1ª página

N.º 20

Maio 2007

NA ESCOLA


Conhecer o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente,

Os Lusíadas de Camões e

Frei Luís de Sousa de Garrett


Pedro Ferraz e Bárbara Azevedo - 9º A

Filipa Rocha e Victor Marquez - 9º A

11º A

Exposição de trabalhos de Educação Tecnológica

 

A 24 de Maio, comemorou-se o Dia do Patrono da nossa Escola, Mário Sacramento. A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do Conselho Executivo, António Martins, que no seu discurso (ver Excerto) enalteceu o talento e o humanismo de Mário Sacramento. A cerimónia terminou com a entrega de Prémios aos melhores alunos do ano lectivo 2005/2006, do 12º ano, em Biologia e em Português, e do nono ano. 

As festividades decorreram ao longo de todo o dia e em diversos locais: Biblioteca, salas de aula, átrio e espaços exteriores. Seria fastidioso elencar aqui toda a panóplia de iniciativas levadas a cabo. Entre outras actividades, organizaram-se exposições, realizaram-se feiras de plantas, de rochas e minerais, e estiveram igualmente à venda inúmeras peças elaboradas pelos nossos alunos (quadros, candeeiros, colares, almofadas…). Esteve aberto o Laboratório de Física e decorreram jogos no âmbito da Física e da Matemática: Jogo da Glória. 

A Prof. Aurora Cerqueira homenageou o nosso Patrono traçando o seu perfil e procedendo à leitura comentada de alguns excertos da sua obra, que reflectem a experiência de vida e a postura do nosso patrono face à realidade do seu tempo. 

Destacaram-se os trabalhos da Área de Projecto dos alunos do 3º Ciclo e do 12º ano, cuja apresentação veio trazer uma nova dinâmica a estas comemorações. A este respeito, sublinhamos o empenho, o talento, o sentido crítico e o espírito de solidariedade da nossa população discente e docente. 

Os alunos do 9º ano apresentaram Gil Vicente e Camões aos colegas do 8º de uma forma extremamente criativa e envolvente.

De aplaudir, a iniciativa dos alunos que organizaram o “almoço biológico”, pela mensagem que procuraram transmitir e, também, pelo convívio que se proporcionou entre os elementos da comunidade educativa. 

Ao início da tarde, depois dos ritmos da Salsa, com que os alunos do 9º ano nos presentearam, foi apresentada uma hilariante interpretação das personagens de Frei Luís de Sousa, que primou pela criatividade e pelo entusiasmo dos nossos “actores”. 

Também nos deliciámos com a Prova de Dança das Escolíadas. 

Houve sorrisos e olhares brilhantes. 

E um gesto de carinho por parte da nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação: foram rosas, senhores!  n

Excerto do discurso do Presidente do Conselho Executivo

 

A vida breve de Mário Sacramento foi um combate por um mundo melhor, por uma sociedade mais justa, onde nunca existisse a exploração do homem pelo homem, onde os direitos humanos fossem respeitados e onde a ignorância e a miséria não tivessem lugar.

No liceu, o adolescente Mário Sacramento, no jornal dos alunos que dirige, escreve vários textos onde deixa transparecer a defesa dos seus ideais, o que lhe vale a suspensão do jornal. Sofre a primeira prisão, no último ano do liceu, com 17 anos, por suspeita de actividades subversivas. Libertado, volta à prisão pouco tempo depois, por altura duma eleição Presidencial, só porque convém ao Governo o seu isolamento.

Na universidade, estudante de Medicina, continua fiel aos generosos ideais da juventude. Colabora no surgimento do MUD e participa em campanhas cívicas a favor da democracia e da liberdade.

Concluído o curso no ano de 1946, inicia a actividade clínica, e tem os pobres como os seus principais doentes, de quem apenas recebe a sua amizade profunda.

Em 1953, experimenta os horrores da prisão de Caxias, durante cerca de ano e meio, apenas por ser «um homem para quem o que existia eram os outros homens, eram os problemas comuns, era uma esperança constantemente a trair-se e a renovar-se.»

Em 1957, promove o primeiro Congresso Republicano, em Aveiro, de que foi secretário-geral. Mais tarde, em 1969, empenha-se na organização do segundo Congresso Republicano, a que não chega a assistir, por cedo ter perdido a vida.  

Ao celebrarmos, hoje, o Dia do Patrono, queremos afirmar a nossa identidade, procurando também nós ser uma fonte de esperança e de mudança. Mário Sacramento foi um homem que sempre acreditou num mundo novo.  n

Workshop de música Clube de plantas Salsa pelas turmas A, B e C do 9º ano. Prova de dança das Escolíadas.
Exposição de fractais - 8º A


Prémio MÁRIO SACRAMENTO - 2005-2006
Filipe Fernandes Thomaz - melhor aluno do 9º Ano.Carolina Oliveira Castro - melhor aluna de Biologia do 12º Ano.Mãe de Ana Filipa Trancoso - melhor aluna de Português do 12º Ano.

 

Pormenores do Dia
Prof. Aurora Cerqueira lê excertos da obra de Mário Sacramento.Almoço biológico.Preparativos para as sessões da tarde.Representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação entregaram uma rosa a cada professor.
 


1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

13