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N.º 20

Maio 2007

PROJECTOS


A Nossa Escola, Os Cursos Profissionais e as Novas Oportunidades

Prof. Óscar Santos

 

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional.   A aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

 

Para quem -  São destinatários dos cursos profissionais os alunos que se encontrem nas seguintes condições: conclusão do 9º ano de escolaridade ou equivalente; procura de um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho.

 

Certificação - A conclusão de um curso profissional confere um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível 3. O diploma equivalente ao ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível 3 permitem o ingresso no mundo do trabalho e, sob determinadas condições, nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 4) e o acesso ao ensino superior.

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Na nossa Escola - Neste ano lectivo está a funcionar na nossa Escola o Curso Profissional de Técnico de Manutenção industrial/Electromecânica, com grande sucesso. Para o ano lectivo de 2007/08 irão funcionar, além deste curso profissional de Electromecânica, os cursos profissionais de Técnico de Contabilidade e de Técnico de Secretariado.

 

Os alunos interessados deverão informar-se junto do Conselho Executivo, Secretaria da Escola ou professores daquelas áreas.


Editorial

O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro

a construir, uma ideia a transformar em acto. 

Jean Marie Barbier

Quando pensámos numa área temática para esta edição do Com Efeito!, considerámos que seria útil dar especial relevo à Área de Projecto e defini-la como tema central.

Esta decisão foi condicionada pela introdução, neste ano lectivo, desta área curricular não disciplinar no 12º ano e pelas imensas dúvidas que foram surgindo:

Como fazer? Como motivar os alunos? Como avaliar o processo? Como avaliar o produto? Como avaliar as competências? Que condições existem, materiais e humanas, para que os alunos desenvolvam os seus projectos?

Estas e outras questões foram sendo discutidas formal e informalmente pelos professores envolvidos no processo e delas nos foram chegando ecos de que as coisas estavam a “andar”.

Os alunos mostravam-se entusiasmados, apresentavam ideias, tinham até previsto desenvolver projectos considerados, à partida, demasiado ambiciosos.

É verdade que trabalhar em moldes de projecto já não era novidade para eles, devido à introdução dessa área não disciplinar no 3º ciclo. Mas aí o nível etário é outro, o nível de conhecimentos também.

Trabalhar em moldes de projecto exige o cruzamento de saberes, a curiosidade e a motivação para pesquisar e investigar, bem como o desenvolvimento de outras competências, que só a um nível mais avançado de aprendizagem podem ser exercidas plenamente.

A autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o trabalho em equipa são atitudes fundamentais a desenvolver, não só no mundo do trabalho, como também no ensino superior.

Os exemplos de produtos/trabalhos apresentados neste número do Com Efeito! pelos alunos do Secundário e do Básico, muitos deles expostos no Dia do Patrono, permitirão avaliar da importância que se atribui a esta área e, claro, constatar também o envolvimento tanto de alunos como de professores. Estes estiveram sempre presentes, constituindo um recurso permanente na informação, orientação, animação e gestão de conflitos.  

Prof. Ana Emília Almeida


Lê e Divulga

No dia 2 de Maio, o Com Efeito! fez-se representar pelas professoras Ana Emília Almeida e Isabel Borges nas instalações do Rádio Clube Português, em Aveiro, para, conjuntamente com os representantes de outros jornais escolares, efectuar uma troca de impressões sobre as actividades levadas a cabo nas Escolas para a realização dos jornais. O programa foi para o ar às 16h e aqui fica um excerto da entrevista:

 

“Os alunos participam no jornal com muitos artigos, alguns de livre iniciativa, outros são incentivados pelos seus professores. Logicamente, estes alunos sentem orgulho ao verem os seus textos publicados.

Os jornais são pagos a um preço simbólico, de forma a valorizar o trabalho e o tempo dispendidos na sua elaboração.

 

É um instrumento muito importante para divulgar os trabalhos das turmas, nomeadamente os das actuais Áreas de Projecto. Este é um espaço próprio para dar visibilidade às actividades desenvolvidas na Escola e também contribuir para a interdisciplinaridade.

 

Das várias rubricas, destacam-se o Ver e Ouvir / Ler e Escrever; Na Escola, Fez História / Fará História e Descobrir Aveiro.

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1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura


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Sec.ª M. Sacramento

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