BOLETIM   CULTURAL   E   RECREATIVO   DO   S.E.U.C.  -   J.  ESTÊVÃO


2001 - Entrada do Milénio - Ano Europeu das Línguas - Comemoração dos 150 Anos da criação do Liceu de Aveiro

PÁGINA 1
Editorial

Arsélio Martins

PÁGINA 2
Medidas Peda-
gógicas

João Paulo C. Dias

PÁGINA 3
Dificuldades
escolares no
SEUC Sec.

Helena Silva &
Rosário Ruivo

PÁGINA 4 
A árvore da
amizade
Um olhar sobre
a velhice
O poeta
Ana Cláudia Almeida / Ana
Maria Silva /
Liliana Borrego

PÁGINA 5
Contos portugueses
A riqueza e a
Fortuna

PÁGINA 6
11 de Setembro de 2001

PÁGINA 7
Natal 2001:
Um conto e um
poema
João Paulo Correia & Henrique J. C. de Oliveira

PÁGINA 8
Ciência na nossa
Vida
Núcleo de Estágio
de Fís.-Química

PÁGINA 9
Braga - A minha
cidade
Paulo Soares

PÁGINA 10
S. Martinho festejado
na escola

H.J.C.O.

PÁGINA 11
Tempo
Isabel Bernardino

PÁGINA 12
Divulgação e
Internet

H.J.C.O.

PÁGINA 13
Francês - Actividades
extra-curriculares
Alunos de Francês

PÁGINA 14
Se bem me lembro
Paula Tribuzi

PÁGINA 15
Hora do Recreio

PÁGINA 16
Fac-símile da 1ª página

 


Tempo


Todos os dias vivemos mergulhados no tempo. Usamo-lo como categoria de referência das nossas vivências, mas raramente nos interrogamos sobre ele. Afinal o que é o tempo? Existirá mesmo, como uma realidade em si? Porque fazemos a correspondência do tempo com os movimentos dos ponteiros do relógio? Qual o fundamento desta correspondência?

Deixemos as respostas para os físicos e para a ligação estabelecida entre o tempo e o movimento que produz as mudanças.

No plano filosófico, também Kant se confrontou com o gigante a que chamamos tempo. Concluiu que nada mais é do que uma condicionante do sujeito, que limita o homem na sua relação com o mundo dos fenómenos. Chamou-lhe uma forma a priori da sensibilidade.

Existe outro domínio do tempo que nos toca muito mais: o tempo vivencial, o tempo psicológico - o tempo do passado, do presente e do futuro. É este tempo que carregamos na nossa subjectividade e que podemos catalogar como um tempo feliz ou um tempo monótono.

Bastam por vezes umas horas de bem estar para dar sentido à rotina do dia a dia. E se, tal como Sísifo, carregamos o rochedo às costas, também neste tempo monótono surgem brechas de luz, que dão sentido ao presente, reconstroem o passado e orientam o futuro. São estas brechas que surgem como alternativas, que nos fazem repensar o projecto de vida. O que está aqui e agora, mas também o que pode ser feito (futuro), de modo a realizarmos velhos sonhos ocultos do passado.

O regresso à escola é uma brecha que pode lançar luz na monotonia do presente. De novo sentados nas “velhas” carteiras, olhamos o quadro negro e o tempo que rodopia e nos leva de volta... E lá, bem no fundo, ouvimos de novo a voz da nossa professora que pergunta: - Então João quantos são dois vezes dois? Ah! O tempo... Como ele voou!

Mas o mistério continua. Porque é que lá bem dentro do meu coração tudo continua igual? Vejo-me menino a descobrir a vida e, sem querer, olho o espelho e vejo a outra face do tempo - o presente.

Algumas rugas sulcam-nos já o rosto. E o olhar do outro confirma-nos o tempo exterior, o tempo da mudança.

É neste tempo de mudança que aproveitamos para de novo, na escola, libertarmos as nossas asas de gaivotas cansadas e olharmos o mundo e os outros de maneira diferente. E construiremos tantas alternativas quantos os olhares no presente elucidem o passado. Porque, como Hamlet, o tempo, o nosso tempo, reduz-se a isto: «Ser ou não Ser». E é neste fluir que transformamos o mundo - o nosso mundo - e damos sentido às aprendizagens que vamos realizando neste “novo” regresso à escola.

Isabel Bernardino

 

 

COMO UMA BOA MANEIRA DE PASSAR O TEMPO É FAZENDO OS PASSATEMPOS, SALTEM PARA A PÁGINA RESPECTIVA E VOLTEM AQUI APENAS QUANDO TIVEREM PASSADO UM POUCO DO VOSSO TEMPO DE MANEIRA AGRADÁVEL.

Palavras cruzadas

HORIZONTAIS: 1-Apex;adir 2-avançar 3-If; Pó 4-Negro; sílex 5-Ar; ló 6-Ur; vil; ro 7-Ul; tó 8-Valsa; lutar 9-Ás; Sá 10-Catânia 11-Casa; Irão

VERTICAIS: 1-Sina; uvas 2-férulas 3-Pá; cá 4-Évora; osgas 5-Xá; te 6-Nu; aia; vã 7-Ac; ni 8-Valsa; punir 9-Ir; aa 10-Pelotas 11-Roxo; oral

DESCOBRIR AS DIFERENÇAS

Banco de trás mais avançado; antena mais baixa; botija de gás; janela do atrelado; tejadilho do atrelado; escadas da porta; porcas das rodas; ausência de sigla na imagem inferior.


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