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PROJECTOS
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Disciplina: Área de Projecto
- 12º A
Orientação: Professores João Vasconcelos e Maria Isabel Órfão |
Fotografia
Cátia Miranda - Cristiana Monteiro - Diego
Mendes |
Nanotecnologia
André Rocha - Diogo Branco - Vítor Marques |
Ao longo do ano, fizemos dois tipos de trabalho, de pesquisa e de
campo. Fotografámos alguns pontos-chave da cidade de Aveiro.
Com este trabalho, pretende-se contribuir para a elaboração de uma
exposição fotográfica na Escola. Esta exposição, no dia do Patrono
da Escola, pretende comparar a cidade de antigamente com a cidade de
hoje. Outra parte do nosso trabalho baseou-se na planificação e
estruturação de um clube de fotografia (outro dos produtos finais)
da nossa escola.
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Uma das nossas actividades principais, realizadas no segundo
período, relativamente ao tema do nosso projecto, “Nanotecnologia”,
foi experimental realizada no Departamento de Química da
Universidade de Aveiro. O objectivo da actividade laboratorial era
entender uma das aplicações directas da nanotecnologia, neste caso,
das nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2)
na degradação de substâncias orgânicas,
aplicação que pode ser usada na limpeza da água dos rios, por
exemplo.
Conseguimos provar, experimentalmente, o que já
sabíamos teoricamente: o facto de o tamanho das partículas estar
directamente relacionado com as propriedades das mesmas e,
consequentemente, com as suas funcionalidades, já que, em tamanho
macroscópico, o TiO2
serve como filtro solar, corante e à
escala nanométrica serve para degradar substâncias orgânicas. A
experiência consiste em adicionar partículas de TiO2
a uma solução aquosa de alaranjado de
metilo (corante orgânico), e expor essa mistura a radiação U.V.
(fig. 1) Depois, recolheu-se uma amostra da mistura de meia em meia
hora para observar a sua evolução (fig. 2).
Podemos então concluir que a área da superfície de
contacto vai aumentando com a diminuição das dimensões dos
materiais. E que este aumento traduz uma maior eficácia.
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Solidão
Andreia Guedes; Francisca Carvalho; João
Navega; Ricardo Sabino |
Nas regras de vida das Missionárias da
Caridade, é dito que devem servir os mais pobres dentre os pobres. É sua
missão consolar aqueles que mais sofrem.
Os mais pobres… os mais sofridos… está aqui uma indicação, mas uma
indicação que, por ela mesma, não é tão precisa. Onde se situa, com
efeito, a maior das pobrezas? Onde se situa o maior dos sofrimentos?
Respondendo espontaneamente, para nós, a pobreza está ligada à carteira
vazia, ao sofrimento do doente… O caminho que nos permite descobrir uma
outra coisa: a maior pobreza, maior do que a falta de dinheiro, vem da
falta de sentido; o maior sofrimento, maior do que a dor psíquica, vem
da falta de relação. Numa palavra, a maior das pobrezas chama-se, sem
dúvida, solidão.
O Grupo 7 da turma A do 12º Ano de Área-Projecto está a realizar um
documentário sobre os dois flagelos que afectam a sociedade – Solidão e
Pobreza. Foram realizados contactos com o Centro de Emergência Infantil
de Aveiro, com a Santa Casa da Misericórdia e com a Cáritas para que
estas instituições colaborem connosco na realização do
vídeo/documentário com o objectivo de sensibilizar as pessoas para as
problemáticas abordadas.
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A erosão costeira do Areão a São
Jacinto |
Ana Correia - Ana Rita - Diana Borges -
Dora Caetano - Marta Paiva - Vânia Rodrigues |
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No segundo período, tínhamos como objectivos para além de recolher
informação sobre o tema: “Aveiro - Ontem e Hoje, a erosão costeira
na Europa e em Portugal e as suas causas e consequências”,
planificar a construção de um dos nossos produtos finais – a maqueta
da região costeira de Aveiro (desde
a praia do Areão até São Jacinto). Pretendíamos recolher fotografias
antigas da costa (junto do fotógrafo Nuno Marques, na
rua Dr. Luís Magalhães) e realizar
uns inquéritos de rua, nas praias da Vagueira, Costa Nova, Barra e
São Jacinto.
erosão e
poluição |
Realizámos este inquérito a um
total de 55 pessoas. No geral, todos afirmam terem ocorrido
bastantes alterações no decorrer dos tempos: antigamente havia mais
areal e menos construções habitacionais junto da orla costeira. Este
problema da erosão tem-se vindo a notar, cada vez mais, devido à
acção humana – a poluição que contribui para o aumento de
temperatura e a consequente elevação do nível médio das águas do
mar; a extracção de areias e a proliferação de construções ilegais.
Quanto às soluções adoptadas, estão de acordo quando afirmam que
havendo vontade política e condições financeiras, tudo se pode
resolver!
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medos
e fobias
Christian
Roseiro - Fábio Neves - João Seabra - João Jesus
Questionámos alguns estudantes e
do-centes da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento sobre o tema da
nossa Área de Projecto, através de um inquérito realizado no início
do terceiro período, às turmas 7ºA, 8ºA, 9ºA, 10ºA, 10ºG, 10ºI,
11ºA, 11ºC, 11ºE, 12ºD e12ºE. Os inquéritos foram divididos em dois
grupos: ensino básico (13-15 anos) e secundário (16-19 anos).
Obtivemos os seguintes resultados:
6%
dos alunos têm medo da escuridão (escotofobia);
das alturas têm medo
18%
dos inquiridos (acrofobia);
sofrem de claustrofobia 4%
dos alunos do ensino básico
e 10%
no secundário; têm fobia de animais (zoofobia)
54%
dos alunos do básico e
39%
dos do ensino secundário; da
morte (necrofobia)
2%
dos inquiridos no ensino
básico manifestaram medo, contra
12%
dos do secundário; quanto à nosofobia
(medo das doenças e das lesões)
6%
dos alunos do básico e
9%
do secundário demonstraram ter receio. Curiosamente, há quem sofra
de fobia da água no ensino secundário (3%)
e quem tenha fobia de errar (atiquifobia)
no ensino básico (6%).
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1ª
página - Editorial -
Cursos Profissionais -
Fotografia -
Nanotecnologia -
Solidão -
Erosão costeira -
Medos e fobias -
Aloe vera: utilizações -
Biodiesel -
Trabalho em Marcha -
Doença dos pezinhos -
Projecto tecnológico -
Sapo Challenge 07 -
Eça em caricatura -
Jovens talentos -
Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C -
Bar, Refeitório e Campos Desportivos -
Recensões Críticas -
Carta aos terrestres -
Biblioteca Livros -
III Jornadas Técnicas
Mudar de atitude -
Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de
Oportunidades - Direitos das mulheres -
Intercâmbio escolar
Foto-Reportagem e Relatos de
visitas - Não se aprende só nas aulas -
Escola, Professores e Computadores -
O solo na Antártida -
Tratado da Antártida Aquecimento global -
A cultura do apetite - Semana da leitura -
Liberdade -
Memória - Escolíadas 2007 -
Badminton e Surf -
Cultura Sal Sol e Natura |
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