VER, SENTIR, CRIAR

ARTE É A PROVA VIVA E CONCRETA QUE O 
HOMEM É CAPAZ DE RECONSTRUIR 
CONSCIENTEMENTE, E ISTO NO PLANO DO 
DESÍGNIO, A UNIÃO DA INTELIGÊNCIA, DA 
NECESSIDADE, DO IMPULSO E DA ACÇÃO 
CARACTERÍSTICA DA CRIATURA VIVA....A 
MAIOR REALIZAÇÃO INTELECTUAL DA 
HISTÓRIA DA HUMANIDADE 

John Dewey

VER, para além de olhar 
VER, para sentir 
VER, para se expressar 

Ver para Sentir, para ser sensível passa também pelo contacto com a obra de arte, como nesta proposta de trabalho. 

Ver para se expressar é uma necessidade vital da criança para se desenvolver num todo harmonioso. 

A expressão da criança é a relação entre o real e o imaginário, entre o pensamento convergente, lógico, objectivo e o pensamento divergente, ilógico, subjectivo. 
No nosso sistema de educação, como infelizmente em outros, o que é fulcral é o desenvolvimento do pensamento convergente, isto é, o que tem a ver apenas com uma parte do cérebro... e o resto? O pensamento divergente, a expressão, a criatividade? 
No entanto, ouvimos afirmar a toda a hora a inegável verdade de que a criatividade é essencial em qualquer campo da actividade humana, da ciência à arte, para que haja progresso e desenvolvimento. 
Os oceanos, as navegações, as descobertas têm na sua base criatividade, ciência, progresso tecnológico. 

A obra de Vasco Fernandes assenta na criatividade e no domínio das tecnologias do desenho e da pintura. 

Também os alunos que produziram os trabalhos que constituem esta exposição, ao expressarem o que viram e sentiram, desenvolveram o seu imaginário, a criatividade e o domínio das tecnologias relativas às expressões utilizadas. 

Alda Maria Pereira Rodrigues, professora de Ed. Visual
Viseu, Maio de 1998 

 

Desenvolvimento da
expressão gráfica na criança

Estádio da garatuja
 (2-4 anos)

1- Garatuja desordenada 

2- Garatuja Controlada

Guilherme
Guilherme Riquito 1 ano

Marta
Marta Riquito 2 anos

3 - Garatuja identificada

Beatriz
Beatriz Riquito 3 anos

Beatriz
Beatriz Riquito 4 anos

Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): até aos 2 anos - período sensório-motor; 2 aos 7 anos - período pré-operacional.
 
 

Estádio pré-esquemático
(4-7 anos)

Sebastião
Sebastião Machado 5 anos

Leonor
Leonor Carrilho 6anos

Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): 2 aos 7 anos período pré-operacional.
 
 
 

Estádio esquemático
(7-9 anos)

Helena
Helena 2º ano

Filipa
Filipa 3º ano


 
 

Estádio realismo nascente 
(9 aos 11 anos) 

Mónica
 Mónica 4º ano

Ana
Ana 6º ano 11 anos

 

Estádio de desenvolvimento psicológico (segundo Piaget): 7 aos 11 anos- período das operações concretas.
 

Autores consultados: Piaget; Viktor Lowenfeld; Judith Burton; Herbert Read
 
 

Anterior

Página principal

Seguinte


Principal | Album da exposição | Quem foi Grão Vasco? | "Adoração dos Magos"
A arte uma janela | Grão Vasco e o mar | Auto retrato | Desenhos das crianças | Olhar através da arte