1 ‑
Conceitos de gramática e comunicação
1.1 ‑
Os diversos sentidos de "gramática"
1.2 ‑
Alguns modelos de
gramática:
1.2.1 ‑
Tradicional
1.2.2 ‑
Estrutural
1.2.3 ‑
Gerativa
1.2.4 ‑
Outros
1.3 ‑
O conceito de comunicação:
1.3.1 ‑
Sentido
etimológico
1.3.2 ‑
Sentido no
plano linguístico
1.4 ‑
Sugestão de trabalho
1
2 ‑
A informação: base da comunicação
2.1 ‑
Onde obter a informação:
2.1.1 ‑
Meios
tradicionais
2.1.1.1 ‑
Os serviços
de documentação
2.1.1.2 ‑
Meios de
comunicação social
2.1.1.3 ‑
Obras técnicas, de vulgarização e manuais
escolares
2.1.1.4 ‑
Bibliotecas
2.1.1.5 ‑
Dicionários
e enciclopédias
2.1.2 ‑
Meios
telemáticos/informáticos
2.2 ‑
Pesquisa, registo e
arquivo da informação
2.3 ‑
Saber ouvir e tomar notas
2.4 ‑
A leitura: seu papel e
sua classificação tipológica
2.4.1 ‑
Condições
para uma boa leitura
2.4.2 ‑
A leitura
rápida
2.4.3 ‑
Sugestão
de trabalho 2
2.4.4 ‑
A leitura em
voz alta
2.4.5 ‑
Sugestão
de trabalho 3
2.5 ‑
O plano ou estrutura dos
textos
2.5.1 ‑
Os
articuladores do discurso
2.5.1.1 ‑
Sugestão
de trabalho 4
2.5.2 ‑
Técnicas de
elaboração de um plano
2.5.2.1 ‑
Sugestão de trabalho
5
2.6 ‑
O resumo ou síntese de
ideias: regras e etapas
2.7 ‑
Sugestão de trabalho
6
3 ‑
Linguística; linguagem, língua, fala
e discurso
3.1 ‑
Linguística: origem e
objecto
3.2 ‑
Conceito de linguagem:
3.2.1 ‑
Sentido amplo
e sentido restrito
3.2.2 ‑
Tipos de
linguagem
3.2.3 ‑
Linguagem
animal e linguagem humana
3.3 ‑
Factores da comunicação e
tipos de comunicação em grupo
3.4 ‑
Conceitos de signo
linguístico,
ruído e
redundância
3.5 -
Código oral e código
escrito
3.6 ‑
Funções da linguagem
3.6.1 ‑
Segundo
Herculano de Carvalho
3.6.2 ‑
Segundo Karl
Bühler
3.6.3 ‑
Segundo Jakobson
3.7 ‑
Conceitos de língua, fala
e acto de fala
3.8 ‑
O conceito de discurso
3.9 ‑
Sugestão de trabalho
7
4 ‑
Da correcção na expressão escrita.
Ortografia e notações léxicas
4.1 ‑
Introdução e conceito de
ortografia
4.2 ‑
Períodos na história da
ortografia portuguesa
4.2.1 ‑
Período
fonético
4.2.2 ‑
Período
etimológico
4.2.3 ‑
Período das
reformas ortográficas
4.3 ‑
Erros mais frequentes
4.4 ‑
Palavras, sílabas e
acentos tónicos
4.5 ‑
Palavras mal pronunciadas:
a silabada
4.6 ‑
Ênclise/próclise e
acentos especiais
4.7 ‑
As notações léxicas
4.7.1 ‑
Seu emprego
em português
4.7.2 ‑
A hifenização
4.7.2.1 ‑
nas palavras compostas
4.7.2.2 ‑
nas palavras derivadas
4.7.2.3 ‑
na
translineação
4.7.3 ‑
Regras de
acentuação
4.8 ‑
Os sinais de pontuação
4.8.1 ‑
A vírgula
4.8.2 ‑
O ponto final
4.8.3 ‑
O ponto e
vírgula
4.8.4 ‑
Os dois
pontos
4.8.5 ‑
O ponto de
interrogação
4.8.6 ‑
O ponto de
exclamação
4.8.7 ‑
As
reticências
4.8.8 ‑
As aspas
4.8.9 ‑
Os parêntesis
4.8.10 ‑
O travessão
4.8.11 ‑
Os colchetes
4.8.12 ‑
O uso das
maiúsculas
4.9 ‑
Sugestão de trabalho
8
5 ‑
Formação e desenvolvimento da língua
portuguesa. Das origens à actualidade
5.1 ‑
Das origens ao século XII
5.1.1 ‑
Os substratos
5.1.2 ‑
Breve
referência à romanização
5.1.3 ‑
Conceito de
România e línguas românicas
5.1.4 ‑
Os
superstratos
5.1.5 ‑
Diferentes
registos de Latim
5.2 ‑
Do século XII à
actualidade
5.2.1 ‑
As diferentes
periodizações na evolução do português
5.2.1.1 ‑
Período
galaico-português
5.2.1.1.1 ‑
Os
primeiros textos
5.2.1.1.2 ‑
Algumas características
5.2.1.1.3 ‑
Sugestão de trabalho 9
5.2.1.1.3 ‑
Técnicas modernas de comunicação na Idade
Média
peninsular:
uma B. D. medieval
5.2.1.2 ‑
Período pré‑clássico
5.2.1.2.1 -
Dois
textos em prosa da época
5.2.1.2.2 ‑
Sugestão de trabalho 10
5.2.1.2.3 -
O
Cancioneiro Geral de Garcia de Resende
5.2.1.3 ‑
Período clássico: enriquecimento
da língua portuguesa
5.2.1.4 ‑
Período
moderno
5.2.1.4.1 -
Sugestão de trabalho 11
|