1ª página

N.º 19

Janeiro 2007

Ver e ouvir / Ler e escrever


Conselhos para ser feliz

Os alunos do 7º C reflectiram sobre o assunto e propõem alguns relacionados com a amizade, a vida em geral e a escola em particular.


Sandra e Joana Reis         Não desistas e luta sempre

 

Mesmo que penses que as coisas são impossíveis, não desistas e luta sempre, pois tudo o que desejas pode tornar-se realidade.

Estuda, porque para seres alguém na vida é preciso trabalhar, sem estudos nada se consegue.

Nunca magoes os teus amigos e sê sempre verdadeiro com eles, uma vez que eles completam a nossa felicidade e a nossa vida. Mas antes de os considerares como teus verdadeiros amigos, conhece-os bem, visto que por vezes podem levar-te por maus caminhos. Como por exemplo, levarem-te a fumar e a roubar. Já percebeste que quando estás a fumar, poluis os teus pulmões?

Sê bem-educado e respeita os outros, se queres que te façam o mesmo!

Sê sempre feliz! n
 


Miguel Tavares de Sá           Não faltes nunca à escola

 

Não faltes à escola, pois ficarás privado dos ensinamentos que te permitem ter uma boa profissão e sentires-te realizado.

Tenta seleccionar as tuas companhias, para que te ajudem a ter bons hábitos e não seres tentado a cometer erros de que te possas vir a arrepender. Tal como me diz a minha avó “ Junta-te aos bons e serás como eles, junta-te aos maus e serás pior do que eles”.

Respeita sempre aquilo que os pais e os professores dizem, pois têm mais experiência de vida e sabem como evitar determinados problemas.

Evita cair na tentação de experimentar o tabaco, o álcool ou outras drogas, pois poderá ser difícil largá-las.

Tem bons hábitos de higiene, porque a limpeza é fundamental para que nos sintamos bem e para que os outros gostem de conviver connosco.

Cuida da tua saúde e vai regularmente ao médico. Em-bora nos custe apanhar vacinas, sabemos que é a forma de ficarmos imunes a algumas doenças.

Preserva os teus amigos, pois sem eles não somos ninguém. A vida sem amigos perde a graça e fica sem cor. n


Ler, para quê?
Inês Henriques

Muitas crianças e adultos dizem e pensam: Ler, para quê? Hoje e através deste texto, vou dar 7 conselhos para que se apercebam do quanto é  importante é ler!

Ler dá-nos a conhecer novos mundos. Sim, sim é verdade. Ler abre-nos novas portas, permite que a nossa imaginação voe e voe bem alto, até onde nós deixarmos. Proporciona-nos um tempo muito agradável. A nossa imaginação voa e nós divertimo-nos muito. Às vezes até nos rimos sozinhos e pensam que somos “maluquinhos”!!!

É sempre um bom tema de conversa. Conversarmos com um ou mais amigos sobre um livro, e expormos as nossas ideias é muito bom e também pode ser engraçado. Mas temos sempre de respeitar as opiniões divergentes das nossas.

É importante escolhermos um bom livro. Um livro com uma capa, título ou imagens engraçadas e bem apresentadas é sempre (ou quase sempre!) sinónimo de um bom livro. Para tirar as dúvidas, podes sempre ler os comentários na contracapa, ou então ler algumas linhas do primeiro capítulo. É sempre melhor ler um livro empolgante e interessante do que ler um muito aborrecido.

Um livro torna-nos pessoas mais cultas e desenvolve a nossa escrita, dá-nos a conhecer novas ideias, opiniões diferentes e tão certas como as nossas. Desenvolve também a nossa imaginação e quando formos a escrever um texto lembramo-nos do que lemos e surge sempre alguma coisa na memória.

Por fim, sabemos que a leitura nos ajuda a não dar erros ortográficos. A isso chama-se memória fotográfica, pois ao escrevermos uma palavra lembramo-nos da palavra escrita no livro e corrigimos.

Espero que com este texto sobre a importância da leitura e o acto de ler, nunca mais ouça por aí dizer:

“Ler, para quê?” n

Beatriz Pinheiro                 Aprende a saber ouvir
 

Estuda! Porque tens de aprender e saber o que os mais velhos (pais, avós, professores) têm para nos ensinar.

Não sejas falso, porque se queres ganhar a confiança dos teus amigos, das outras pessoas e da tua família, tens de ser verdadeiro e frontal. Quando tiveres que dizer NÃO, diz! Não te deixes levar, se tens uma opinião diferente das outras pessoas ou mesmo dos teus amigos, exprime-a. Eles não vão deixar de gostar de ti por causa disso.

Aprende a saber ouvir, porque senão vai torna-se aborrecido estar ao pé de ti.

Lembra-te disto: toda a gente é igual, seja de que raça for, seja de que partido for. Pode ser muito diferente, mas não o discrimines. Não sejas preconceituoso

Não fumes, como vês as outras pessoas a fumar, queres experimentar, mas informa-te antes, vais ver que não vale a pena.

Se fores verdadeiro e honesto, tens amigos que te apoiarão sempre. Se não fumares, viverás mais anos e com mais saúde. Se não distinguires os outros pelo seu aspecto exterior, se souberes ser um verdadeiro amigo, se seguires os meus conselhos, viverás melhor! n


Miguel Carvalho           Sê alegre, não andes triste.

      Concentra-te, para poderes perceber a matéria, porque se o fizeres os resultados vão aparecer! A dedicação é a base para tudo. Se não a tiveres por mais que te concentres, estudes ou trabalhes não vais ter sucesso.

A educação não pode faltar. Não podes em ocasião alguma desrespeitar alguém.

Procura o caminho correcto, para não teres problemas.

Sê alegre, não andes triste. A vida é curta de mais para isso! Aproveita-a!

Procura o lazer, diverte-te fazendo aquilo de que mais gostares (jogar futebol, basquetebol, ver televisão, ir à praia, ao cinema).

Depois destes conselhos espero que sigas o caminho correcto, que te divirtas e, que acima de tudo, te sintas bem contigo mesmo! n


Os meus irmãozinhos


Uliana Andreevna

Ampliar

Eu tenho dois irmãos mais novos que são como o dia e a noite. Ambos lembram uma nuvem, de tão redondinhos e fofos, mas um estaria no céu azul, o outro num dia de muita chuva. Já estão a perceber: um tem a cor do infinito; o outro a cor da neve. Os rostos têm a expressão de quem chegou há pouco tempo ao mundo. Um tem cabelos que lembram fios de carvão enrolados em espiral; os do outro fazem-me pensar em raios de sol. Os olhos são de ónix num e de turquesa no outro. As bochechas são boas para dar beijos. n


1ª página - Editorial - Desertificação: Inquérito - Cultivar o Deserto - Desertificação, uma miragem? - Desertos - Sara - Tratar os lixos
 Economia e poluição atmosférica - Natal e Ano Novo na Rússia - Presépio português - House=Love Generation? - Pena de morte - Para a Felicidade
Ter problemas... - Creches ou Infantários? - Biblos-Novidades - Simular a Realidade - Dia Europeu das Línguas - Família e Escola unidas - Entrevistas
Projecto Água - Matemática divertida - Oficina de Sabores - Área de Projecto - Anorexia - Bem-estar animal - Observar a simetria - Caravela Vera Cruz
Dia da Ciência na UA - Barra de Aveiro - Material de Poesia - Visita a Marte - Passatempos - Olimpíadas da Matemática - Corpo: seus valores - Arte Nova


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

9