![]() |
![]() |
|
Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003. |
||
|
||
|
||
6 – Utilizações do computador
Acesso a Informação Diversificada |
||
<<< Para podermos aceder à informação de que necessitamos, torna-se importante a utilização daquilo que habitualmente se designa pela expressão «motores de busca».
O primeiro tem a nossa preferência. É rápido, apresenta uma «interface» em português e permite uma localização fácil daquilo que se pretende. O segundo é um motor relativamente recente. Também em língua portuguesa, tem a característica inovadora de apresentar os resultados das pesquisas indicando graficamente a importância de cada site localizado, mas fica bastante aquém do anterior.
Indicadas as palavras-chave na janela específica, por exemplo, as palavras «ensino» e «Aveiro», resta-nos carregar na tecla Enter e esperar os resultados. A grande dificuldade na pesquisa é que, em poucos segundos, temos no monitor um elevadíssimo número de endereços, o que nos obriga a abri-los e seleccionarmos os que efectivamente nos interessam. Eis os CUIDADOS A TER relativamente às informações recolhidas da Internet, e para os quais deveremos alertar os nossos alunos:
[1]
- Alguns motores de busca, não referindo aqui os mais conhecidos,
como o Sapo e o Altavista:
|
||
|
||
![]() |
||
|
||