1ª página

N.º 18

Junho 2006

TIC


Imagem digital aos olhos dos alunos

Depoimentos dos alunos do 10º D

 

Imagens criadas por alunos do 10º B na aula de TIC

 

Núcleo de Estágio de Electrónica/Informática

 

"Uma imagem vale mais do que mil palavras."

Conhecemos uma imagem como aparece, tratada, "valendo mais do que mil palavras", mas nas aulas de TIC vamos mais além, falamos da composição das imagens, dos seus formatos, e tudo o que isto envolve, como por exemplo a percepção da imagem pelo olho.

Esta matéria permite-nos divertir, ser originais e criativos enquanto aprendemos.

João Romão e André Marques

Nas aulas de TIC, trabalhámos com
imagens, ficando
cada vez mais
conscientes da importância da
imagem
no nosso quotidiano. Descobrimos formas mais fáceis

e eficazes de tratar imagens.

António Beça Pereira e António Ramos



Joana Lopes e Eliana Gomes

     

A fotografia surgiu como uma  inovação tecnológica do século XIX e como substituição prática e barata do retrato pintado. Hoje, temos a possibilidade de adquirir máquinas fotográficas digitais e analógicas a baixo preço e de reviver as nossas memórias visuais num computador, embelezando-as e transformando-as por completo. Existem programas que nos ajudam a fazê-lo de uma forma prática e simples, como o GIMP, Photoshop e outros...

Nas aulas de TIC, temos vindo a perceber determinadas coisas como, por exemplo, porque é que os olhos ficam vermelhos nas fotos nocturnas. Através do GIMP, pudemos dar mais contraste ou luminosidade a fotos que na nossa máquina não ficaram bem, ou colocar efeitos que tornam as fotos mais engraçadas.

Diogo Ramalheira e Hugo Magalhães

Existem muitos
formatos de
 imagens, e nós
 utilizámos os
 formatos mais
 frequentes: GIF,
JPEG, BMP, TIFF.

 

Andreia Galante e Joana Ferreira

 

 



Francisco Trancoso e Hugo Soares

     

Nos dias de hoje é muito importante saber trabalhar com a imagem digital. Vimos um pequeno vídeo que fazia uma pequena introdução a este tema: apresentava as características da cor, os formatos da imagem, a estrutura do mapa de bits e a estrutura vectorial, e a digitalização de imagens.

Analisámos cada um destes pontos fazendo uma tarefa e vimos que a cor tem uma certa profundidade, aprendemos o modelo aditivo da cor (da combinação de três cores resulta um certo tom na tela de televisão ou computador) e o modelo subtractivo (quando um objecto absorve todas as cores da luz emite apenas uma cor – percepção do olho humano).

Catarina Pinto e Vânia Almeida

Nas aulas
já fiz
as minhas
próprias fotos
tipo passe.

 

Pedro Ferreira



Ana Caçola e Liliana Amaral

     

Em cada aula aprendemos coisas diferentes. Já aprendemos a corrigir os olhos vermelhos das fotos com o programa GIMP. Achamos que a aprendizagem do funcionamento deste programa pode ser muito útil. No caso das fotografias com olhos vermelhos, detestamos quando estas assim ficam e não temos maneira de remediar esta situação, mas com estes novos métodos que temos aprendido é muito fácil corrigi-los.

 

Carisa Martins e Patrícia Costa

É útil e
importante saber
como utilizar
o GIMP, uma vez que
nos oferece um
vasto grupo de
opções que nos são
úteis no dia-a-dia.
 

Rita Neves e Yusmary Martins



Marco Barbosa e João Menezes


1ª página - Editorial - Inauguração da Escola - Espaço poético - Fumo ou não? - Toxicodependência - Onde estão as mulheres?
Mestiço me confesso - Fomos ao teatro - Cenários para Garrett - Pensar o silêncio - A leitura no desassossegar das consciências - E se...
Olga, visão diferenteRepensar Escolíadas - Alunização e crise da Escola - Projectos Científicos - Jornadas Técnicas - Dia do Patrono
Algumas Palavras do PresidenteCinquenta anos de História - Visita à APPACDM - É bom ajudar - Londres, uma meta - Parchanas...
 Imagem digital - Jornadas Técnicas - Troca de saberes - Cruz Vermelha - Dia da Floresta - As árvores - Violência doméstica - Artes plásticas
Arte por antigos alunos - Energia renovável - Canguru matemático - Clube do Ambiente - Passatempos - A aventura de passear


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

17