Olhar através da Arte


 

A Temporalidade e intemporalidade da obra de arte, neste caso concreto da famosa pintura "Adoração dos Magos", permite um estimulante encontro com o passado e um desafiante questionamento do presente. 
A obra de arte emerge da História. Porém, ao invés de se reduzir a um facto artístico com valor histórico, a um momento criativo, gerado numa situação histórica concreta, é ela própria capaz, com a exemplaridade do seu valor, de suscitar uma infinidade de interpretações, leituras e execuções. 
Com efeito, olhar através desta obra é descobrir e procurar entender o modo como a problemática geral de uma época se reflecte na obra de um artista, e nela constitui forma e conteúdo. Em Viseu, logo nos primeiro anos do séc. XVI, o pintor Vasco Fernandes, e os que com ele trabalharam, representaram, pela primeira vez em toda a arte ocidental, um nativo das terras de Vera Cruz. É também daqui, e quase no final do milénio, tendo como mediador o olhar do artista, que se procura perceber tudo de novo... 
A Escola Grão Vasco, com a presente Exposição, vem confirmar que o contacto com as obras de arte constitui um dos mais interessantes estímulos à criatividade. Parabéns! 

Dalila Rodrigues 
Professora de História da Arte da E.S.E.V. 

O Índio Brasileiro
Desenhos baseados na observação do ameríndio brasileiro
representado no quadro "Adoração dos Magos", de Vasco Fernandes,
por alunos dos 5 aos 11 anos
 
 

Leonor
Leonor Carrilho 5 anos

Isabel
Isabel Mimosa 5 anos

Maria Emília
Maria Emília 7 anos

Maria João
Maria João 2º ano

Ana Teresa
Ana Tersa 3º ano

David
David 4º ano

Alexandre
Alexandre 5º G

Marco
Marco 6ºI


 
 
 

Anterior

Página principal



Principal | Album da exposição | Quem foi Grão Vasco? | "Adoração dos Magos"
A arte uma janela | Grão Vasco e o mar | Auto retrato | Desenhos das crianças | Olhar através da arte