Página 14

Boletim da Biblioteca    

  

Na Biblioteca encontras jornais e revistas que proporcionam uma informação rápida sobre assuntos variados: "Super Interessante", "Informática", "National Geographic", "Visão", "Auto Foco", "Jornal de Letras", etc.

Folheámos o “J. L.”. Destacamos o depoimento que José Saramago prestou telefonicamente, a propósito de um artigo sobre a “Vida de Escritor”:

«A expressão “vida de escritor”, do meu ponto de vista, não tem grande sentido. Parece que o escritor teria de viver de uma maneira especial pelo facto de ser escritor.

Falando do meu caso, não nasci para ser escritor. Há escritores que, efectivamente, nascem com uma biblioteca em casa, têm uma educação séria e, numa espécie de movimento natural, começam a interessar-se pela escrita. E escrevem.

Eu nunca tive projectos de vida, nem de escritor, nem de qualquer outra coisa. E nunca tive ambições, nunca pensei a minha vida em termos de carreira. As coisas foram simplesmente acontecendo.

Quando me deram o Prémio Nobel, numa conferência de imprensa, em Frankfurt, disse: “Eu não nasci para isto! Mas tenho-o”. Provavelmente, em todas as coisas é preciso um pouco de sorte. Quantos escritores andam por aí, em todo o mundo, que não conseguem romper a indiferença dos editores. E muitos poderiam ter uma reacção positiva por parte dos leitores. Quando falo de sorte é no sentido de estar no sítio certo, no momento certo. O sítio certo pode ser uma editora que se interessa por um livro, e o momento certo pode ser aquele em que, por qualquer motivo, esse livro ganha uma dimensão quantas vezes inesperada e chega aos leitores. Porque se não temos leitores, não temos nada. Talvez pareça um pouco excessivo, mas do meu ponto de vista, a obra completa de um autor só é realmente completa se se publicam dois ou três volumes com as cartas dos seus leitores.

A vida de escritor para mim não tem qualquer sentido. Parece que obriga a uma certa pose, a uma certa forma de comportamento. E o escritor faz um trabalho, nada mais.»

"J. L.", n.º 978 de 26 de Março a 8 de Abril, 2008 




Escola Secundária José Estêvão

Endereços:

Da página da Escola: http://esje.edu.pt
Do blog da Biblioteca:
http://domuslibrorum.blogspot.com

Ficha Técnica:
Coordenação:
José Manuel Caseiro
Redacção e edição:
 Fátima Nunes; Luzia Blard; Susana Santos
Colaboração:  Rosa Maria Tavares; Mari Franciele; Lin Qia Min; Ana Castro; Ana Correia; Vanessa Gonçalves; Henrique de Oliveira

 

BE-Natureza e futuroNotíciasOutros textos: 25 AbrilM. FrancieliFalámos com...Novo acordo ortográficoEscrever AveiroFolheando


  Página anteriorPágina inicialPágina seguinte