos mais recentes);

       www.galileu.com (motor português de grande qualidade)

>>>

Página anterior Índice geral Página seguinte