BOLETIM CULTURAL E RECREATIVO - SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO - AVEIRO


 

    Clube de Cidadãos
                  Ideias e práticas

A vida de cada indivíduo encontra-se ligada à de outros. Por esse facto, aquilo que é decidido e feito dentro de uma comunidade afecta os que dela fazem parte. Parece, assim, evidente que é preferível adoptar as soluções que tenham em conta interesses comuns. Só se pode esperar, porém, que sejam essas as soluções dominantes na colectividade se os membros desta tiverem consciência da dimensão social, constitutiva da sua existência, e se possuírem a disposição para participar activamente na vida colectiva.

Os que trabalham nesta Escola constituem uma comunidade específica, com interesses comuns próprios. Considerando o que foi anteriormente dito, é desejável que todos os elementos desta intervenham: apresentando propostas, avaliando situações e colaborando na realização de projectos por todos reconhecidos como importantes para a colectividade. Mas uma comunidade escolar, como é a nossa, integra jovens que se estão a formar para a vida, portanto, para interagirem de forma socialmente aceitável dentro das comunidades a que pertencem ou a que venham a pertencer. Se é verdade que, neste como em outros casos, estamos todos sempre a aprender, a aprendizagem apresenta, aqui, uma significação especial. Importa, pois, fazer com que este processo inclua a consciencialização da natureza social e humana de cada um e o desenvolvimento de atitudes que levem o jovem estudante a interessar-se pelo conhecimento das situações criadas nas diferentes colectividades em que está integrado e a agir tendo em vista o bem comum.

Esta foi a ideia que esteve presente na criação do Clube de Cidadãos e foi com base nela que, neste ano, bem como em anos anteriores, se pensaram e realizaram as várias actividades. Com os projectos “Dez Milhões de Estrelas”, “Tenda da Paz” e “Construção de um Mural”, pretendeu-se sensibilizar e fazer reflectir sobre alguns dos problemas da Comunidade Humana, como o da guerra e o do consumismo. Ao celebrar-se o “Dia da Europa”, deram-se a conhecer os ideais em que se funda a Comunidade Europeia e fez-se ver a importância da participação de cada um na escolha daqueles que dirigem os destinos da mesma. Várias turmas, as que se envolveram no projecto “Parlamento dos Jovens 2006”, foram levadas a analisar criticamente a situação da Língua Portuguesa e da Segurança Rodoviária e a perceber, na prática, como é que, institucionalmente, se chega às propostas de resolução dos problemas da Comunidade Nacional. Uma visita ao Centro de dia de Santiago e a realização de duas sessões sobre o Trabalho de Voluntariado, permitiram o contacto com algumas realidades sociais da Comunidade Local. Com o objectivo de melhorar a “Imagem da Escola”, concretizaram-se algumas iniciativas em que se envolveu toda a Comunidade Escolar. Uma delas consistiu na elaboração de um manifesto, dirigido ao Director Regional de Educação, sobre o estado de degradação das infra-estruturas da Escola, que foi assinado por 717 elementos da mesma comunidade.

Como se pode ver, houve uma tentativa de apresentar e levar à prática um conjunto de propostas que se relacionassem com os diferentes níveis de pertença do estudante, e não só, à Comunidade. Qual será o desenvolvimento deste trabalho? Não estando, ainda, definidas as condições em que este vai ser realizado no próximo ano lectivo, sabe-se onde é necessário chegar, mas não exactamente o que é possível fazer. A reflexão, o diálogo e a imaginação irão, certamente, dizer qual o caminho a seguir nas novas circunstâncias criadas.

Clube de Cidadãos


1 - Editorial      2 - Contos tradicionais portugueses     3 - Água nossa de cada dia...
4 - Assim vai o ensino em Portugal    5 - Os cais da cidade     6 - Do Amor
7 - Acerca da poesia de Mário Beirão     8 - Clube de cidadãos   9 - Colóquio Percursos do acanto
10
- A Senhora Colette   11 - Hora do Recreio


 

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