1ª página

N.º 20

Maio 2007

VISITAS DE ESTUDO

Foto-reportagem de uma viagem estupenda

Prof. Helena Duarte

Data: 1 de Fevereiro

Destino: Lisboa (Pavilhão do Conhecimento e Planetário Calouste Gulbenkian)

Alunos: turmas A, B e C do 7º ano de escolaridade

Disciplinas envolvidas: Matemática e Ciências Físico-Químicas

Professoras acompanhantes: Albertina Monteiro, Helena Duarte, Ana Rés, Graça

Estanislau, Margarida Nolasco, Sílvia Sousa

Na camioneta, quando saímos de Aveiro (ainda de noite!)

Quando chegámos, visitámos o Pavilhão do Conhecimento. As exposições mais divertidas relacionavam-se com a Matemática (“Matemática Viva”) e com as ciências. Mas do que todos gostámos mais foi andar numa bicicleta suspensa. Bem… haviam de ver a cara da Prof. Helena Duarte, cheia de medo… Felizmente, as fotografias que comprovam esse momento histórico foram censuradas e não puderam ser publicadas!

Divertimo-nos no Pavilhão do Conhecimento!

Turma do 7º A - Clicar=Ampliar para 1024 pixels.

Almoçámos na zona de Belém.

Aproveitámos para jogar e conviver.

No final, registámos o momento com estas fotos.

A seguir ao almoço, visitámos o Planetário Calouste Gulbenkian. Nesta sessão, aprendemos muito sobre os planetas do Sistema Solar e vimos um lindo céu estrelado, onde pudemos identificar algumas constelações.

Turma do 7º B - Clicar=Ampliar para 1024 pixels.

No Planetário, antes da sessão.

As nossas caras evidenciam a nossa felicidade…

Não se aprende só nas aulas - I

Ana Sofia e Mª Francisca Almeida_7º A

Entre fracções e multiplicações, soou um suave bater à porta. Interrompendo a aula por segundos, a professora Helena Duarte anunciou a ida ao Teatro Aveirense para o visionamento da peça Os Últimos Dias de Galileu Galilei.

Chegada a sexta-feira, 2 de Março, finalmente era ou a hora da ida ao teatro: Ao bater das 14:30 iniciou-se a peça para as três turmas do 7º ano e uma do 11º ano da nossa Escola.

Da interpretação dos empregados da limpeza ao julgamento de Galileu, assim se representaram os últimos anos do grande Físico, que, frente à Inquisição, acabou por ser injustiçado e ter de renegar os seus conhecimentos  sobre o Universo. Ficou em prisão perpétua domiciliária. Morreu já cego.

Finalizada a peça e feitas várias perguntas ao produtor e a um professor ligado ao assunto, deu-se por acabada a sessão.

Gostámos muito desta peça. Afinal não se aprende só nas aulas! n

Lisboa aqui tão perto...

No dia 25 de Janeiro, as turmas G, H, I e F dos 10º anos, foram juntas a Lisboa, embora com destinos diferentes. As turmas G e H visitaram a fábrica de tintas e vernizes da Robiallac, durante o período da manhã, no âmbito da disciplina de Física e Química, com a professora Ana Carolina e os professores António Queirós e Nelson Pinto.

As outras turmas passearam por Belém, com as professoras de Filosofia Márcia Franco e Fernanda Lagarto e o professor de Educação Física João Teles, com o objectivo de descobrirem alguns dos monumentos mais significativos da nossa História, nomeadamente o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.

Ainda houve tempo para uma breve visita ao Centro Cultural de Belém, nas proximidades do qual as quatro turmas se reuniram para, em conjunto, passarem à segunda parte desta viagem: a visita ao magnífico Museu da Fundação Gulbenkian, onde se reúne uma grande diversidade de obras de arte que todos puderam contemplar, iniciando uma sensibilização diferente à criação estética, como outro modo de ver a realidade.

Esta viagem de estudo cumpriu com sucesso todos os objectivos pretendidos! n

Coimbra com mais encanto

Joana Teles_10º F

No âmbito das disciplinas de Filosofia e de História, no dia 19 de Abril, partimos de comboio para uma visita de estudo a Coimbra. Fomos acompanhados pelas professoras de Filosofia Fernanda Lagarto, e de História Elisabete Mieiro.

Com o objectivo de conhecer um pouco melhor a cidade, começámos por visitar a baixa Coimbrã, dirigindo-nos depois para a Sé Velha, principal destino. Recebemos a informação cuidada da nossa professora de História, que assumiu o papel de guia turística, e nos falou sobre o  monumento e a sua história.

Encontro com o Prof. José Hermano Saraiva.

Seguimos para a Universidade, um marco de Coimbra, onde tivemos a sorte de encontrar o Historiador Professor José Hermano Saraiva que, juntamente com a esposa, se disponibilizou para uma sessão de fotos e autógrafos.

Parámos para um almoço reforçado e merecido. Mas a fome teve de esperar mais um pouco, porque encontrámos o cantor André Sardet. Finalmente, depois de tanta correria e euforia, o almoço, findo o qual fomos para a Igreja de Santa Cruz onde, mais uma vez, alargámos o nosso conhecimento histórico.

Por fim, dirigimo-nos para a Estação da CP, talvez um pouco cansados, mas bastante satisfeitos, para o regresso a Aveiro. n

1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura

Página anteriorInício da páginaPágina seguinte