ARTE É A PROVA VIVA E CONCRETA QUE O HOMEM É CAPAZ DE RECONSTRUIR CONSCIENTEMENTE, E ISTO NO PLANO DO DESÍGNIO, A UNIÃO DA INTELIGÊNCIA, DA NECESSIDADE, DO IMPULSO E DA ACÇÃO CARACTERÍSTICA DA CRIATURA VIVA....A MAIOR REALIZAÇÃO INTELECTUAL DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE John Dewey |
VER, para além de olhar VER, para sentir VER, para se expressar Ver para Sentir, para ser sensível passa também pelo contacto com a obra de arte, como nesta proposta de trabalho. Ver para se expressar é uma necessidade vital da criança para se desenvolver num todo harmonioso. A expressão da criança é a relação entre o real e o imaginário, entre o
pensamento convergente, lógico, objectivo e o pensamento divergente, ilógico,
subjectivo. A obra de Vasco Fernandes assenta na criatividade e no domínio das tecnologias do desenho e da pintura. Também os alunos que produziram os trabalhos que constituem esta exposição, ao expressarem o que viram e sentiram, desenvolveram o seu imaginário, a criatividade e o domínio das tecnologias relativas às expressões utilizadas. Alda Maria Pereira Rodrigues, professora de Ed. Visual |
Desenvolvimento da
expressão gráfica na criança
Estádio da garatuja (2-4 anos) 1- Garatuja desordenada 2- Garatuja Controlada |
|
|
3 - Garatuja identificada | |
|
Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): até aos 2 anos - período
sensório-motor; 2 aos 7 anos - período pré-operacional.
Estádio pré-esquemático (4-7 anos) |
|
|
Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): 2 aos 7 anos período
pré-operacional.
Estádio esquemático (7-9 anos) |
|
|
Estádio realismo nascente
(9 aos 11 anos) |
|
|
Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): 7 aos 11 anos- período das
operações concretas.
Autores consultados: Piaget; Viktor Lowenfeld; Judith Burton; Herbert Read
Principal | Album da
exposição | Quem foi Grão Vasco? | "Adoração
dos Magos"
A arte uma janela | Grão Vasco
e o mar | Auto retrato | Desenhos das crianças | Olhar através da arte