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Fez História / Fará História |
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XXV Olimpíadas da Matemática |
O Coordenador do Grupo
de Matemática |
Decorreu no dia 8 de Novembro a primeira
eliminatória das XXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Os enunciados, soluções e critérios de correcção da
primeira eliminatória podem ser consultados em
http://www.mat.uc.pt/~opm/
Na nossa escola, participaram 11 alunos da categoria
A e um aluno da categoria B.
Em nome do grupo de professores de Matemática e de
toda a comunidade escolar, a todos o nosso obrigado pela vossa
participação e boa sorte para as etapas que se avizinham.
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A
nossa escola na Galeria dos vencedores
http://www.mat.uc.pt/
opm/OPM/vencedor.htm
4
em Finais Nacionais
1983
1 aluno na categoria A
1984
2 alunos na categoria B
1987
1 aluno na categoria B |
Será que iremos inscrever, este ano
lectivo, mais alguns na galeria de vencedores? Os resultados da
primeira
eliminatória são bastante
animadores. Outras etapas terão que
ser ultrapassadas. |
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A 2ª eliminatória, nível regional, realizar-se-á na nossa
Escola a 17 de Janeiro pelas 15:30 |
Organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de
Matemática, as OPM são um concurso de problemas de matemática,
dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do
ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela
matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem apelo à
qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos
estudantes e são factores importantes na determinação das
classificações, o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância
da resolução.
Devido ao desenvolvimento mental inerente à idade dos
participantes e à maturidade matemática que decorre do
aprofundamento das matérias escolares, os participantes são
divididos em três categorias:
Pré-Olimpíada destinada a alunos que
frequentem o 7º ano de escolaridade, sendo aberta a participação a
alunos que frequentem os 5º ou 6º anos de escolaridade;
Categoria A para 8º e 9º anos;
Categoria B para o Ensino Secundário.
Para as categorias A e B, as OPM decorrem em três
fases:
uma
Primeira
Eliminatória, que se realiza em todas as escolas que
manifestem a intenção de participar, sendo aberta a todos os alunos;
uma
Segunda
Eliminatória, que funciona como uma final regional, que
decorre em algumas escolas do país;
uma
Final Nacional,
que decorre numa escola que aceite a sua organização; em que
participam 30 alunos de cada uma das categorias, seleccionados na
segunda eliminatória.
Tal como é expresso no regulamento das OPM um dos
objectivos do concurso é a detecção precoce de vocações científicas
e, em particular, para a matemática. É com agrado que se verifica
que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado
carreiras científicas que auguram bastante sucesso.
Adaptado do site das OPM |
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Conferência promovida pelo grupo de Filosofia
O Corpo e os seus Valores na Cultura Contemporânea |
Prof. Eunice Pinho |
Como nos referimos ao nosso corpo? O que significa a expressão “o
meu corpo”? Será que o meu corpo se distingue de mim do mesmo modo
que os meus óculos? Por que razão dizemos “dói-me a cabeça” e não
“dói a minha cabeça” ?
Foi com estas questões que o
Professor Doutor João Maria André iniciou a sua conferência, na
Biblioteca da nossa Escola, no dia 10 de Novembro de 2006.
Ao modo como nos relacionamos com o
nosso corpo corresponde uma determinada concepção do mesmo. Assim,
podemos partir de uma noção do corpo como objecto / instrumento ou
da ideia do corpo como sujeito, vivo, pessoal, que é constitutivo
de nós.
Na segunda metade do séc. XX,
assistiu-se a uma explosão do corpo na cultura, da qual somos
herdeiros. Surgem novos valores que se traduzem em práticas como o
culturismo e as artes da produção do corpo (body modification), o
desenvolvimento da cirurgia plástica, etc.. |
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No que diz respeito aos valores
estéticos, há o culto de determinados padrões de beleza e, do ponto de
vista ético, colocam-se questões acerca do que podemos ou não fazer
com o nosso corpo – o que envolve domínios como o aborto, o dopping,
a manipulação genética, a eutanásia, por exemplo. Mas há também aqui
valores de carácter económico, pense-se nas companhias de seguros e
nos chamados seguros de vida.
As artes da produção do corpo podem
espelhar uma relação com o corpo como sujeito ou como objecto. As
marcas corporais como as tatuagens e piercings, se inicialmente eram
sinónimo de integração em grupos como o dos marinheiros, soldados,
prisioneiros e de pessoas socialmente relegadas, passam a ser
valorizados por grupos juvenis. O pressuposto filosófico das marcas
corporais é do corpo inacabado, que pode ser construído, corpo em
devir. Assim, essas marcas constituem formas de afirmação de
pertença a grupos, identidade cultural, mas também significam um
corpo que se diz através das marcas que lhe faço. Contudo, as
identidades proporcionadas pelos piercings e tatuagens foram hoje
absorvidas pela lógica de mercado, não constituindo já, a maior
parte das vezes, marcas de individualidade. David Le Breton, que
estudou esta questão, mostrou que é possível construir uma semântica
das marcas corporais. Podem significar um momento crucial da vida,
remeter para uma estética da presença, quando se pretende que olhem
para nós, constituir uma narrativa em que nos contamos a nós mesmos
nessa memória à flor da pele, ou podem ser um modo de erotizar uma
parte do corpo.
Quando queremos fazer uma tatuagem
ou colocar um piercing, devemos pensar no que realmente pretendemos:
assumir o nosso próprio corpo ou fazer dele um objecto? Não
encontramos no discurso do filósofo, João Maria André, uma
crítica a estas marcas, apenas um convite à reflexão sobre o seu
significado.
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1ª
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Desertificação: Inquérito -
Cultivar o Deserto -
Desertificação, uma miragem? -
Desertos - Sara -
Tratar os lixos
Economia e poluição atmosférica -
Natal e Ano Novo na Rússia -
Presépio português -
House=Love Generation? -
Pena de morte - Para a
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Creches ou
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