Os que trabalham
nesta Escola constituem uma comunidade específica, com interesses comuns
próprios. Considerando o que foi anteriormente dito, é desejável que
todos os elementos desta intervenham: apresentando propostas, avaliando
situações e colaborando na realização de projectos por todos
reconhecidos como importantes para a colectividade. Mas uma comunidade
escolar, como é a nossa, integra jovens que se estão a formar para a
vida, portanto, para interagirem de forma socialmente aceitável dentro
das comunidades a que pertencem ou a que venham a pertencer. Se é
verdade que, neste como em outros casos, estamos todos sempre a
aprender, a aprendizagem apresenta, aqui, uma significação especial.
Importa, pois, fazer com que este processo inclua a consciencialização
da natureza social e humana de cada um e o desenvolvimento de atitudes
que levem o jovem estudante a interessar-se pelo conhecimento das
situações criadas nas diferentes colectividades em que está integrado e
a agir tendo em vista o bem comum.
Esta foi a ideia
que esteve presente na criação do Clube de Cidadãos e foi com base nela
que, neste ano, bem como em anos anteriores, se pensaram e realizaram as
várias actividades. Com os projectos “Dez Milhões de Estrelas”, “Tenda
da Paz” e “Construção de um Mural”, pretendeu-se sensibilizar e fazer
reflectir sobre alguns dos problemas da Comunidade Humana, como o da
guerra e o do consumismo. Ao
celebrar-se
o “Dia da Europa”, deram-se a conhecer os ideais em que se funda a
Comunidade Europeia e fez-se ver a importância da participação de cada
um na escolha daqueles que dirigem os destinos da mesma. Várias turmas,
as que se envolveram no projecto “Parlamento dos Jovens 2006”, foram
levadas a analisar criticamente a situação da Língua Portuguesa e da
Segurança Rodoviária e a perceber, na prática, como é que,
institucionalmente, se chega às propostas de resolução dos problemas da
Comunidade Nacional. Uma visita ao Centro de dia de Santiago e a
realização de duas sessões sobre o Trabalho de Voluntariado, permitiram
o contacto com algumas realidades sociais da Comunidade Local. Com o
objectivo de melhorar a “Imagem da Escola”, concretizaram-se algumas
iniciativas em que se envolveu toda a Comunidade Escolar. Uma delas
consistiu na elaboração de um manifesto, dirigido ao Director Regional
de Educação, sobre o estado de degradação das infra-estruturas da
Escola, que foi assinado por 717 elementos da mesma comunidade.
Como se pode ver,
houve uma tentativa de apresentar e levar à prática um conjunto de
propostas que se relacionassem com os diferentes níveis de pertença do
estudante, e não só, à Comunidade. Qual será o desenvolvimento deste
trabalho? Não estando, ainda, definidas as condições em que este vai ser
realizado no próximo ano lectivo, sabe-se onde é necessário chegar, mas
não exactamente o que é possível fazer. A reflexão, o diálogo e a
imaginação irão, certamente, dizer qual o caminho a seguir nas novas
circunstâncias criadas.
Clube de Cidadãos