1ª página

N.º 19

Janeiro 2007

Descobrir Aveiro


À Descoberta da Arte Nova

Sofia Diogo - 12º F

 A Arte Nova é um estilo artístico, da última década do século XIX e princípios do século XX, que marcou a Belle Epoque. Caracteriza-se pela exuberância decorativa, inspirada na natureza, recorrendo sobretudo a motivos florais e femininos e pelo predomínio das linhas onduladas.

A Arte Nova caracteriza-se, ainda, pela utilização de pedra lavrada, de serralharia artística, principalmente nas varandas, e de azulejo decorativo, que em Aveiro tem uma grande expressão. A maior parte da azulejaria aveirense é proveniente da fábrica da Fonte Nova.

Em Aveiro, os artistas locais, como Silva Rocha, Jaime Inácio dos Santos e Korrodi, conjugaram as influências internacionais com as actividades e gostos tradicionais, utilizando elementos decorativos relacionados com o mar, a par de motivos vegetalistas ou da figura feminina.

Os edifícios caracterizam-se pela verticalidade das fachadas encimadas por uma mansarda.

Encontramos inúmeros edifícios Arte Nova na nossa cidade, como as Casas Rossio, Major Pessoa, dos Ovos Moles, Museu da República, Pensão Ferro, Residência Silva Rocha, antiga Capitania, entre muitos outros. n

João E. Lemos Esteves - 12º F

“No final, os alunos envolvidos denotavam um empenho ainda mais acentuado e uma vontade inexcedível de executar o projecto.”

 

O dia começara com o céu cinzento. Os transeuntes transportavam os seus guarda-chuvas para se protegerem do chuvisco que se fazia sentir então.

Porém, ao início da tarde, raios de sol (ainda que não muito intensos) começaram a atribuir ao céu uma tonalidade diferente - uma tonalidade mais propícia para que os alunos efectuassem a viagem com maior entusiasmo e dinamismo.

O objectivo desta iniciativa foi, previamente, definido com toda a clareza - inteirar os alunos da relevância da Arte Nova (estilo arquitectónico com um acentuado pendor decorativo surgido no final do século XIX) para a nossa cidade, no seguimento do projecto a desenvolver no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

A jornada pela cidade foi devidamente orientada por uma guia dos quadros do Museu da República. A sua colaboração revelou-se preciosa - explicitou as características do estilo Arte Nova patentes nos diversos edifícios (Casa Major Pessoa, Casa dos Ovos Moles, Pensão Ferro…) abrangidos pela nossa visita, tais como o ferro forjado, os elementos vegetais e feministas, predomínio da linha ondulada e a verticalidade, a referência da data e do nome do proprietário do edifício no mesmo. Manifestou, ainda, a sua receptividade para colaborar futuramente no esclarecimento de dúvidas que possam surgir.

No final, os alunos envolvidos denotavam um empenho ainda mais acentuado e uma vontade inexcedível de executar o projecto, contribuindo para a divulgação da proeminência do património cultural aveirense e das suas potencialidades económicas (designadamente, no que se refere ao turismo cultural).

Valeu a pena a iniciativa acima descrita? 

 

Como diria Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena” .n


A 26 de Outubro, as turmas F e G do 12º ano percorreram a cidade de Aveiro para observar os edifícios Arte Nova.


1ª página - Editorial - Desertificação: Inquérito - Cultivar o Deserto - Desertificação, uma miragem? - Desertos - Sara - Tratar os lixos
 Economia e poluição atmosférica - Natal e Ano Novo na Rússia - Presépio português - House=Love Generation? - Pena de morte - Para a Felicidade
Ter problemas... - Creches ou Infantários? - Biblos-Novidades - Simular a Realidade - Dia Europeu das Línguas - Família e Escola unidas - Entrevistas
Projecto Água - Matemática divertida - Oficina de Sabores - Área de Projecto - Anorexia - Bem-estar animal - Observar a simetria - Caravela Vera Cruz
Dia da Ciência na UA - Barra de Aveiro - Material de Poesia - Visita a Marte - Passatempos - Olimpíadas da Matemática - Corpo: seus valores - Arte Nova


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

24