Henrique J. C. de Oliveira, Computador e Ensino, Viseu, 2003.

6Utilizações do computador

  Programas de Edição Gráfica

<<<

Que utilidade prática poderá ter para nós ou para os nossos nossos alunos o Paint da Microsoft?

 

Tal como todos os programas referidos, ele permite a criação de desenhos, desde os mais simples aos mais complexos, dependendo apenas da capacidade criativa de quem o utiliza.

 

À semelhança de todos os programas de edição gráfica, apresenta-nos uma folha virtual de papel em branco, com a dimensão que quisermos. Se o espaço em branco é demasiado pequeno, apenas necessitamos de esticar a folha até obtermos o tamanho em função dos objectivos e necessidades.

  Clicar para abrir o MSPaint.

Apresenta-nos os mesmos objectos com que habitualmente desenhamos: lápis e borrachas de vários tamanhos; tintas e pincéis; réguas; lata de spray; em suma, diversos acessórios que permitem reproduzir, por exemplo, desenhos geométricos com grande facilidade, tais como rectas e curvas.

 

Permite-nos pintar os objectos desenhados com facilidade espantosa, sem o perigo de borrarmos o desenho e termos de recomeçar de novo.

 

E se as cores não nos agradarem, poderemos obter novas tonalidades.  Tudo isto sem necessidade de água, godés, pincéis e, sobretudo, sem necessidade de sujarmos os dedos na mistura das cores. Querem melhor do que isto?

 

E se não nos ajeitarmos com o desenho efectuado directamente no computador? Se para nós for mais fácil fazer o esboço no papel, antes de o pintarmos e aperfeiçoarmos? Será que o Paint nos permite trabalhar a imagem criada inicialmente numa folha de papel?

 

A resposta é óbvia! Para que servem os scanners? Como acham que fizemos o desenho com que ilustrámos os componentes de uma plataforma multimédia?  Utilizámos uma folha de papel A4, uma caneta de ponta média de cor azul. Neste caso concreto, até utilizámos incorrectamente uma caneta de acetato azul. Era a que tínhamos de momento em cima da secretária. Limitámo-nos a fazer uns breves traços, sem grande preocupação estética ou de perfeição. O que queríamos mesmo era um esquema simples. E depois? Depois utilizámos o scanner.  Salvámos a imagem no formato JPG. Felizmente, as versões mais recentes do Paint já lêem diversos formatos gráficos, tais como JPG, GIF, TIFF, BMP, PCX e outros.

>>>

Página anterior Índice geral Página seguinte