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Artes - Letras - Ciências
Suplemento do n.º 261 do "Litoral"
Outubro de 1959, Ano I, n.º 2
págs. 1, 2 e 4

 

TRAGÉDIA e COMÉDIA

conceitos e realizações

ensaio de ALBERTO PIMENTA
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A existência dos dois géneros (Tragédia e Comédia) tem sido justificada, no plano da construção, pela ideia ou pelo fim, no plano da realização, pela forma ou pelo processo; assenta-se normalmente em que o plano de construção da Tragédia diverge do da Comédia no desenvolvimento Interior da ideia e na diversidade do fim, e, consequentemente, em que o    plano de realização da Tragédia diverge do da Comédia no desenvolvimento exterior da ideia (forma) e no processo histriónico escolhido (processo particular aplicado). Mas, como TEATRO é designação usada para uma expressão artística que, através de vários processos construtivos, se manifesta por vários sucessos de realização, a construção de uma peça, em Teatro, é apenas um momento da realização, e, /página 2/ portanto, para se atingir um conceito de género dentro de tal medida, interessa apenas a realização conjunta, total e final, tomada a partir dos efeitos determinados (os efeitos determinantes interessam só à apreciação).

Ora, Comédia e Tragédia são géneros que só abusivamente cabem dentro dos quadros da análise literária, porque não são totais pela ideia e pela palavra; enquanto Poesia e Romance se acabam precisamente em ideia e palavra, estas, na Tragédia e na Comédia, são elementos carecendo de vida pela forma, uma forma que os conduz e que nunca deve ser conduzida por eles. Comédia e Tragédia são géneros que, portanto, não cabem dentro de conceitos antagónicos, porque, como elementos contributivos, contribuiriam então para a dispersão, e, porventura, para o aniquilamento da arte que servem. Uma arte é uma unidade, e, com mais ou menos parcelas, mais ou menos irisada, não deixa de ser uma unidade válida; ora, a unidade pode atingir-se por caminhos diferentes ou por somas de parcelas diferentes, mas nunca por caminhos ou somas de parcelas divergentes – e por isso nos encontramos no momento de análise conceptual que exclui a divergência:

— Tragédia é a realizaçãoem-Teatro dada através de uma sublimação de atitudes interiores e de uma consumação da acção.

— Comédia é a realização-em-Teatro dada através de uma reprodução de atitudes exteriores e de uma interrupção da acção.

(Os termos sublimação de atitudes e reprodução de atitudes dizem respeito ao primeiro momento da realização - construção; os termos interior e exterior dizem respeito ao segundo momento - momento final dá realização). Assim, onde o primeiro momento é feito de uma sublimação de atitudes, o segundo momento acaba-se no plano interior da expressão espiritual e simbólica; onde o primeiro momento é feito de reprodução de atitudes, o segundo momento acaba-se no plano exterior da expressão pelo gesto (expressão material). A acção é toda interior ou toda exterior e, como a acção interior não se compadece com interrupções, a consumação dá-se em vida de cena, e, como a acção exterior é toda imediata, acontece haver sempre um momento susceptível de interrupção. Pode dizer-se que também a Comédia se tece com elementos interiores, espiritualmente válidos, mas fá-lo aplicando-lhes um domínio formal determinante, isto é, tece-os pela aparência significativa, momento exterior de uma essência discutível. A Comédia não procura eternizar-em-si o cerne do conflito, mas reproduzi-lo em alheamento – o conflito é que, em circunstâncias idênticas, pode repetir-se e eternizar o quadrado artístico que o reproduziu. A Tragédia, debruçando-se até ao fundo, alarga o conflito por dentro e expõe-lhe a pele mais íntima em símbolo a pedir atenção eterna. Claro que para um conflito contribuem momentos ajustados, e, por exemplo, um domingo de campos verdes, com sinos, outras gravatas e muito sol, ou um meio-dia de semana com operários partidos pela cinta, céu enfarruscado, cestas escuras de almoço e outra gente apressada são cenas de Teatro ou para Teatro, mas cenas parciais, agora carecendo de ideia e palavra, à espera, portanto, de reprodução para os sentidos imediatos ou de sublimação pelo espírito. Reproduzindo, a Comédia deduz; sublimando, a Tragédia induz.

De posse dos conceitos, interessa agora averiguar quais os processos necessários para uma realização total; e interessa também saber até que ponto os dois géneros são susceptíveis de enxerto ou combinações (uma vez que está excluído o conceito de antagonismo).

— Os processos a adoptar são todos-interioridade ou todos-exteriorização. Na realização final da Tragédia, a ideia (acção interior) comunica-se ao processo e é transposta para os vários elementos de cena: cenário, luz, guarda-roupa, caracterização; na realização final da Comédia, estes mesmos elementos todos-exteriores vivem e contribuem para o sucesso final da reprodução. Não há divergência de processos, mas, diferença de aplicação dos processos. Para o demonstrar, escolhamos, ao acaso, elementos de peças clássicas e modernas:

Em «A longa Ceia de Natal», tragédia de costumes de Thornton Wilder, exige-se, em desenvolvimento de acção, a concretização cénica duma ideia toda-interior – a morte; essa concretização é realizada em cenário por uma porta de fundo simbólica; na mesma peça, o envelhecimento, ideia interior da acção, é realizado em cena por um acrescento de caracterização feito à vista do público (colocação de cabeleiras) – as ideias-interiores é que se transpõem para o esquema cénico. Em «O Auto da Índia», comédia de costumes de Gil Vicente, a porta da casa da Ama é construída de maneira a facilitar a reprodução dos elementos de acção-exterior, e a caracterização é feita não para exprimir a ideia-interior, mas para imprimir veracidade à reprodução /página 4/ exterior da ideia. Há uma dependência oposta: na Tragédia, a ideia (esquema interior) determina os elementos de cena; na Comédia, estes ajudam a construir e a explorar a situação (esquema exterior).

Novo exemplo: na comédia «Pigmalião» de Bernard Shaw, a linguagem da florista é reprodução, mero elemento exterior, explorado momentaneamente por contraste... e por necessidade; não há um determinismo íntimo ou simbólico que force aquela linguagem. Em «A Casa de Bernarda Alba» de Garcia Lorca, até os nomes das personagens são simbólicos, porque vão ser ditos em cena, e são, só por si, possuidores da ideia que está a desenvolver-se, e não elaboradores ou ajudantes de elaboração da cena em movimento.

Viu-se, por outro lado, que a Tragédia se realiza, ao contrário da Comédia, até à consumação da acção – de facto, uma atitude interior, espiritualmente completa, tende para a libertação e, nesse ponto, consuma-se inexoravelmente em frustração e dor; um momento altamente interior deixaria de o ser (e a Tragédia acabaria) no momento em que abdicasse do seu propósito de ascensão. Um momento exterior, que, por depreciação, pode inclusivamente conter uma raiva momentânea, uma paixão ridícula ou uma ambição baixa, interrompe-se (e muito bem) com um cair de pano ou com um ponto final, depois de exploradas as atitudes e as palavras que o conduziram. Assim chegamos à aparente irredutibilidade dos géneros, e aparente, porque o Teatro de hoje, por título alheio a esquemas, tem entretanto cavado nos dois campos (cada vez mais próximos e dolorosos) e, desta maneira, conseguido realizações de equilíbrio perigoso, só atingido em plenitude por mãos aguçadas pelo génio.

A conjugação dos dois géneros, de molde a produzir um terceiro que não seja o circo, é tarefa de altas proporções – quando cada papel é expressão e símbolo simultâneo de uma ridícula frustração individual e de um desencontro no alto plano sociológico, o diálogo e a realização final ameaçam tornar-se num labirinto sem solução. Por outro lado, a conjugação de esquemas e de atitudes pode levar a um resultado de torturante beleza e poder, como, por exemplo, em «Espera de Godot» de Samuel Beckett: toda a peça é construída e realizada sobre uma reprodução-em-comédia de uma ridícula dor individual e, simultaneamente, sobre uma sublimação-em-Tragédia de um fatal desencontro de sociedades, e o resultado é um vaso magnífico de forma e de conteúdo ideal. Didi e Gogo aparecem nas nossas estradas e fazem-nos rir; mas a sociedade onde há «Didis» e «Gogos» faz-nos chorar. É tudo.

Alberto Pimenta

 

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