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Ver e ouvir / Ler e escrever |
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O amigo
silencioso
Tomás Sá - 7º B |
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No recreio, rodeado por uma vegetação baixa, lá está o antigo banco
verde que já assistiu à passagem de tantas gerações que frequentaram
a nossa escola. A testemunhar o evoluir do tempo, a tinta que cobre
a sua madeira desvanece-se; comprovando a passagem das gerações,
assinaturas e variados desenhos a corrector ou canivete – marcas que
o individualizam para sempre.
É nele que nos sentamos, quando, em grupo, nos dispomos a cavaquear
no interregno das aulas; é à sua volta que nos juntamos a contar
anedotas ou simplesmente as histórias engraçadas das aulas, de que
nunca nos vamos esquecer. Também é nele que se senta aquele casal de
namorados, que procura um pouco de privacidade, afastando-se do
grande grupo. A tudo e a todos ele assiste, sempre cúmplice, sempre
calado, oferecendo-nos o seu aconchego rude, mas apetecido. |
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Recordo aquela tarde de Outono, tinham as aulas começado há pouco tempo.
O Sol caía no céu pálido, o dia de trabalho havia terminado, os meus
colegas de turma despediram-se até ao dia seguinte. Só eu esperava que a
minha mãe me viesse buscar. Passei em revista os acontecimentos do dia e
dei comigo a pensar… como iria ser o meu percurso como estudante nesta
escola, onde tudo me parecia agradável e hospitaleiro, mas tão diferente
daquilo a que estava habituado? De vez em quando, gritos e palmas de
colegas de outras turmas que jogavam futebol, ou simplesmente assistiam
à partida, interrompiam a minha melancolia de fim de tarde.
Pus-me a percorrer as datas inscritas no banco verde de vigas de madeira
e dei conta de que aquele simples objecto nos poderia levar ao século
passado – 19… Como seriam o Manuel, O Custódio, o Quim, a Mariana… que
por ele passaram e nele fizeram questão de se eternizar?
A minha mãe chegou e os meus
pensamentos cederam lugar à pura realidade de quem se despede de um
amigo silencioso que me permitiu viajar tanto, em tão breve tempo… Acho
que não vou sair desta escola sem levar este banco na memória, cheia de
momentos felizes e contemplativos, e também não me ausentarei sem me
juntar ao grupo daqueles que se fazem presentes, através das assinaturas
que nele gravaram.
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Haverá coisa mais útil?
Ana Laura - 7º A |
Olá! Estou aqui no meu sossegado cantinho da sala de aula e vou
falar-vos de uma coisa que todos nós achamos banal e inútil. É uma
sensação muito esquisita estar sozinha na sala de aula, contraria
com a habitual agitação que por aqui passa!
Não acham que o quadro é a melhor coisa para se escrever? Pode ser
uma coisa preta, sem cor ou com cor de mais, mas e o branco que é a
origem de todas as cores e que tanto contrasta com a cor do quadro?
Haverá coisa mais útil para se falar? |
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Ainda por cima é dos rabiscos feitos pelas boas (e às vezes más)
professoras que há muitos e longos anos sai toda a nossa sabedoria e
conhecimento! Rabiscos, mas não é pensem que é para dizer mal, todas as
invenções das quais agora usufruímos no dia-a-dia, desde a electricidade
ao fantástico computador que diminuiu drasticamente o trabalho do Homem,
não passaram de simples ideias, expressas através de rabiscos. Mas
passando ao essencial, o quadro não é só usado para coisas boas. É lá
que as professoras apontam os castigos, os TPCs, as datas dos testes, é
no quadro que se inicia mais um fim-de-semana a trabalhar, a estudar, a
fazer alguma coisa pela vida, mas, quem é que disse que esta vida de
estudante é fácil? |
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Também é neste tão normal e simples objecto que se escrevem as mais
estúpida e infantis (mas por vezes engraçadas) brincadeiras, que vão
desde os coraçõezinhos às caricaturas dos professores, estas mesmas
escritas quando as professoras viram costas ou nos deixam a porta aberta
nos intervalos.
E as expressões matemáticas que cada vez ficam mais confusas e de onde
saem cada vez mais caras a perguntar: “ Que raio é isto”! E as bonitas e
redondinha letras dos professores de matemática, haverá coisa mais bela?
E já pensaram? Os quadros são os nossos guardiães, estão sempre à
espreita, poder-se-á dizer que são as coisas mais “cuscas” da sala de
aula. Voltando à ideia anterior, eles estão sempre de frente para nós,
sempre a ajudar-nos quando as professoras fazem aquelas perguntas
complicadas, às quais só os quadros sabem responder de tantos anos a
aprender com os professores, e sobretudo connosco, alunos, haverá coisa
mais útil?
É nestes quadros, feios e banais, onde se expressam mil ideias, mil
palavras, mil sentimentos, mil acções, coisas passadas, coisas futuras,
mil paixões?
Haverá coisa mais útil?
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Com vista a conhecerem-se melhor, os alunos do 7º A
responderam a um inquérito por eles elaborado. Posteriormente, os
dados recolhidos foram tratados estatisticamente nas aulas de Área
de Projecto. Seguem-se algumas conclusões desse estudo:
Estar no computador e usar o Messenger é uma ocupação
muito in;
cerca de 22% dos alunos elege-a para os tempos livres. Cerca de 65%
dos alunos dedica à Internet mais de 3 horas semanais.
Cerca de 77% dos alunos vêem uma média de 5 horas
semanais de televisão, entre as 18 e as 22 horas.
Apesar de 62% dos alunos não terem um horário de
estudo fixo, dedicam-lhe uma média semanal de 3 horas e meia.
Metade da turma não gosta de ler e um quarto dos
alunos da turma ainda não leu nenhum livro (para além dos manuais
escolares), neste ano lectivo.
Metade da turma recebe semanada ou mesada.
Todas gostam da escola onde nunca foram alvo de
violência ou discriminação; no entanto 96% dos
alunos referem que
raramente frequentam a biblioteca.
Todos valorizam a realização de actividades
extracurriculares; no que diz respeito a temas a abordar em próximas
actividades, Adolescência, Drogas e Sexualidade recolhem a
preferência de 72% das respostas.
Sabiam que a grande maioria da nossa turma só faz 13
anos depois do mês de Março? Os rapazes acham que dominam porque são
em maior número, mas como cada rapariga vale por duas, isso não se
nota!
Apesar de termos bons resultados nenhum gosta de
estudar mas todos nós já nos imaginámos na faculdade. Preferimos
estar no computador a teclar com os amigos e a fazer a vontadinha
aos professores, pesquisando. Somos uns jovens muito equilibrados:
praticamos desporto: metemos bolas no cesto, nadamos como peixinhos,
furamos as redes às balizas e somos uns autênticos Federes e
Sharaporeas. Somos mestres em videojogos e televisão (quem será que
vê televisão depois das 22 horas?) e ainda temos tempo para cuidar
dos nossos animais de estimação!
Apesar de gostarmos todos da escola, não frequentamos
muito a biblioteca, no entanto, desde o início do ano, mais de
metade da turma leu uma média de três livros. Somos muito
comunicativos, por isso temos praticamente todos telemóvel. De todas
as disciplinas, Educação Física é a nossa preferida e aquela que
menos gostamos é Educação Visual.
À noite e aos fins-de-semana os filmes e as
telenovelas da TVI são os nossos programas preferidos.
Embora sem horário fixo, muitos de nós dedicam por
semana, em média, 5 horas ao estudo. E nunca copiamos nos testes!!!
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Bar dos Alunos
Mariana Tenreiro - 7º C |
Com duas portas abertas, sempre prontas
a deixar entrar e sair quem por elas vai passando, o bar da nossa escola
é um local de reunião, onde alunos e professores trocam impressões
enquanto vão saboreando os manjares expostos na vitrina.
Contém várias mesas e cadeiras; uma
televisão que nos põe a par dos acontecimentos diários; arcas
frigoríficas para a conservação dos alimentos; um balcão onde se
encontram uma ou duas funcionárias, que sempre nos atendem com muita
simpatia. Tem uma máquina de sumos e outra de chocolates, que têm muita
saída.
É um espaço com bastante claridade,
alimentada por várias janelas, sendo um pouco estreito, mas comprido.
E que dizer mais deste bar? Tem tanto
movimento, que as empregadas não têm mãos a medir.
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Refeitório
Luciana Fernandes - 7º C |
Na cantina da nossa Escola, podem
comer-se pratos maravilhosos. Há cerca de dez mesas, mas cadeiras não
faço a mínima ideia, são muitas!
Quando entramos na porta principal,
deparamo-nos com um lavatório todo em mármore, é muito bonito. Depois de
entrarmos na porta secundária, no nosso lado esquerdo existe um placard
com a pirâmide e a roda dos alimentos, informações necessárias para uma
boa alimentação e ainda a ementa da respectiva semana. Em frente, existe
um computador e uma entrada para a cozinha. Logo ao lado, há uma bancada
onde existem tabuleiros, talheres, guardanapos, pratos com sopa, e o
prato principal, salada, cenoura ralada, copos e ainda a sobremesa (
fruta, iogurte, mousse, gelatina ou outro tipo de sobremesa).
Das mesas e das cadeiras já falei,
agora só falta lembrar que há um microondas e o património cultural da
escola. Num canto, está um microondas, em cima de uma mesa de madeira.
Ao longo das paredes existem esculturas de pedra, penduradas e armários
onde há serviços de chá e peças de porcelana.
Ao fundo, há ainda uma cabine para
entregarmos os nossos tabuleiros.
Considero que este espaço tem um
funcionamento agradável, e as funcionárias trabalham todas em conjunto,
e isso reflecte-se nos pratos que cozinham. São muito bons! Por tudo
isto, gosto de comer nesta cantina.
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Campos Desportivos
Ana Margarida Nunes - 7º C |
No centro da nossa
Escola, podemos encontrar um dos sítios onde os alunos convivem uns com
os outros. São três campos de Basquetebol e um de Futebol, onde os
alunos ocupam os intervalos a jogar com amigos e com os alunos mais
velhos. Os campos são também o local onde os professores de Educação
Física dão as suas aulas. Têm grande espaço para os alunos desenvolverem
estas actividades. |
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1ª
página - Editorial -
Cursos Profissionais -
Fotografia -
Nanotecnologia -
Solidão -
Erosão costeira -
Medos e fobias -
Aloe vera: utilizações -
Biodiesel -
Trabalho em Marcha -
Doença dos pezinhos -
Projecto tecnológico -
Sapo Challenge 07 -
Eça em caricatura -
Jovens talentos -
Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C -
Bar, Refeitório e Campos Desportivos -
Recensões Críticas -
Carta aos terrestres -
Biblioteca Livros -
III Jornadas Técnicas
Mudar de atitude -
Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de
Oportunidades - Direitos das mulheres -
Intercâmbio escolar
Foto-Reportagem e Relatos de
visitas - Não se aprende só nas aulas -
Escola, Professores e Computadores -
O solo na Antártida -
Tratado da Antártida Aquecimento global -
A cultura do apetite - Semana da leitura -
Liberdade -
Memória - Escolíadas 2007 -
Badminton e Surf -
Cultura Sal Sol e Natura |
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