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ESCOLA
SECUNDÁRIA DE
JOSÉ ESTÊVÃO

 



Nesta edição:

 

 
BE - Natureza e Futuro -  J. Caseiro

 1

Notícias

 2

Outros textos...
a propósito do 25 de Abril

 3

Um texto de
Mari Francieli

 4

Falámos com Rosa Maria Tavares e Lim Qia Min

 5

O Novo Acordo Ortográfico

6

Escrever Aveiro»
Ana Castro, Ana Correia, Vanessa

 8

Folheando

 14



Boletim da
Biblioteca

  Ano II,  N.º 6

Abril a Maio de 2008

B

 

oletim publicação periódica que constitui o órgão de divulgação de uma entidade.
In: Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea

Biblioteca Escolar - natureza e futuro

Pela sua natureza, compete à Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) cooperar na implementação de acções tendentes ao desenvolvimento de condições e factores capazes de consolidar matrizes de aprendizagem e de leitura.

Diversificando âmbitos e estratégias de intervenção, a BE/CRE vai ao encontro dos seus utentes, contribui para que a leitura possa ser proficuamente estimulada, revigorada e encarada quer como enriquecimento quer como entretenimento.

Enquanto lugar propício ao desenvolvimento de actividades de leitura, a BE/CRE pode proporcionar experiências, estimular perguntas, fomentar a troca e a partilha de palavras, entusiasmos, afectos, surpresas.

Assim, deve a BE/CRE promover actividades capazes de suscitar e desenvolver o gosto pela leitura e servir de elemento articulador entre esta competência essencial e conteúdos curriculares diversificados, constituindo-se como foco irradiador de animação de actividades de leitura tão interessantes quanto produtivas, assentes na transversalidade de saberes e áreas disciplinares a montante e a jusante das aulas.

Imaginamos a BE/CRE como um grande livro, cada capítulo um assunto, cada página um livro. Podíamos até parafrasear Jorge Luís Borges quando afirma que dos instrumentos inventados pelo homem, todos são extensões do seu corpo, só o livro é a extensão das sua imaginação e da sua memória.

E como a imaginação e memória humanas não têm limites, teremos uma biblioteca/livro sempre inacabada, sempre presente e futuro. Sim, porque hoje memória é presente.

Preferimos a biblioteca como perspectiva de futuro, adjuvante das novas leituras e literacias. Ser capaz de ler, não é hoje suficiente para compreender o mundo em que vivemos, na sua extensão e complexidade. Outras competências se impõem, da informática ao consumo, da informação à visualização.

A Biblioteca Escolar é pois mais que um espaço físico ou um conjunto organizado de recursos. É e deve continuar a ser um instrumento de combate às iliteracias, um suporte aos processos de ensino-aprendizagem, um lugar de conhecimento e não um depósito de informação, um organismo dinâmico e capaz de apoiar novas motivações, novas estratégias e novas pedagogias.

Está quase a fechar-se o ciclo de mais um ano lectivo. Estivemos por aqui durante todos este tempo.

Conhece a Biblioteca Escolar da ESJE?

José Manuel Caseiro


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