1ª página

N.º 20

Maio 2007

Fez História / Fará História


Escolíadas - 2007
Prof. Luciana Oleatro
Prova de dança

Foi neste cenário que a Inês Duarte se ofereceu para substituir a Cristiana, o que significava aprender em escassas horas uma coreografia que tinha demorado dias a preparar. Este tipo de solidariedade é raro nos nossos dias e por isso achamos que o devemos sublinhar.

O ano de 2007 foi-nos adverso. Não conseguimos ser apurados para a Final, não por falta de mérito das provas que apresentámos no Concurso, mas por falta de sorte. A prova de teatro correu mal, cometemos um erro que nos penalizou fortemente. Acreditamos que o Júri ficou mal impressionado e pontuou as restantes provas de acordo com o valor relativo da prova de teatro.

E quando todos estavam à espera que ganhássemos pintura, dança e claque (porque de facto prestámos muito boas provas nessas áreas) ficámos em 2º lugar na sessão.

O Regulamento das Escolíadas determina que o Júri preste todos os esclarecimentos que lhe forem solicitados sobre as pontuações produzidas. Ora, não faz sentido o Júri dizer que a Claque tinha sido penalizada por estar “muito certinha, demasiado certinha”, quando um dos parâmetros de avaliação da claque é precisamente a “disciplina” devendo a nossa Claque ser valorizada neste domínio. Também não faz sentido o Júri dizer que uma bailarina com 9 anos de ballet tem falta de técnica… Daí o acreditarmos que a fraca pontuação que conseguimos não significa falta de mérito das provas que apresentámos, mas sim falta de sorte.

Mesmo assim, a nossa prova de dança ainda é a mais pontuada. Foi neste cenário que a Inês Duarte se ofereceu para substituir a Cristiana, o que significava aprender em escassas horas uma coreografia que tinha demorado dias a preparar. Este tipo de solidariedade é raro nos nossos dias e por isso achamos que o devemos sublinhar.

 Se não houver outra melhor classificada na última sessão, ganharemos Dança.

Mas nem tudo é mau na nossa participação deste ano nas Escolíadas. Gostaríamos de referir uma manifestação de solidariedade que testemunhámos.

No dia da nossa sessão, a Cristiana estava a tratar-se duma infecção. Não sabia se poderia dançar à noite. Sem ela em palco a coreografia perdia todo o sentido. Para agravar o problema, o Leandro tinha feito um entorse no tornozelo esquerdo, dois dias antes, e tinha a mobilidade reduzida. Que fazer? Como “emendar” a coreografia?

Foi neste cenário que a Inês Duarte se ofereceu para substituir a Cristiana, o que significava aprender em escassas horas uma coreografia que tinha demorado dias a preparar. Este tipo de solidariedade é raro nos nossos dias e por isso achamos que o devemos sublinhar.

Felizmente não foi necessário substituir a Cristiana. Mas agradecemos à Inês como se ela tivesse dançado no palco das Escolíadas. São atitudes como esta que ficam na história das Escolíadas… que dão sentido a todo o esforço que é necessário despender para levar a Equipa da Escola ao palco dos Três Pinheiros.   n


Badminton

Prof. Manuela Samagaio

O núcleo de Badminton da nossa Escola é constituído por 22 atletas, dos quais 8 são do escalão de Infantis, 11 do escalão de Iniciados e 3 do escalão de Juvenis.

Os treinos decorrem à quarta e quinta-feira, das 13h40 às 15h10, no Pavilhão do Alavarium. Quando se aproxima uma competição importante a preparação é intensificada com treinos também à segunda-feira, à mesma hora.

Durante o primeiro período não houve nenhuma prova competitiva, pelo que os alunos cumpriram apenas o programa normal de treinos.

 

Classificações
Escalão Iniciados

 

PM (Par Misto)

1º -Mário Fernandes/Sofia Falcão

4º Bruno Castilho/Mariana Poço

PH (Par Homem)

3º - Mário Fernandes/Bruno Castilho

PS (Par Senhora)

3º - Sofia Falcão/Mariana Poço

Escalão Juvenis

 

SS (Singular Senhora)

1º - Ana Catarina Gomes

3º - Ana Filipa Silva

 

SH (Singular Homem)

2º - Rui Cardoso

No primeiro período realizaram-se três competições no âmbito do CEA (Coordenação Educativa de Aveiro) duas na prova de singulares e uma na de pares (Iniciados e Juvenis), tendo sido apurados para a fase final do CEA 11 alunos da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.

Esses alunos participaram depois, nos dias 11 e 18 de Abril, na fase final de CEA de Badminton, que decorreu em duas jornadas, uma no Pavilhão Municipal de Albergaria, outra no Pavilhão do Alavarium.

Embora os resultados não tivessem correspondido às expectativas da coordenadora do núcleo, eles não podem deixar de ser considerados muito positivos, uma vez que sete alunos da nossa Escola foram seleccionados para o Campeonato Regional de Badminton, nos dias 27, 28 e 29 de Abril, no Colégio de Calvão.

No Campeonato Nacional de Badminton, realizado em Lagoa nos dias 18, 19 e 20 de Maio, a aluna Ana Catarina Gomes Classificou-se em 9º lugar.

No torneio de encerramento do escalão infantis, realizado na Escola EB2/3 de Fermentelos, o aluno João Pedro Ribeiro classificou-se em 1º lugar e o Tiago Martins em 9º. Participaram no torneio 25 atletas. n
 

Orientação escolar e profissional

 

Nos dias 26 e 27 de Abril decorreu na Escola uma Exposição de Informação Escolar e Profissional organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação. Na Biblioteca os alunos puderam consultar currículos dos Cursos do Ensino Secundário, Profissionais e de Especialização Tecnológica e ainda toda a informação relativa ao acesso ao Ensino Superior. No átrio da Escola estiveram presentes a Universidade de Aveiro e do  Minho, a Força Aérea e o Exército, bem como instituições do Ensino Particular e Cooperativo ISCIA e IPAM. 

Teresa Saragoça_Psicóloga

 
UM DIA COM SURF

No dia 12 de Maio, um grupo de alunos desta Escola teve o primeiro contacto com a prática de surf, na Praia da Barra. Foram acompanhados pela Prof. Teresa Solá e recebidos pela escola de surf “SURF’AQUI”.

Houve uma sessão teórica sobre os cuidados a ter com o mar e com o material e o modo como funciona uma prancha dentro de água. Em seguida, já com os fatos vestidos, junto do mar fizeram o aquecimento e experimentaram a manobra básica para se porem em pé na prancha de surf: take off. A expectativa aumentava à medida que se iam dirigindo para o mar… Aí passaram o resto da manhã e grande parte da tarde, com grande sucesso.

Os alunos adoraram a experiência e querem voltar a repeti-la. Foi feita a reportagem fotográfica da actividade e o balanço foi muito positivo. n             www.surfaqui.pt/surf


FICHA TÉCNICA
 

Colaboraram neste número - Prof. Alice Almeida - Prof. Conceição Sousa - Prof. Isabel Borges - Prof. Isabel Santos - Prof. Margarida Cunha - Prof. Manuela Teles (Responsável pelo suplemento - Ano Polar Internacional)

Coordenação e Edição - Prof. Ana Emília Almeida - Prof. Teresa Soares Correia

e-mail: comefeito@prof2000.pt


Centro de Impressão
Coraze - Oliveira de Azeméis -telefone 256 600 580 -Aveiro, Maio de 2007 - 1000 exemplares


Este número teve o apoio das seguintes firmas:  GIM TÓNICO - Caixa Geral de Depósitos - Olmar - MADEIVOUGA - X-TREME - O Cavalete - AVM - BPS.
Reconversão para html (Internet) - HJCO - Espaço «Aveiro e Cultura»


1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

21