Assim, tendo em conta os objectivos a
alcançar e os planos a cumprir, configura-se, a título
meramente exemplificativo, a colaboração da BE nas
seguintes actividades:
●
levantamento de oportunidades de colaboração com os
departamentos, clubes, projectos, etc.;
● organização
do apoio da BE nas Áreas de Projecto e Estudo
Acompanhado;
● produção de
materiais didácticos e de apoio (impressos, digitais,
multimédia);
● análise da
articulação da BE com os programas curriculares e
projectos em curso, de modo a determinar as competências
de informação que podem ser desenvolvidas na BE, na sala
de aula ou noutros espaços escolares;
● cooperação
no desenho e execução de um programa de fomento de
competências de leitura e escrita;
● promoção da
formação (tipologias diversas) dos docentes em
competências de leitura e de informação;
● estímulo à
formação autónoma na BE, sugerindo técnicas de
investigação, de consulta e de trabalho quer individual
quer cooperativo.
Aos docentes cabe também um papel
importante na relação Escola/BE, uma vez que são
simultaneamente actores e espectadores no palco que a BE
também deve ser. A sua colaboração pode estender-se a
outras actividades (a lista não é exaustiva) tão
relevantes como: divulgar os recursos da BE junto dos
alunos, de modo a promover a sus utilização autónoma;
acompanhar os alunos à BE; participar na organização
conjunta de actividades de leitura e animação pedagógica
na BE; motivar os alunos para a frequência da BE;
incluir a BE nas suas actividades curriculares e de
complemento curricular; apoiar a BE no processo de
recolha, selecção e tratamento da informação, …
A gestão intermédia e a de topo, na
Escola, devem igualmente contribuir para o sucesso da BE,
cabendo-lhes o papel de facilitadores em diferentes
vertentes. A estes elementos estão reservadas
competências como a criação de condições organizacionais
da BE (gestão dos espaços, atribuição de horas e
créditos horários), procedimentos administrativos
(verbas, equipamentos, pessoal), a salvaguarda de uma
utilização flexível e adequada da BE, a mobilização de
apoios e recursos externos e, de importância relevante,
a liderança e o apoio no envolvimento dos docentes,
através de acções de informação, sensibilização e
formação eventualmente centradas na própria biblioteca.
A BE é uma construção diária que deve
envolver toda a escola.
José Caseiro – Coordenador da BE-CRE