BOLETIM   CULTURAL   E   RECREATIVO   DO   S.E.U.C.  -   J.  ESTÊVÃO


Elogio da Agressividade

Isabel Tomás   

 

Konrad Lorenz deixa mensagem de optimismo

Tentando fugir aos vícios resultantes duma herança idealista que desvaloriza os factores naturais do homem (porque exteriores), K. Lorenz, na obra A Agressão – uma História Natural do Mal, vai reabilitar a dimensão biológica do homem e demonstrar que também esta tem um interior - os instintos - que determinam sobremaneira o comportamento humano.

Como esta dimensão tem raízes profundas na hereditariedade, comungando das ideias evolucionistas, o autor mergulha no abismo da filogénese em busca dos alicerces da animalidade humana. O método utilizado foi o estudo atento dos comportamentos animais e a comparação entre essas observações e as da realidade humana.

Assim, o título da obra é consistentemente justificado pelo seu conteúdo. De facto, a análise a que Konrad Lorenz submete as relações sociais de homens e de animais desembocam nesse fenómeno - a agressão.

Lorenz tenta demonstrar como as pulsões agressivas estão presentes, quer nos animais, quer nos homens, e que a sua importância é vital para o seu desenvolvimento. A agressão foi e continua a ser fundamental na evolução e conservação das espécies, pois, no fundo, é ela que faz o indivíduo agir.

O autor prova ainda que a agressão natural não é gratuita; ela serve objectivos bastante concretos e essenciais, tais como, a defesa do território, a continuidade biológica da espécie, a obtenção de alimentos, entre outros.

No caso do homem, é a agressão, na variante que o autor denominou entusiasmo militante, que lhe permite realizar feitos civilizacionais, isto é, criar. Pode dizer-se que o acto de criar contém em si uma pulsão agressiva.

Contudo, se a agressão é o motor do desenvolvimento humano, não deixa de ser verdade que esta não se pode manifestar contínua e indiscriminadamente. Para que o indivíduo não viva em constante escaramuça e permanente perigo de vida a natureza dotou-o de factores inibitórios.

Se nos ratos é o cheiro característico de determinada comunidade que impede que os seus membros se ataquem mortalmente, no ser humano, além dos factores naturais, a cultura teve que acrescentar um sem-número de variantes, ou seja, o conjunto de normas e hábitos que regem determinado grupo. A agressividade natural do homem é diariamente inibida através da actualização desses factores, que consiste numa ritualização necessária para manter e reforçar a coesão social. Quem nunca se sentiu despeitado quando um conhecido não o cumprimentou?

Na actualidade, esse equilíbrio ideal entre as pulsões agressivas e os elementos inibitórios corre o risco de ruptura.

Este fenómeno tem explicações naturais e culturais: por um lado, os instintos humanos impelem o indivíduo à agressão; por outro, as normas sociais obrigam-no a retê-la. Acresce a isto o facto de os valores culturais estarem em crise de o afastamento entre as pessoas ser cada vez maior, apesar do incremento das comunicações. Verifica-se a desagregação dos laços criados pelo cerimonial de triunfo, que partilhamos com os gansos. Com efeito, cada vez menos se reconhece o outro como indivíduo, porque o conhecimento mútuo é dificultado a vários níveis.

O facto de já não ter que usar as suas pulsões agressivas contra a hostilidade natural leva o homem a acumulá-las, sobretudo sob a forma de entusiasmo militante. É por esse motivo que o século XX foi pródigo em grandes movimentos de massas. Infelizmente, alguns deles constituem uma memória pouco grata ao homem, como são os casos das Guerras Mundiais e do Holocausto. A mobilização das massas mais não é que a gestão e a manipulação hábeis das suas pulsões agressivas.

Face a este cenário preocupante da espécie humana, K. Lorenz propõe algumas soluções para a sua conservação e evolução, que assentam na reorientação da agressividade. Estas podem resumir-se no seguinte:

1. cultivar a fraternidade entre os povos, num alargamento da necessidade de encarar o outro como indivíduo e, consequentemente, respeitá-lo;

2. promover a educação média do ser humano; incentivar no ensino dos jovens o respeito pelos outros e pelos outros povos;

3. fomentar as competições desportivas entre nações (o desporto é um escape para a agressividade e uma forma de intercâmbio étnico-cultural);

4. estimular o acesso e o gosto pela ciência e pela arte (receptoras de pulsões).

Em suma, depreende-se da análise da obra referida, sobretudo, uma mensagem optimista e de crença nas capacidades da espécie. O autor defende que é necessário estar-se consciente e alerta para os perigos da manipulação do entusiasmo militante das massas e para a institucionalização da violência. Afirma, por outro lado, que é possível contornar as dificuldades provocadas pelos instintos agressivos e aproveitar o seu potencial através da reorientação dessas pulsões humanas para a criação e para a defesa dos valores culturais que visem o bem da Humanidade.

Isabel Tomás


Constituição da República Independente da Filosofia

Nós, os Filósofos, sob a protecção de Minerva e de Dionísio, decretamos e promulgamos a Constituição da República Independente da Filosofia, sediada na Escola José Estevão.

Art. 1. A república Independente está organizada sob a forma de Sofocracia, regime anarco-sindicalista, exercido por filósofos, boémios, músicos, artistas e poetas.

Art. 2. Foram instituídos como símbolos da República de Filosofia, o mocho e a garrafa.

Art. 3. São cores da BANDEIRA DA República da Filosofia, o preto e o verde.

Art. 4. Todos são iguais quando entram nesta República mas diferentes quando partem

Art. 5. Sempre que algum filósofo se exceda no domínio da noite, fica equiparado a menor.

PARÁGRAFO ÚNICO. Cabe aos restantes membros da República Filosófica dar assistência psicológica e reconduzi-lo ao bom caminho.

Art. 6. A República Independente da Filosofia é o território da paz, das lutas pela sabedoria e da felicidade compartilhada.

Art. 7. Na República Independente da Filosofia, situada no Extremo Ocidental da Península Ibérica, fica abolido o pecado.

PARÁGRAFO ÚNICO. Todas as noites serão noites de lua cheia.

Art. 8. Na República Independente da Filosofia o sistema de preços é capitalista e o sistema de pagamento é socialista.

Art. 9. É criado um Notário para oficializar e registar conversas e promessas que levem à descoberta da sabedoria.

Art. 10. Fica assim criado o Património Histórico da Filosofia com o objectivo de Preservar o ecossistema teórico-alcoólico da noite, e conduzir a imaginação para mundos insuspeitos.

Setembro de 1999 - Isabel Bernardino


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