1ª página

NA ESCOLA

Intercâmbio com o Liceo Scientifico Ettore Majorana
Sicília

Durante duas semanas do mês de Fevereiro, vivemos uma experiência inesquecível em Itália.

Partimos no dia 3 de Fevereiro, chegámos à tarde ao aeroporto de Catânia, onde fomos acolhidos pelos alunos italianos de uma forma muito calorosa.

Catarina Mendes e Sara Neto_10º D

Caminhada no Etna.

Não estávamos à espera de tal recepção! Todos os alunos estavam do lado de fora a espreitar ansiosamente, esperando que  nós saíssemos do aeroporto.

A hospitalidade do povo italiano foi muito boa, mal nos conheciam e acolheram-nos calorosamente em suas casas. Desde aí pudemo-nos aperceber de alguns aspectos que os nossos países têm em comum, desde a origem das línguas ao clima e à hospitalidade.

Durante esses quinzes dias, habituámo-nos ao seu dia-a-dia. Conhecemos melhor a sua cultura, os seus monumentos, visitámos cidades lindíssimas a sua realidade mais típica – as laranjas vermelhas. E não esquecemos o vulcão Etna.

No entanto, temos algumas diferenças como os hábitos alimentares, pois aqui não é comum comermos primeiro pasta (massa) e depois o peixe ou a carne acompanhados de um tipo de salada diferente da nossa. Os horários escolares são diferentes, pois eles têm todas as tardes livres e aulas ao sábado de manhã. Também chamou a nossa atenção o facto de não se preocuparem muito com o aspecto exterior das casas, mas sim com o interior, e a grande mobilidade dos jovens, pois quase todos possuem uma “scooter”, tornando muito mais fácil a deslocação para a escola ou para qualquer outro lugar.

Centro de Catânia - Sicília.

Se há algo que nunca esqueceremos são os laços de amizade que criámos com os alunos envolvidos no projecto, os seus amigos, professores e com a própria família! São experiências que nos marcam (no geral pelo lado positivo). Foram 15 dias maravilhosos, de puro divertimento e aprendizagem!

Na despedida, as lágrimas não tiveram problema nenhum em caírem-nos pela face… foi um dia de tristeza. Nós não queríamos partir, e eles não queriam que nós partíssemos. Gostaríamos de lá voltar, para rever todos aqueles que nunca esqueceremos!  n

Aveiro

Prof_Cristina Freitas

Dando continuação ao desenvolvimento do Projecto Comenius, ‘Por Uma Cidadania Europeia’, no qual a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento tem como escola parceira o Liceo Scientifico Ettore Majorana de Scordia, na Sicília, deslocou-se a Aveiro um grupo de vinte alunos, participantes no projecto e que, em Fevereiro deste ano, receberam em suas casas os alunos portugueses que se deslocaram a Itália.

A sua estadia decorreu entre os dias 13 e 27 de Abril, tendo sido acompanhados por dois professores italianos durante a primeira semana, e por outros dois, na segunda semana.

Ao longo destes dias, foram criadas diversas actividades que envolveram alunos italianos e portugueses. Para além de terem sido recebidos na Câmara Municipal de Aveiro pelo seu Presidente, Dr. Hélio Maia, e por um grupo de Vereadores a quem tiveram a possibilidade de colocar muitas perguntas aos alunos de Scordia, visitaram vários locais de interesse, relacionados com os trabalhos que estavam a elaborar, em conjunto com os seus parceiros portugueses.

Foto do Grupo no Porto - Praça dos Leões.

No Porto, tiveram a possibilidade de observar as diferenças entre o estilo barroco português e o italiano, ao visitar vários monumentos, nomeadamente a Igreja de S. Francisco. Noutras visitas, como Coimbra, Lisboa, Fátima, Leiria e Óbidos, foi-lhes proporcionado um panorama geral do nosso país e da nossa forma de viver. Tiveram igualmente a hipótese de conhecer melhor a região de Aveiro, as suas paisagens, hábitos e costumes, ao visitarem a Costa Nova, Barra, Museu Marítimo de Ílhavo e a Fábrica e Museu da Vista Alegre.

Foram ainda convidados a participar num convívio desportivo com os alunos portugueses e num workshop, em que cada aluno pintou e assinou uma parte de um painel que ficou na nossa Escola, como recordação da sua estadia.

No último dia, 26 de Abril, foram apresentados todos os trabalhos realizados pelos  alunos portugueses e italianos que participaram no projecto. n

Sessão de trabalho na nossa Escola - 26 de Abril.
A arte, os hábitos alimentares, as tradições religiosas e a literatura dos dois países, Portugal e Itália, foram apresentados em trabalhos realizados pelos alunos.

1ª página - Editorial - Cursos Profissionais - Fotografia - Nanotecnologia - Solidão - Erosão costeira - Medos e fobias - Aloe vera: utilizações - Biodiesel - Trabalho em Marcha - Doença dos pezinhos - Projecto tecnológico - Sapo Challenge 07 - Eça em caricatura - Jovens talentos - Amigo silencioso
Textos do 7º A ao 7º C - Bar, Refeitório e Campos Desportivos - Recensões Críticas - Carta aos terrestres - Biblioteca Livros - III Jornadas Técnicas
 Mudar de atitude - Dia do Patrono - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades - Direitos das mulheres - Intercâmbio escolar

Foto-Reportagem e Relatos de visitas - Não se aprende só nas aulas - Escola, Professores e Computadores - O solo na Antártida - Tratado da Antártida Aquecimento global - A cultura do apetite - Semana da leitura - Liberdade - Memória - Escolíadas 2007 - Badminton e Surf  - Cultura Sal Sol e Natura

Página anteriorInício da páginaPágina seguinte