1ª página

N.º 18

Junho 2006

VISITAS DE ESTUDO


Londres, uma meta a alcançar

Ângela Pereira - 11º D

 

Todos os que participaram nesta viagem funcionaram como uma família (bastante unida), fazendo as professoras papel de nossos pais.

Vinte e sete de Março de 2006, finalmente o resultado do trabalho e esforço de todo um ano estava prestes a concretizar-se, tinha chegado a hora de partirmos para Londres e estávamos todos muito ansiosos e expectantes.

Chegámos ao aeroporto de Heathrow ao meio-dia e pusemo-nos logo a caminho da pousada, todos eram muito simpáticos connosco e o clima entre nós era bastante divertido.

Houses of Parliament, Westminster Abbey, Big Ben, Convent Garden, Oxford Street, Science Museum, Madame Tussaud’s, Tower of London, National Maritime Museum, Harrods, Royal Observatory e Greenwich Markets foram apenas alguns dos locais que vimos e visitámos durante essa semana. Deslocámo-nos sempre de metro (o que parece mais difícil do que realmente é) e a nossa estação, em Camden, era Mornington Crescent.

Tudo em Londres é muito diferente de Portugal e isso notava-se em qualquer lugar, desde jovens estudantes com uniformes a caminho das escolas até crianças com cerca de seis anos num museu a fazerem e a responderem a perguntas sobre arte.

Regressámos no dia um de Abril, mas todos queríamos ficar mais uns dias, pois toda aquela semana fora uma experiência inesquecível.

Todos os que participaram nesta viagem funcionaram como uma família (bastante unida), fazendo as professoras (Helena Coutinho, de Inglês, e Isabel Santos, de Economia) papel de nossos pais. É com alegria e nostalgia que nos recordamos desta viagem… n


Gerês - 1 a 3 de Maio

Góis - 10 a 12 de Maio

Para terminar os três dias de Actividades no Gerês, cumpriu-se o percurso pedestre da Fenda da Calcedónia, que permitiu experimentar novas e fortes sensações.

Que prazer! Que aventura!

Antes do BTT, já se fizera canoagem (15km), paint-ball, orientação e tiro com arco. No terceiro dia, ainda o rappel, a escalada e o slide sobre o rio Boa. Disposição, espírito de sacrifício e capacidade física foi o que demonstraram alunos e professores. Que adrenalina!

 
Programas Juvenis da U.E.

Vânia Raquel Silva - 11º I

No dia 3 de Maio, no âmbito da disciplina de Economia B, algumas turmas foram à Universidade de Aveiro com o objectivo de conhecer programas juvenis que a União Europeia disponibiliza. Assim sendo mostro-vos aqui um breve resumo daquilo que nos oferecem. Fica atento…vais querer saber!!!

O Programa Juventude incentiva a participação de jovens oriundos de meios menos favorecidos, bem como de jovens portadores de deficiência. Os intercâmbios destinam-se a jovens entre os 15 e os 25 anos.

O Programa Leonardo da Vinci promove a cooperação transnacional entre os diferentes actores im-plicados no desenvolvimento da educação/formação profissional. Os intercâmbios para estes grupos-alvo têm, regra geral, uma duração de uma a seis semanas.

O Programa Sócrates II abrange todos os tipos e níveis de ensino, dirigindo-se especialmente a alunos e pessoal que intervém directamente na educação. n

 
Parchanas, um mundo por descobrir!

Daniela Madail e Mariana Mota - 10º A

Parchanas…O que dizer sobre as Parchanas? Parti-mos ao acaso, sem saber o que nos esperava.

Aquelas pessoas, que talvez nunca mais iremos ver, transmitiram tanta simpatia, mostraram-nos caminhos e proporcionaram-nos tantas novas experiências.

Armámo-nos em Janes, e eles em Tarzans, e logo a se-guir caímos da "Corda-Bamba". E depois? Nada melhor que um banho de lama. Voámos…e ao som do "largaaa", SPLASH no Sado!

Navegámos por águas calmas, vencemos obstáculos, fobias e insectos atrevidos.

Entre rochedos e arrozais, pedalámos. Muitos trocaram os pedais pelos banhos frescos na piscina, outros decidiram partir à aventura.

A aventura continuou e voámos mais umas quantas vezes, desta vez da "Torre" para o "deserto" Alentejano.

E as noites? Numa, nada melhor que cantar, dançar e conviver à volta do quentinho de uma fogueira. Na outra, tentar "assaltar o castelo:" entre solo desconhecido, rastejámos, caímos e o objectivo alcançámos.

E os habitantes sedentários? Acham que os podemos esquecer? Claro que não, aqueles são os verdadeiros habitantes das Parchanas. "Olá Alcatifa!", "Bom dia, Jericó!" – Burros de nome, mas de burros não têm nada.

Chegou a hora da partida! Entre beijinhos e abraços, sentimos realmente que as saudades estavam à porta, mas de uma coisa temos a certeza, iremos voltar!

"Pára já a mota" pois "Amanhã não venho"! n


1ª página - Editorial - Inauguração da Escola - Espaço poético - Fumo ou não? - Toxicodependência - Onde estão as mulheres?
Mestiço me confesso - Fomos ao teatro - Cenários para Garrett - Pensar o silêncio - A leitura no desassossegar das consciências - E se...
Olga, visão diferenteRepensar Escolíadas - Alunização e crise da Escola - Projectos Científicos - Jornadas Técnicas - Dia do Patrono
Algumas Palavras do PresidenteCinquenta anos de História - Visita à APPACDM - É bom ajudar - Londres, uma meta - Parchanas...
 Imagem digital - Jornadas Técnicas - Troca de saberes - Cruz Vermelha - Dia da Floresta - As árvores - Violência doméstica - Artes plásticas
Arte por antigos alunos - Energia renovável - Canguru matemático - Clube do Ambiente - Passatempos - A aventura de passear


Página anteriorInício da páginaPágina seguinte

Sec.ª M. Sacramento

16