PÁGINA 1
Editorial

H. Oliveira

PÁGINA 2

A Educação de Adultos
João Paulo


PÁGINA 3

Viagem pela Imprensa Escolar...
H. Oliveira

PÁGINA 4 
2 Contos tradicionais portugueses

PÁGINA 5
Debate: O Ensino de Adultos
João Paulo

PÁGINA 6

Dia da Poesia

PÁGINA 7

Adeus escudo! Viva o Euro
Cristina Campizes


PÁGINA 8
Adeus escudo! Viva o Euro (B.D.)
Emília R. Borges

PÁGINA 9
(In)Comunicação
Alcino Cartaxo


PÁGINA 10

Lenga-lenga
Linda Maria


PÁGINA 11

Para quando Arte para todos?

Claudette Albino

PÁGINA 12
Visita de Estudo - Ida ao teatro
Grupo de alunos

PÁGINA 13
Hora do Recreio

 

 

A Educação de Adultos

No artigo do jornal anterior, foi abordada a concepção de educação permanente como um processo de formação em todas as fases da vida. Contudo, essa educação só terá sentido caso consista num processo de formação global e harmónico do indivíduo, que englobe actividades na e além da sala de aula. É nesta perspectiva que é elaborado um plano anual de actividades, que visa dar um contributo para a formação de carácter interdisciplinar e transdisciplinar.

No entanto, a concretização de um plano depende, em grande parte, da dinâmica dos agentes educativos e, se é uma realidade que a tradição do ensino nocturno – fonte de pré-concepções – tem um peso importante no processo ensino aprendizagem, também não é de ignorar que há mudanças na política educativa, o que implica uma mudança de atitude face à prática educativa. Qualquer mudança não se faz por decreto-diploma com intenções políticas – mas sim, pelo protagonismo dos agentes educativos.

 

COMO?

 

É importante o papel de cada docente na informação, sensibilização e motivação dos alunos para o plano anual de actividades, o que deverá ser complementado com uma planificação que contenha actividades realizadas por discentes e/ou docentes, tais como trabalhos – quer teóricos, quer laboratoriais –, visitas de estudo, exposições, convívios... Esta acção deverá ser realizada em cooperação/coordenação com os coordenadores pedagógicos e assessor dos cursos nocturnos, para que haja uma maior eficiência/eficácia.

Este jornal existe como um meio/recurso para: motivar/dinamizar uma acção educativa que promova a articulação entre os interesses/motivações dos alunos com o processo ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes; e divulgar esse processo, o que, sem dúvida, servirá de incentivo ao referido processo.

Convém salientar que referi algumas possíveis estratégias, mas não excluo a existência de outras, tão ou mais enriquecedoras da prática educativa.

 

PORQUÊ?

 

Os pedagogos defendem que «cada escola é uma escola», o que não deixa de ser uma verdade, dado que o contexto sociocultural em que se insere cada escola é uma realidade singular. É nesta óptica que se justifica a escola comunidade-educatica com autonomia – embora restrita! –, mas tal poderá não limitar-se a meras intenções políticas, pois dependerá, em parte, da política da Escola e esta da dinâmica dos agentes educativos.

Toda a mudança requer tempo e vontade, para que a construção resulte do desejado/vivido; diria, em termos de metáfora, que “não basta a fecundação, é necessário ao normal desenvolvimento do ovo que este esteja num ambiente favorável e seja bem nutrido”.

É oportuno louvar a realização de actividades – neste e nos transactos anos lectivos –, pois, se é revelador de um “querer” mudar, também é incentivador para que surjam outras iniciativas, ou seja, “são desencadeadoras de reacções em série”.

João Paulo A. Correia Dias
(Assessor dos Cursos da Noite)


Escola Sec. José Estêvão

Página anterior     Primeira página     Página seguinte

Aveiro - Junho 2001