1ª página

N.º 18

Junho 2006

Fez História / Fará História


Arte pelos Antigos Alunos

Esteve patente na Casa da Cultura Fernando Távora (Praça da República) entre 20 de Maio e 4 de Junho uma exposição de trabalhos realizados pelos antigos alunos da nossa Escola.

Foi igualmente apresentado um livro de compilação de fotografias desses trabalhos, sob o título "A Arte pelos Antigos Alunos", dedicado a alunos, professores e funcionários, bem como à Associação dos Antigos Alunos da EICA. A receita da venda reverterá, na sua totalidade, para apoio a alunos carenciados da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.

A apresentação do livro teve lugar no passado dia 27 de Maio, destacando-se entre os presentes, numerosos antigos alunos e professores da Escola, bem como os responsáveis pela recolha e organização dos materiais expostos e pela publicação do livro, os professores Amélia Moreira e Carlos Corga.

A sessão foi inaugurada pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos, que enalteceu os objectivos do projecto e o trabalho desenvolvido.

Amélia Moreira lamentou as falhas de tipografia existentes no livro e assegurou que, logo que possível, será disponibilizada a sua versão final.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, também ele antigo aluno desta Escola, elogiou a iniciativa, como uma forma de homenagear e imortalizar as obras expostas e os respectivos autores, sublinhando o papel desta Escola como formadora de indivíduos com sentido humanista. Nas suas palavras, "feliz da Escola que teve estes alunos e felizes dos alunos que tiveram esta Escola". n


Energia renovável Ana Rita Carlos, Eliana Gomes, Joana Lopes e Sónia Sacramento - 10º B

Na manhã de 24 de Abril, a nossa turma assistiu a uma palestra apresentada pelo Dr. Carlos Patrão, do Instituto de Engenharia e Electrónica e Informática da Universidade de Coimbra.

A palestra subordinada ao tema "Problemática da energia e energias renováveis" teve a duração de cerca de uma hora e trinta minutos, apresentada na Biblioteca da Escola, e foi acompanhada por uma apresentação em PowerPoint.

"Sabia que daqui a cerca de 25 anos, se continuarmos com o consumo desenfreado que existe actualmente, o petróleo se irá esgotar?"

Começou por se falar no avanço tecnológico dos países desenvolvidos e suas consequências, nomeadamente, o elevado consumo de energia proveniente dos combustíveis fósseis. De entre eles pode-se destacar o petróleo, o carvão e o gás natural. Com a exagerada utilização do petróleo, a mesma quantidade que demorou 200 anos a ser consumida irá agora demorar apenas 25 anos. O que nos acontecerá quando as reservas de petróleo se esgotarem?

As únicas hipóteses conhecidas até hoje são as energias renováveis que, ao contrário das fontes fósseis, não são poluentes, não contribuem para o aquecimento global nem para o degelo dos glaciares, porque não provocam efeito de estufa.

São exemplos destas energias a energia solar, aproveitada pelos painéis fotovoltaicos e pelos colectores solares; a energia das ondas e das marés; a energia eólica; a energia da biomassa e do biogás, provenientes de matéria orgânica; a energia geotérmica e células de combustível. Esta última baseia-se na utilização de hidrogénio e dela resulta água e energia.

O grande problema destas energias são os custos elevados custos de produção. n


Clube do Ambiente

Prof. Conceição Oliveira

O Clube do ambiente está de boa saúde e recomenda-se...

Senão vejamos…

Decorreram com bastante entusiasmo e adesão as duas exposições de plantas, levadas a efeito pelos membros do clube no átrio da nossa escola (dia da mãe) e pátio da entrada (dia do patrono), respectivamente. Estas plantas, foram semeadas (algumas) reproduzidas através de vários processos, outras, depois transplantadas, alimentadas, podadas, seleccionadas e sobretudo muito acarinhadas pelas professoras envolvidas e pelos alunos que quiseram colaborar mitigando-lhes a sede nos dias de maior calor. No entanto, não seríamos justos nesta apreciação e análise se esquecêssemos a dedicação e preciosa ajuda da Sra. Dona Arminda (chefe dos auxiliares de educação) que, amante incondicional destes seres vivos, com provas dadas à vista de toda a população escolar, se prontificava, nos períodos de interrupção das aulas, a dar continuidade a esta actividade que, para alguns de nós representa uma verdadeira paixão. Terapia, dirão outros. Como se calcula, e tendo como primeiro objectivo, o embelezamento (ou adorno) da própria estufa, da escola também, ou, depois de promovida a venda de algumas, a deliciar a vista e o olfacto de quem teve a amabilidade de as comprar durante as exposições.

Seria pedagógico e muito salutar se o clube pudesse continuar com o apoio de toda a população escolar. Muita coisa falta fazer, nomeadamente, colocar uma rede de protecção no tecto da estufa, evitando assim que morram durante os períodos de maior canícula…aguardam-se dias melhores!  n

Que vivam as plantas
para que vivamos
também
e com mais saúde
!


«Canguru Matemático»

Prof. Orlando Costa

A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional que junta personalidades do mundo da Matemática de diversos países. O seu objectivo é promover a divulgação da matemática elementar e organiza, anualmente, um concurso que tem lugar no mesmo dia em todos os países participantes.

O concurso consiste numa fase única e é constituída por cinco provas de acordo com as idades dos alunos, não existindo nenhuma selecção prévia nem uma prova final.

Em Portugal a prova é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática - Delegação Regional do Centro e, neste ano lectivo de 2005/06, realizou-se no dia 16 de Março tendo participado cerca de 220 escolas de todo o país.

Na nossa escola, participaram 15 alunos da categoria BENJAMIM (7º e 8º anos), 7 alunos da categoria CADETE (9º ano) e 11 alunos da categoria JUNIOR (10º e 11º).

Agora que a SPM divulgou a lista com as melhores vinte classificações a nível nacional por categoria, é com muita satisfação que vemos na Categoria BENJAMIM, em 14º lugar o aluno Mário Miguel Fernandes do 8ºA e em 20º lugar o aluno João Miguel Monteiro do 7ºA. Para eles, e para todos os outros alunos que participaram nesta prova, os nossos parabéns!!! n


1ª página - Editorial - Inauguração da Escola - Espaço poético - Fumo ou não? - Toxicodependência - Onde estão as mulheres?
Mestiço me confesso - Fomos ao teatro - Cenários para Garrett - Pensar o silêncio - A leitura no desassossegar das consciências - E se...
Olga, visão diferenteRepensar Escolíadas - Alunização e crise da Escola - Projectos Científicos - Jornadas Técnicas - Dia do Patrono
Algumas Palavras do PresidenteCinquenta anos de História - Visita à APPACDM - É bom ajudar - Londres, uma meta - Parchanas...
 Imagem digital - Jornadas Técnicas - Troca de saberes - Cruz Vermelha - Dia da Floresta - As árvores - Violência doméstica - Artes plásticas
Arte por antigos alunos - Energia renovável - Canguru matemático - Clube do Ambiente - Passatempos - A aventura de passear


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

22