1ª página

N.º 19

Janeiro 2007

PROJECTOS


Área de Projecto
Coordenação de Ana Marinho, Joana Órfão e Isabel Póvoa

A área de projecto pretende que os  alunos desenvolvam competências científicas e do pensamento, contribuindo assim para a construção de um saber próprio que nos tornará mais conscientes, e que nos permitirá ver e entender aquilo que nos rodeia. Este saber será aplicado na elaboração de um projecto, que culminará na realização de um ou mais produtos. - 12º B
 

Nem disciplina nem “Área-Escola”, a Área de Projecto é “uma actividade de natureza interdisciplinar e curricular”.

Por um lado, dá-nos a oportunidade de conhecermos melhor e reflectirmos acerca dos grandes problemas actuais relacionados com o ambiente, a sociedade, a economia, as novas tecnologias, a ciência, a arte e a cultura. Por outro lado, mostra-nos que todas estas áreas estão interligadas directa ou indirectamente, dando-nos assim a noção do quanto a pluralidade de conhecimentos é precisa e vantajosa nos dias de hoje. Esta necessidade é principalmente notória e importante para nós, alunos do 12º ano, que pretendemos prosseguir estudos no ensino superior.

Assim, a Área de Projecto pretende que os alunos desenvolvam competências científicas e do pensamento, contribuindo assim para a construção de um saber próprio que nos tornará mais conscientes, e que nos permitirá ver e entender aquilo que nos rodeia. Este saber será aplicado na elaboração de um projecto, que culminará na realização de um ou mais produtos.

O primeiro passo para a elaboração de um projecto é a selecção de um tema-problema e de um grupo de trabalho. O tema aglutinador da nossa turma é “Herança e Inovação”, tendo cada grupo escolhido uma problemática que se relaciona com estas duas abordagens do mundo em que vivemos. Assim, a turma foi dividida depois em seis grupos, cada um deles com problemáticas diversas.

O tema do grupo A é a paramiloidose, doença vulgarmente conhecida como “doença dos pezinhos” e com incidência na nossa região, acerca da qual os elementos do grupo pretendem fazer pesquisas sobre vários aspectos e compilá-las num trabalho em Power Point. Pretendem realizar várias visitas e entrevistas, divulgando-as através de um vídeo e têm ainda calendarizada uma palestra sobre este assunto.

O grupo B tem como tema principal “Doenças Genéticas”, tendo seleccionado a Síndrome de Down como objecto de estudo. Os elementos do grupo escolheram esta doença visto que afecta um indivíduo em 660 nascimentos, sendo clinicamente pouco conhecida pela sociedade. Através de diversas fontes de informação, pretendem elaborar uma reportagem com testemunhos reais, e dá-la a conhecer à comunidade.

O grupo C tem como tema do trabalho “Poluição Atmosférica em Portugal”. Directamente ligados a este tema, os elementos deste grupo pretendem abordar diversos subtemas, nomeadamente o aquecimento global e temáticas relacionadas com o controle e efeitos deste desastre ecológico. Os produtos que pretendem elaborar são bio diesel, relatórios sobre a qualidade de ar na escola, em Aveiro e em Portugal, e uma palestra na escola para a sensibilização das pessoas relativamente à poluição atmosférica.

“Inovar, Reutilizando” é o lema do grupo D. Sempre tendo presente os problemas ambientais, os elementos deste grupo decidiram combinar o design e a arquitectura (escolhas profissionais para as quais se sentem vocacionados) com uma temática ambientalista. Pretendem alertar a comunidade para os perigos que podem ser evitados contrariando a tendência super-consumista que se verifica na sociedade dos dias de hoje. Para isso, vão elaborar objectos em 3D utilizando tanto quanto possível materiais reutilizados que irão ser expostos, para além de uma palestra sobre as temáticas abordadas.

O tema do grupo E é “Agricultura Biológica e o risco dos Transgénicos”, tema escolhido devido à preocupação crescente dos consumidores em relação à qualidade dos produtos alimentares e à sua origem. Têm em vista, para já, a produção de um protocolo experimental que, na prática, mostre algumas vantagens da aplicação de técnicas utilizadas na Agricultura Biológica, tendo também em mente a organização de um almoço baseado em alimentos providos deste modo de produção.

O grupo F orientou o seu projecto para as novas tecnologias. Assim, escolheu como tema “Informática, Hoje” por a informática ser uma área que os membros do grupo pretendem seguir profissionalmente. Dentro desta temática, vão centrar o seu trabalho na programação, porque é algo pouco divulgado mas bastante poderoso. Para a divulgar irão realizar uma palestra sobre estes dois temas, programação e informática. Além disso, têm em vista a elaboração de um site e de um programa simples (jogo interactivo), integrados na apresentação do trabalho.

Estes alunos já se depararam com algumas dificuldades pelo caminho. No entanto, não desistem e afirmam que vão mostrar o que valem. Assim, os produtos finais e os trabalhos dos alunos do 12º B serão expostos na escola (em princípio na Biblioteca), sendo a sua apresentação oficial no dia 24 de Maio, dia do Patrono da nossa escola. n


1ª página - Editorial - Desertificação: Inquérito - Cultivar o Deserto - Desertificação, uma miragem? - Desertos - Sara - Tratar os lixos
 Economia e poluição atmosférica - Natal e Ano Novo na Rússia - Presépio português - House=Love Generation? - Pena de morte - Para a Felicidade
Ter problemas... - Creches ou Infantários? - Biblos-Novidades - Simular a Realidade - Dia Europeu das Línguas - Família e Escola unidas - Entrevistas
Projecto Água - Matemática divertida - Oficina de Sabores - Área de Projecto - Anorexia - Bem-estar animal - Observar a simetria - Caravela Vera Cruz
Dia da Ciência na UA - Barra de Aveiro - Material de Poesia - Visita a Marte - Passatempos - Olimpíadas da Matemática - Corpo: seus valores - Arte Nova


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

18