boletim cultural e recreativo da tertúlia joão sarabando


 

DOMINGO, 09. João Sarabando, hoje, na evocação de seus amigos e camaradas, ali ao Cemitério Central, para romagem sentida, um ano depois da sua morte, com flores as mais diversas, desde os rubros cravos da realidade e da utopia aos mais rasteiros e sempre frescos malmequeres da juventude que sonha e acredita!...

Jotapecê, in: "Litoral", 13/2/1997

MORREU JOÃO SARABANDO

Jornalista escritor, desportista e democrata, João Sarabando morreu no Hospital de Aveiro, com 85 anos de idade.

João Evangelista Vieira Sarabando nasceu na Freguesia da Glória, em Aveiro, filho de agricultores e comerciantes.

Colaborador dos jornais "A Bola", "O Primeiro de Janeiro" e «O Comércio do Porto", entre outros, J. Sarabando dedicou-se também à literatura, ao desporto e à vida política.

Em 1949 é um dos activistas da campanha de Nórton de Matos, em 1961 é candidato pelas listas da Oposição e em 1962 é preso pela Pide.

Em 1975 fez parte da Comissão Administrativa da Câmara de Aveiro. Era membro do P.C.P. desde 1954.

Pratica atletismo, râguebi sendo considerado, na época, um dos melhores "sprinters".

Em 1962 é um dos fundadores da Casa Museu José Estêvão, mas a Pide encerra a instituição.

Em 1965 no seu 40º Aniversário da actividade de jornalista, os jornalistas de Aveiro promoveram uma homenagem que é então proibida pelo Governador Civil.

«Cancioneiro de Aveiro», «Três Ignorados Medalhistas Aveirenses» e «Marques Sardinha e Maria Barbuda ao Desafio» foram três obras publicadas por João Sarabando de quem Mário Sacramento um dia afirmou: «É o melhor homem e o mais honrado que conheci até hoje».

Carlos Duarte,
in: "Ilhavense" de 1/2/1996


Razão de ser e parecer João Sarabando: um amigo Uma do João Sarabando Uma carta invulgar Depoimentos de um «ex-incréu» Mário Sacramento Tradição popular Poema Morreu João Sarabando João Sarabando: um ano de reconfortante saudade Evocação Morreu J. Sarabando João Sarabando morreu há um ano No centenário de João da Silva Correia Morte do escritor Alexandre Cabral Morreu o Poeta António Gedeão Cagaréus e Ceboleiros D’Alto a Baixo: O WM Ser Jornalista Passatempos


 

Já está na 1ª página. Página inicial Página seguinte