|
|
|
Descobrir Aveiro |
|
Cultura Sal
Sol Natura
10º F
|
O percurso estava traçado e os objectivos
definidos: aprofundar os nossos conhecimentos sobre a cidade de
Aveiro e fundamentar o trabalho de projecto da disciplina de TIC de
alguns alunos da turma.
Só faltava metermo-nos a caminho… E assim foi.
Mesmo em remodelação, o Museu de Aveiro
surpreendeu-nos pela positiva, principalmente graças à actuação da
guia, a Dr.ª Maria João, e ao trabalho desenvolvido previamente pela
professora Elisabete Mieiro (de Historia) que nos situaram
optimamente no tempo e no espaço, ao fazer-nos imaginar como se
desenrolavam as celebrações religiosas na igreja do Convento, do
estilo Barroco, no século XVII. |
Claustros do Museu de Aveiro -
Explicação da Dr.ª Maria João ouvida atentamente pelas alunas. |
Para além disso, ficámos a conhecer melhor a lenda de Santa Joana
Princesa, filha de Afonso V, graças a quem o mosteiro foi ampliado e
remodelado (“passando” do estilo gótico ao actual barroco).
Partimos então para a Marina da Troncalhada,
onde nos esperava uma surpresa… Mal nos aproximámos do caminho de
acesso, o autocarro foi completamente cercado por melgas que fizeram
questão de não nos permitir sair do mesmo.
Impedidos de cumprir o programado, seguimos
para S. Jacinto para visitar a Reserva Natural. Aí, a explicação do
guia, o Sr. Rui, foi extremamente importante para nos alertar para o
problema da destruição das dunas e o consequente avanço do mar. O
“curto” percurso de 8 km a pé pelo meio da reserva fez com que
conhecêssemos melhor as espécies de árvores predominantes (como o
samouco, a acácia de espigas e o amieiro), as suas características e
origens, bem como as medidas tomadas para evitar fogos (os
corta-fogos) ou o avanço do mar (a formação das dunas).
A viagem de regresso à escola foi um bocadinho
mais calma (sem melgas à mistura…), já com a maioria de nós cansados
e esfomeados, mas nem assim o silêncio imperou, uma vez que a
energia das “meninas” da turma é inesgotável…
No final, tanto professores como alunos
estavam contentes por o dia ter corrido de forma tão agradável e
divertida. Quanto a nós, continuámos à espera de mais uma viagem
para conhecer outras cidades e a forma de ser dos professores fora
das aulas (E também para faltar às
aulas, claro!)
n |
|
|
A Reserva das
Dunas de S. Jacinto
estende-se por 4 Km, onde tudo se passa ao contrário do que acontece
na restante costa portuguesa. Aqui o mar recua e não avança, graças
à preservação do cordão dunar e à extensa vegetação que facilita a
fixação das areias.
No percurso de cerca de três horas que efectuámos, pudemos observar
a diversidade de espécies de vegetação existentes, umas indígenas,
outras exóticas, e compreendemos a sua importância na preservação
das dunas. Salgueiro, Amieiro, Carvalho, Pinheiro Manso, Pinheiro
Bravo, Acácia, Camarinheira, Madressilva, foram aparecendo à medida
que íamos percorrendo o trilho e tudo nos foi explicado pelo Rui, o
Guia da Reserva. |
|
À medida que nos aproximávamos do Mar, a vegetação mudava,
tornando-se menos densa e mais rasteira e predominavam os arbustos
de várias espécies. Já muito perto do mar, tirámos a foto de grupo e
iniciámos o caminho de regresso, passando ainda pela Pateira para
observação das Aves. Aqui ficámos a saber, que, devido ao
aquecimento global, que fez com que os lagos da Escandinávia não
congelassem, as aves migratórias vieram em pequeno número. Apenas
observámos umas escassas dezenas no lago artificial que foi criado
na década de oitenta.
Cansados mas satisfeitos por termos
passado uma tarde diferente, em contacto com a Natureza, regressámos
ao Autocarro, rumo a Aveiro.
n |
|
Esta visita contribuiu, seguramente para a sensibilização dos alunos
para dois problemas ambientais que estão na ordem do dia:
- O avanço do mar
provocado, em grande parte, pela construção desenfreada em áreas
costeiras que deveriam ser preservadas; - O aquecimento global do
Planeta que está, rapidamente, a alterar os ecossistemas.
|
|
1ª
página - Editorial -
Cursos Profissionais -
Fotografia -
Nanotecnologia -
Solidão -
Erosão costeira -
Medos e fobias -
Aloe vera: utilizações -
Biodiesel -
Trabalho em Marcha -
Doença dos pezinhos -
Projecto tecnológico -
Sapo Challenge 07 -
Eça em caricatura -
Jovens talentos -
Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C -
Bar, Refeitório e Campos Desportivos -
Recensões Críticas -
Carta aos terrestres -
Biblioteca Livros -
III Jornadas Técnicas
Mudar de atitude -
Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de
Oportunidades - Direitos das mulheres -
Intercâmbio escolar
Foto-Reportagem e Relatos de
visitas - Não se aprende só nas aulas -
Escola, Professores e Computadores -
O solo na Antártida -
Tratado da Antártida Aquecimento global -
A cultura do apetite - Semana da leitura -
Liberdade -
Memória - Escolíadas 2007 -
Badminton e Surf -
Cultura Sal Sol e Natura |
|
|
|
|