BOLETIM   CULTURAL   E   RECREATIVO   DO   S.E.U.C.  -   J.  ESTÊVÃO


PÁGINA 1
Editorial
Alcino Carvalho
PÁGINA 2
Amadeu de Sousa - Homenagem
Paula Tribuzi
PÁGINA 3
Contos tradicionais portugueses
PÁGINA 4
Uma pedra que era doce
Henrique J. C. Oliveira
PÁGINA 5
Dia da África
Poetas Africanos
PÁGINA 6
Mudar nem sempre é melhorar
João Paulo C. Dias
PÁGINA 7
Navegando no espaço virtual
Alcino Cartaxo
PÁGINA 8
Prémio literário J. Estêvão
PÁGINA 9
Acerca do SEUC
Apontamentos
Isabel Bernardino
PÁGINA 10
Organização e funcionamento do SEUC
João Paulo C.Dias
PÁGINA 11
Receitas para o fígado
PÁGINA 12
Hora do Recreio
HJCO
PÁGINA 13
Fac-símile da 1ª página
 

Mudar nem sempre é melhorar

A palavra portaria, entre outros significados, é um portão. Ao pronunciar-se esta palavra tem-se a imagem de uma grande entrada para uma possível via, o que cria sempre expectativas e, quiçá, satisfação.

Mas, nem sempre tal é possível, pois há outras portarias que desmoralizam. É o caso da recente portaria 302/2003 de 12 de Abril que define um “caminho” para o ensino secundário recorrente e que desvirtualiza o espírito deste sistema de ensino. É na perspectiva da educação permanente que surge o ensino recorrente, para completar e/ou complementar a formação dos cidadãos com vista a serem elementos integrados e integradores numa sociedade em acelerada e constante mutação. Ora, tem-se verificado que certos cidadãos têm uma formação não certificada e este sistema de ensino permitia pelos testes de posicionamento a certificação de conhecimentos de conteúdos das disciplinas, o que já não é possível para as disciplinas da formação geral e das de opção, que constam nas equivalências a atribuir.

ISTO NÃO É FOMENTAR UM ENSINO DESVALORIZANTE?

Actualmente só podem ingressar no ensino secundário recorrente pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Há inúmeros alunos do ensino regular que, por razões várias, nomeadamente económicas, têm que integrar-se no mercado de trabalho, após conclusão do ensino básico, ou sem este. A lei provoca uma ruptura e, consequentemente, uma desmotivação em relação ao ensino. Note-se que, a partir dos 16 anos, qualquer indivíduo adquire certos direitos e deveres de cidadão, mas perdeu o direito à educação/formação, o que contraria o princípio do direito à igualdade e oportunidade, que está contemplada na L.B.S.E.

O ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE É, SEGUNDO A L.B.S.E., UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO, QUE PARA ALGUNS ESTÁ ADIADA PARA MAIS TARDE.

Há um portão que nem chegou a ser aberto. Esteve, em regime experimental, nalgumas escolas do país, o ensino recorrente com o sistema modular. Não passou do estado embrionário! Abortou e não houve uma avaliação das causas.

UMA TENTATIVA DE MUDANÇA QUE FOI DESVALORIZADA POR OUTRAS OPÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS?!!!

Os alunos no processo ensino-aprendizagem utilizam guias, editados há já alguns anos pelo M.E., que continuam com os mesmos erros científicos e com a má qualidade de apresentação - a visão é um bom receptor da informação - o que não dignifica a instituição do sistema. Além disto, quando os alunos concluem o ensino recorrente e pretendem ingressar no ensino superior, não possuem um conhecimento integral dos conteúdos para realizarem os exames nacionais às disciplinas específicas.

O ENSINO RECORRENTE CONTINUA A SER O “FILHO NÃO ACOMPANHADO”, POIS ESTE NÃO PERMITE CONDIÇÕES DE ACESSO COM SUCESSO A POSTERIOR FORMAÇÃO.

Este sistema de ensino continua a ser o “filho não acompanhado” no recente diploma legal relativo ao Estatuto do Aluno. Salvo o procedimento disciplinar e o artigo 21º — este deve ser resultado de algum elemento da equipa que quis colaborar — todo o restante teor do referido diploma só se aplica ao ensino regular, pois não está prevista a organização do ensino recorrente: regimes de frequência, tipos de avaliação… Mas, se é o Estatuto do aluno, tem que se aplicar, tal como me foi dito pelo DES com muito pouca argumentação.

Estas são algumas das incorrecções/incongruências, mas há que ter calma para proporcionar, neste estado de situação, algumas condições de qualidade no processo ensino-aprendizagem e também alguma esperança na capacidade do poder decisional para a mudança.

João Paulo C. Dias


SOLUÇÕES DOS PASSATEMPOS

Palavras cruzadas

HORIZONTAIS: 1– valetes; oroc 2– am; rim; casa 3– to; ata 4– usa; ecu 5– Navelim 6– Tua; ova 7-amarais 8-mal; ela 9– Sor; ir 10– gato; aso; mo 8-Ásia; larvas
VERTICAIS: 1-vatu; Tâmega 2– amos; uma; as 3– aal; ti 4– era; Côa 5– Titânia 6– ema; sal 7– vistosa 8– oca; ror 9– rá; elo 10– os; CIV; lima 11– caruma; aros

As 8 diferenças

● Vão sobrar ● olhos da moça mais alta ● blusa da moça mais alta ● pé da moça mais alta ● olho de Tantra ● seios de Tantra ● sombra de Tantra ● sacola de Tantra

PROVÉRBIOS ORDENADOS

1 - Quem tudo quer tudo perde.
2 - Nem tudo o que luz é ouro.
3 - Gato escaldado de água fria tem medo.
4 - Grão a grão enche a galinha o papo


1.Editorial   2.Homenagem a Amadeu de Sousa   3.O aprendiz do mago (conto popular)   4.Uma pedra que era doce    5.Dia da África - Poetas africanos    6.Mudar nem sempre é melhorar   7.Navegando no espaço virtual    8.Prémio literário José Estêvão    9.Acerca do SEUC   10.Organização e funcionamento do SEUC     11.Receitas para o fígado (humor)    12.Passatempos   13.Fac-símile da 1ª página


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