PÁGINA 1
Editorial

 

PÁGINA 2
A Educação de Adultos
Prof. João Paulo

 

PÁGINA 3
Ensino Recorrente em 1999/2000 

 

PÁGINA 4 
Ensino Recorrente - Plano 2001-2001

 

PÁGINA 5
Aveiro e SEUC sem carros
Prof. Cristina Campizes

 

PÁGINA 6
O cavalinho das sete cores

 

PÁGINA 7
Ano Europeu das Línguas

 

PÁGINA 8
Diversos 
Tatiana e Virgínia Sabino

 

PÁGINA 9
Encontro com Luís de Camões 
Profª Paula Tribuzi


PÁGINA 10

Quentes e Boas

 


PÁGINA 11

Uma questão de Felicidade 
Prof. Henrique Oliveira 


PÁGINA 12

Duas datas, dois momentos
Profª Claudette Albino


PÁGINA 13

Hora do Recreio

 

 

 

Ensino Recorrente em 1999/2000

Balanço de um ano

 

Concluído o ano lectivo de 1999/2000, não poderia deixar de se fazer um balanço de todas as actividades desenvolvidas, tendo em conta o plano apresentado no início do ano e as diferentes actividades efectivamente concretizadas, algumas das quais nem sequer constantes do plano inicial de actividades para este ano. Embora não previstas, essas actividades tiveram o mérito de resultar com pleno sucesso, colmatando, com saldo francamente positivo, a não concretização de uma ou outra actividade que, por motivos alheios à vontade de todos quantos trabalham na escola, ficaram limitadas ao seu registo no papel.

Do balanço efectuado resultou um relatório escrito pela Coordenadora dos Coordenadores, a professora Cristina Campizes, cujas ideias, nas suas linhas gerais, passamos a reproduzir.

Relativamente às actividades lectivas, salienta-se o facto de se ter revelado uma fraca assiduidade, mais acentuada a partir de meados do segundo período. Verificou-se que as alterações propostas pelo Despacho Normativo 36/99 não tiveram efeitos positivos. É esta a opinião da maioria dos professores, manifestada no inquérito aos docentes realizado no segundo período, apesar das medidas tomadas pelos coordenadores pedagógicos ao longo do ano lectivo, para informação e sensibilização dos alunos em relação ao novo sistema. Para isso, foram efectuadas reuniões com os alunos, no início do ano lectivo, e convocatórias individuais, ao longo do ano.

Na análise do aproveitamento, se considerarmos como universo os alunos regularmente assíduos, conclui-se, segundo os dados obtidos pelos coordenadores pedagógicos, que o aproveitamento foi bom. Todavia, considerando-se todos os alunos matriculados como universo de análise, verifica-se que o aproveitamento baixa imediatamente.

Em termos de medidas pedagógicas, é de referir o apoio da Equipa Pedagógica, em que se verificou pouca assiduidade, apesar de se encontrarem sempre alunos nestas aulas. É também de mencionar o elevado número de unidades por professor e o facto de este não ser o mesmo a leccionar as outras aulas — causas apontadas pelos professores e alunos no inquérito. Além desta medida pedagógica, foram criados ao longo do ano apoios a diferentes disciplinas para situações de ausência de pré-requisitos (Português e Inglês), para disciplinas leccionadas por um único professor (Física, Química, Arte e Design e Geometria Descritiva), e ainda para os alunos em regime não presencial. É também de referenciar o papel dos coordenadores pedagógicos relativamente ao acompanhamento de situações problemáticas, que conduziram às referidas medidas pedagógicas. Em reunião efectuada durante o primeiro período, foi elaborado um Regimento para o Ensino Recorrente pelos coordenadores pedagógicos, que foi aprovado em Assembleia de Escola.

Considerando o plano de actividades, pode-se concluir que foi criada outra dinâmica relativamente a actividades extracurriculares. É de referenciar as seguintes actividades desenvolvidas ao longo do ano, que se caracterizaram pela positiva:

- Acção de divulgação sobre o ingresso no Ensino Superior, dinamizada pela psicóloga e coordenadora dos coordenadores pedagógicos;

- Acção de informação sobre os métodos de estudo, dinamizada pela Psicóloga e professora Helena Figueiredo;

- Serão de Poesia no Museu da escola, dinamizado pelas professoras Paula Tribuzi, Teresa Castro e Luísa Fonseca;

- Clube Multimédia (vídeo e outras actividades) dinamizado pelo professor Henrique J. C. de Oliveira, destinado a docentes e alunos, que culminou com o lançamento do jornal da noite, publicado no final do terceiro período, intitulado “Alternativas”;

- a Exposição dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Dia da África, no dia 29 de Junho, actividades dinamizadas pelos alunos;

- a Exposição de Francês, dinamizada pela professora Ana Paula Tribuzi e pelos alunos.

As actividades enumeradas das duas últimas alíneas, embora não previstas inicialmente no plano anual de actividades, foram realizadas devido à sua importância pedagógica.

Das actividades previstas, apenas duas não puderam ser concretizadas: o magusto, devido à falta de adesão dos alunos; o Clube de Fotografia e Visionamento de Filmes, por incompatibilidade de horários.

O Centro de Recursos foi uma actividade que apenas se pode considerar como satisfatória, devido à reduzida cooperação entre os docentes na entrega do material com o qual se pretendia enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Na globalidade, o balanço é francamente positivo, sendo de manter e ampliar as actividades extracurriculares no ano lectivo de 2000/2001.


Escola Sec. José Estêvão

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Aveiro - Janeiro 2001