Depoimentos dos
alunos do 10º D |
|
Imagens criadas
por alunos do 10º B na aula de TIC |
|
Núcleo de Estágio de
Electrónica/Informática |
|
"Uma imagem vale mais do que mil palavras."
Conhecemos uma imagem como aparece, tratada, "valendo mais do que
mil palavras", mas nas aulas de TIC vamos mais além, falamos da
composição das imagens, dos seus formatos, e tudo o que isto
envolve, como por exemplo a percepção da imagem pelo olho.
Esta matéria permite-nos divertir, ser originais e criativos
enquanto aprendemos.
João Romão e André Marques |
Nas aulas de TIC, trabalhámos com
imagens, ficando
cada vez mais
conscientes da importância da
imagem no nosso quotidiano. Descobrimos formas mais fáceis
e eficazes de tratar imagens.
António Beça Pereira e António Ramos
|
Joana Lopes e Eliana Gomes |
|
|
|
A fotografia surgiu como uma inovação tecnológica do século
XIX e como substituição prática e barata do retrato pintado. Hoje,
temos a possibilidade de adquirir máquinas fotográficas digitais e
analógicas a baixo preço e de reviver as nossas memórias visuais num
computador, embelezando-as e transformando-as por completo. Existem
programas que nos ajudam a fazê-lo de uma forma prática e simples,
como o GIMP, Photoshop e outros...
Nas aulas de TIC, temos vindo a perceber determinadas coisas como,
por exemplo, porque é que os olhos ficam vermelhos nas fotos
nocturnas. Através do GIMP, pudemos dar mais contraste ou
luminosidade a fotos que na nossa máquina não ficaram bem, ou
colocar efeitos que tornam as fotos mais engraçadas.
Diogo Ramalheira e Hugo Magalhães |
Existem muitos
formatos de
imagens, e nós
utilizámos os
formatos mais
frequentes: GIF,
JPEG, BMP, TIFF.
Andreia Galante e Joana Ferreira
|
Francisco Trancoso e Hugo Soares |
|
|
|
Nos dias de hoje é muito importante saber trabalhar com a imagem
digital. Vimos um pequeno vídeo que fazia uma pequena introdução a
este tema: apresentava as características da cor, os formatos da
imagem, a estrutura do mapa de bits e a estrutura vectorial, e a
digitalização de imagens.
Analisámos cada um destes pontos fazendo uma tarefa e vimos que a
cor tem uma certa profundidade, aprendemos o modelo aditivo da cor
(da combinação de três cores resulta um certo tom na tela de
televisão ou computador) e o modelo subtractivo (quando um objecto
absorve todas as cores da luz emite apenas uma cor – percepção do
olho humano).
Catarina Pinto e Vânia Almeida |
Nas aulas
já fiz
as minhas
próprias fotos
tipo passe.
Pedro Ferreira |
Ana Caçola e Liliana Amaral |
|
|
|
Em cada aula aprendemos coisas diferentes. Já aprendemos a corrigir
os olhos vermelhos das fotos com o programa GIMP. Achamos que a
aprendizagem do funcionamento deste programa pode ser muito útil. No
caso das fotografias com olhos vermelhos, detestamos quando estas
assim ficam e não temos maneira de remediar esta situação, mas com
estes novos métodos que temos aprendido é muito fácil corrigi-los.
Carisa Martins e Patrícia Costa |
É útil e
importante saber
como utilizar
o GIMP, uma vez que
nos oferece um
vasto grupo de
opções que nos são
úteis no dia-a-dia.
Rita Neves e Yusmary Martins |
Marco Barbosa e João Menezes |