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N.º 20

Maio 2007

PROJECTOS


Disciplina: Área de Projecto - 12º A
Orientação: Professores João Vasconcelos e Maria Isabel Órfão
Fotografia
Cátia Miranda - Cristiana Monteiro - Diego Mendes
Nanotecnologia
André Rocha - Diogo Branco - Vítor Marques

Ao longo do ano, fizemos dois tipos de trabalho, de pesquisa e de campo. Fotografámos alguns pontos-chave da cidade de Aveiro.

 

Com este trabalho, pretende-se contribuir para a elaboração de uma exposição fotográfica na Escola. Esta exposição, no dia do Patrono da Escola, pretende comparar a cidade de antigamente com a cidade de hoje. Outra parte do nosso trabalho baseou-se na planificação e estruturação de um clube de fotografia (outro dos produtos finais) da nossa escola. n

   
Uma das nossas actividades principais, realizadas no segundo período, relativamente ao tema do nosso projecto, “Nanotecnologia”, foi experimental realizada no Departamento de Química da Universidade de Aveiro. O objectivo da actividade laboratorial era entender uma das aplicações directas da nanotecnologia, neste caso, das nanopartículas de dióxido de titânio (TiO
2) na degradação de substâncias orgânicas, aplicação que pode ser usada na limpeza da água dos rios, por exemplo.

Conseguimos provar, experimentalmente, o que já sabíamos teoricamente: o facto de o tamanho das partículas estar directamente relacionado com as propriedades das mesmas e, consequentemente, com as suas funcionalidades, já que, em tamanho macroscópico, o TiO2 serve como filtro solar, corante e à escala nanométrica serve para degradar substâncias orgânicas. A experiência consiste em adicionar partículas de TiO2  a uma solução aquosa de alaranjado de metilo (corante orgânico), e expor essa mistura a radiação U.V. (fig. 1) Depois, recolheu-se uma amostra da mistura de meia em meia hora para observar a sua evolução (fig. 2).

Podemos então concluir que a área da superfície de contacto vai aumentando com a diminuição das dimensões dos materiais. E que este aumento traduz uma maior eficácia. n


Solidão
Andreia Guedes; Francisca Carvalho; João Navega; Ricardo Sabino

Nas regras de vida das Missionárias da Caridade, é dito que devem servir os mais pobres dentre os pobres. É sua missão consolar aqueles que mais sofrem.

Os mais pobres… os mais sofridos… está aqui uma indicação, mas uma indicação que, por ela mesma, não é tão precisa. Onde se situa, com efeito, a maior das pobrezas? Onde se situa o maior dos sofrimentos?

Respondendo espontaneamente, para nós, a pobreza está ligada à carteira vazia, ao sofrimento do doente… O caminho que nos permite descobrir uma outra coisa: a maior pobreza, maior do que a falta de dinheiro, vem da falta de sentido; o maior sofrimento, maior do que a dor psíquica, vem da falta de relação. Numa palavra, a maior das pobrezas chama-se, sem dúvida, solidão.

O Grupo 7 da turma A do 12º Ano de Área-Projecto está a realizar um documentário sobre os dois flagelos que afectam a sociedade – Solidão e Pobreza. Foram realizados contactos com o Centro de Emergência Infantil de Aveiro, com a Santa Casa da Misericórdia e com a Cáritas para que estas instituições colaborem connosco na realização do vídeo/documentário com o objectivo de sensibilizar as pessoas para as problemáticas abordadas. n


A erosão costeira do Areão a São Jacinto

Ana Correia - Ana Rita - Diana Borges - Dora Caetano - Marta Paiva - Vânia Rodrigues

No segundo período, tínhamos como objectivos para além de recolher informação sobre o tema: “Aveiro - Ontem e Hoje, a erosão costeira na Europa e em Portugal e as suas causas e consequências”, planificar a construção de um dos nossos produtos finais – a maqueta da região costeira de Aveiro (desde a praia do Areão até São Jacinto). Pretendíamos recolher fotografias antigas da costa (junto do fotógrafo Nuno Marques, na rua Dr. Luís Magalhães) e realizar uns inquéritos de rua, nas praias da Vagueira, Costa Nova, Barra e São Jacinto.

 

      erosão e poluição

Realizámos este inquérito a um total de 55 pessoas. No geral, todos afirmam terem ocorrido bastantes alterações no decorrer dos tempos: antigamente havia mais areal e menos construções habitacionais junto da orla costeira. Este problema da erosão tem-se vindo a notar, cada vez mais, devido à acção humana – a poluição que contribui para o aumento de temperatura e a consequente elevação do nível médio das águas do mar; a extracção de areias e a proliferação de construções ilegais. Quanto às soluções adoptadas, estão de acordo quando afirmam que havendo vontade política e condições financeiras, tudo se pode resolver! n


medos e fobias

Christian Roseiro - Fábio Neves - João Seabra - João Jesus

Questionámos alguns estudantes e do-centes da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento sobre o tema da nossa Área de Projecto, através de um inquérito realizado no início do terceiro período, às turmas 7ºA, 8ºA, 9ºA, 10ºA, 10ºG, 10ºI, 11ºA, 11ºC, 11ºE, 12ºD e12ºE. Os inquéritos foram divididos em dois grupos: ensino básico (13-15 anos) e secundário (16-19 anos). Obtivemos os seguintes resultados: 

6% dos alunos têm medo da escuridão (escotofobia); das alturas têm medo 18% dos inquiridos (acrofobia); sofrem de claustrofobia 4% dos alunos do ensino básico e 10% no secundário; têm fobia de animais (zoofobia) 54% dos alunos do básico e 39% dos do ensino secundário; da morte (necrofobia) 2% dos inquiridos no ensino básico manifestaram medo, contra 12% dos do secundário; quanto à nosofobia (medo das doenças e das lesões) 6% dos alunos do básico e 9% do secundário demonstraram ter receio. Curiosamente, há quem sofra de fobia da água no ensino secundário (3%) e quem tenha fobia de errar  (atiquifobia) no ensino básico (6%). n


1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura


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Sec.ª M. Sacramento

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