BOLETIM CULTURAL E RECREATIVO - SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO - AVEIRO


 

 Clube de Cidadãos

Um olhar sobre 2006/07

 

Nestas alturas, quando o ano chega ao fim, somos convidados a dirigir o olhar para o percurso que foi seguido, com vista a perceber o real significado do trabalho desenvolvido: de que é que fomos capazes, que efeitos resultaram das práticas realizadas, em que ponto(s) do percurso se encontraram insuficiências, etc. Foi isto que fez o Clube de Cidadãos, tendo chegado a conclusões que pretende dar a conhecer neste artigo.


Enquanto Comunidade Escolar, gostamos de trabalhar num espaço físico que ofereça as condições necessárias e num ambiente que se mostre agradável. Em 2005/06, na consulta que o Clube fez aos Alunos, procurando saber o que achavam importante melhorar, muitos referiram-se à forma como era exposta a informação na Escola. Elaborámos um programa de intervenção nessa área e, no início deste ano lectivo, pusemo-lo em execução. Não há dúvida que, com a colaboração dos elementos da comunidade, foram introduzidas alterações que concorreram para a existência de uma melhor imagem da Escola e o enriquecimento da comunicação. Com efeito, quase desapareceram os papéis colados nas paredes. A organização dos documentos expostos esteve associada a preocupações de natureza estética. Integraram-se dados relativos à oferta cultural da cidade, com a criação do placard  “Agenda Cultural” e, sobre temáticas diversas, tornou-se possível fazer uma consulta mais rápida, dirigindo a atenção para os espaços em que estaria a informação pretendida. É, no entanto, verdade que, em alguns momentos do ano, surgiram dificuldades: a de conseguir afixar nos placards existentes toda a informação e a de despertar o interesse por actividades em projecto, expondo a informação num número reduzido de espaços. Este facto cria a necessidade de melhorar o programa.

Vendo-nos sob outra perspectiva, como membros da Comunidade Portuguesa, “O Clube” não poderia deixar de conceber e apresentar propostas de participação na vida da mesma. No ano lectivo anterior, a Escola foi convidada a integrar o programa “Parlamento dos Jovens”. Soube-o tarde e não exactamente o que era conveniente fazer. Mas não havia dúvida que o referido programa era um bom meio de levar os Alunos a conhecer o processo que vai desde a constatação de um problema nacional até à elaboração e aprovação da(s) lei(s) que o visa(m) resolver e a desenvolver, neles, atitudes de cidadania. Daí que, este ano, quando a Escola foi mais uma vez convidada e apresentados os temas/problemas – “Insucesso e Abandono Escolar” para o secundário e “Impacto da Televisão junto dos Jovens” para o básico – o Clube não hesitou em inscrevê-la. Propôs-se elaborar um plano de acção que criasse as condições necessárias para que todo o processo se aproximasse o mais possível da realidade e esforçou-se no sentido de o mesmo vir a ser executado com êxito. As coisas correram bem graças ao envolvimento de muita gente que se dispôs a colaborar na realização das actividades.

     
 

Dois aspectos dos trabalhos desenvolvidos na Assembleia Municipal de Aveiro.

 

Além de Professores e Alunos da Escola, associaram-se ao projecto o Deputado Afonso Candal, que aceitou vir à Escola falar sobre a Assembleia da República, a Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, que cedeu o espaço para a realização das Sessões Escolares e se fez representar pelo Primeiro Secretário na Sessão do Ensino Secundário, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, que, além de fornecer as cabines de voto, esteve presente na abertura das Sessões do Secundário e do Básico, a Coordenadora da Acção Educativa de Aveiro e o Presidente do Conselho Executivo da Escola, que acompanharam o desenrolar das duas Sessões. Correram bem porque a sala de audiovisuais esteve cheia de Alunos, interessados em ouvir e questionar o Deputado Afonso Candal, e porque os Deputados, eleitos nas Sessões Escolares como representantes da Escola às Sessões Distritais, foram nestas escolhidos para representar o Círculo de Aveiro na Sessão Nacional – de salientar que o Projecto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar do Ensino Secundário foi o mais votado na Sessão Distrital, servindo de base para a elaboração do projecto do Círculo de Aveiro. Para o próximo ano lectivo, está já feito o convite e foram já propostos os temas/problemas: Energias Alternativas e Preservação do Ambiente (Básico); União Europeia: participação, desafios e oportunidades (Secundário).

Há uma memória colectiva que importa não deixar perder. Ela é fundamental na definição da nossa identidade como povo e do destino que queremos que ele tenha. Este facto levou o Clube a solicitar a colaboração de todos os elementos da comunidade para o levantamento do material alusivo ao 25 de Abril, com vista a comemorá-lo. Foi possível reunir documentos de natureza fotográfica, jornalística e musical, datados da época da Revolução, assim como um artigo do Professor Arsélio e trabalhos executados pelos Alunos nas aulas de Português. Com o que se conseguiu recolher, fez-se uma exposição, no átrio principal, que incluiu uma homenagem ao Zeca Afonso e ao Dr. Mário Sacramento, figuras indissociáveis da oposição ao regime. No dia 24, houve um momento de poesia, com o Professor Moreira a declamar, com excelência, o poema de Ary dos Santos “As Portas que Abril Abriu”. Não era esperado um tão grande envolvimento da comunidade. Ele pode, no entanto, ser maior no próximo ano.

Pertencendo à Comunidade Europeia, há problemas nela existentes a que não podemos ser alheios. Um deles prende-se com as relações de convivência entre pessoas diferentes. É um problema que está a merecer cada vez mais atenção, tendo levado o Parlamento Europeu e o Conselho a instituir o ano de 2007 como “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”. Neste âmbito, para as comemorações do Dia da Europa, o Clube, além de decidir expor alguns cartazes e textos que concorressem para a formação da ideia de uma identidade europeia, propôs-se realizar, em articulação com o grupo de Filosofia, uma Sessão sobre o tema do Multiculturalismo e do Diálogo Intercultural. O Professor Doutor João Maria André, da Universidade de Coimbra, aceitou vir falar a esse respeito e o público, constituído sobretudo por Alunos do 10º ano, acompanhou com interesse a sua comunicação. Em nosso entender, não estará muito desenvolvido o sentimento de pertença à Comunidade Europeia e, por isso, talvez se deva fazer um maior investimento na concepção e realização de actividades que o promovam.

A Comunidade Humana apresenta-se, na sua especificidade, como um conjunto de seres diferentes que nem sempre vivem em paz e muitas vezes não têm as condições necessárias para viver dignamente. Tudo o que se possa fazer para melhorar o modo de vida dos seres humanos é bem-vindo. Reconhecendo isto, o Clube considerou que deveria propor e acompanhar a realização de actividades que, por um lado, concorressem para a interiorização de valores, como os da justiça, da solidariedade e da tolerância e, por outro, correspondessem a manifestações concretas de abertura e apoio ao Outro. Posta a ideia em andamento, foram desenvolvidos, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os projectos “Dez Milhões de Estrelas” e “Tenda da Paz”. A estes juntou-se o da visita de alguns Alunos à cozinha social das Florinhas do Vouga, no Bairro de Santiago, que teve lugar no segundo período. Ainda neste período, o Clube conjugou a sua acção com a do grupo de Educação Física para a realização de uma corrida na Escola – a “Corrida Solidária” –, proposta pelos Médicos do Mundo com vista a angariar fundos para a construção de duas escolas no distrito de Namaacha (Moçambique); foram-lhes enviados 752 euros, o contributo dos 272 elementos da comunidade que participaram. Promoveu, no terceiro período, as campanhas de recolha de Materiais Didácticos para apetrechamento das escolas básicas da Guiné. No âmbito do Dia da Escola, organizou uma conferência sobre a “Fome e Excessos Alimentares”, conduzida pelo Coronel Martinho, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, dirigida aos Alunos do 7º ano, como forma de os sensibilizar para aquela temática e para o trabalho de voluntariado; previamente, montou-se um placard sobre o tema “Fome” e, junto deste, foi colocado um recipiente para recolha de alimentos, que se manteve até ao dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança). Ao ter conhecimento do concurso “A Minha Escola Contra a Discriminação”, lançado no âmbito do “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”, aceitou participar, apresentando um projecto que foi seleccionado e que se traduziu num trabalho de campo de Alunos de duas turmas do 11º ano, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, com crianças de etnia cigana (a viver em Taboeira).

Estamos a dar conta, à Comunidade Escolar, daquilo que fez o Clube; que é, ao mesmo tempo, o que a comunidade fez. Na verdade, o desenvolvimento dos diversos programas de acção pressupunham que os elementos desta interviessem como cidadãos mais ou menos empenhados e isso, efectivamente, aconteceu. Só temos a ganhar se tal continuar a acontecer. É que as situações criadas, além de contribuírem para a formação global do Aluno, ajudam na construção da nossa identidade como Escola.

Clube de Cidadãos

 

1 - Editorial      2 - Contos tradicionais portugueses     3 - Um olhar sobre 2006-07 
4
- Dia da Poesia: Thiago de Mello    5 - Estrela do Norte     6 - Clube Multimédia: balanço de um ano
7 - Momentos de humor     8 - Parlamento dos jovens     9 - Dia da Escola     10 - Feira Medieval 
11
- Percurso épico em Aveiro     12 - Florinhas do Vouga     13 - 25 de Abril em Exposição
14 - Uma abordagem aos contos de fada    15 - Iniquidades no ensino  16 - Diálogo intercultural
17
- Educar para a autonomia e liberdade    18 - Hora do Recreio


 

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