Henrique J. C. de Oliveira - Sec. José Estêvão - Aveiro 2001

Esta parte do relatório seria fácil de elaborar, se nos limitássemos à apresentação da calendarização fornecida pelos formadores e disponibilizada através do servidor do prof2000. Além das datas, horas e local, fornece-nos todos os conteúdos abordados. Iremos retomá-los cronologicamente, a fim de efectuarmos uma breve reflexão acerca da importância que tiveram para nós.

-  4 de Setembro de 2001

A primeira sessão conjunta decorreu nas instalações da PT Inovação. Além de nos ter permitido ficar a conhecer todos os intervenientes, foi-nos apresentada a evolução histórica do Prof2000, o papel do líder de escola e fornecida a documentação relativa ao «Programa Prof2000».

- 5 de Setembro de 2001

A partir daqui, as sessões decorreram na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira. Após a apresentação do «site» do Prof2000, efectuámos a inscrição formal na acção e tomámos um contacto mais aprofundado com as «ferramentas de comunicação».

O aspecto mais importante para nós consistiu na configuração do MIRC, apesar de não sermos grandes apologistas do IRC. Continuamos a preferir comunicar com as pessoas em situação presencial. No entanto, consideramos que, em determinadas circunstâncias, é um recurso que não deve ser menosprezado. E se tivermos a hipótese de, em tempos futuros, podermos adicionar uma «webcam», então a situação de comunicação poderá adquirir novas potencialidades. Na falta da possibilidade de nos podermos encontrar «em carne e osso» uns com os outros para troca de ideias, as conversas das «segundas-feiras» são uma alternativa possível. Neste aspecto, o facto de termos tido necessidade de nos deslocarmos neste dia da semana a Coimbra só nos permitiu, durante o primeiro período, estar presente em duas sessões.

A «Lista-T»  é outro bom recurso de comunicação. Todavia, os líderes deveriam ter o cuidado de só a utilizarem quando a informação é do interesse geral. Não podemos concordar que se mandem para a «Lista-T» mensagens destinadas especificamente a A ou  a B, obrigando toda a gente a ler aquilo que não lhe diz respeito.

A parte talvez mais importante deste dia foi a constituição de grupos de trabalho, tendo em vista as actividades do NETD@YS, efectuadas entre 19 e 25 de Novembro.

Fizemos parte de um grupo de trabalho que reuniu as escolas de Aveiro (Sec. José Estêvão), Ovar (Sec. Júlio Dinis), Coimbra (Sec. D. Dinis) e Setúbal (Sec. Dom Manuel Martins).

Projectámos um trabalho colectivo envolvendo as quatro escolas subordinado ao tema «Janela sobre a cidade». O projecto tinha como objectivo levar os alunos das escolas envolvidas a um melhor conhecimento das quatro cidades, culminando na produção de um módulo para Internet com quatro temas: caracterização e localização de cada cidade, belezas naturais, alguns traços arquitectónicos e postal gastronómico.

Para um conhecimento mais aprofundado do projecto, consulte-se o plano de trabalho elaborado pelo grupo. Tendo em vista o envolvimento da Sec. José Estêvão, este foi apresentado na primeira reunião do Departamento de Línguas Românicas e Clássicas e aprovado. Com a colaboração de uma colega de grupo, apresentámo-lo à delegada do Departamento de Educação Visual e Tecnológica. Em reunião conjunta, foram acrescentadas várias sugestões. Do resultado desta sessão de trabalho foi dado conhecimento às outras escolas envolvidas no projecto, bem como aos formadores da presente acção para novos líderes. Quando tudo fazia supor que o projecto iria ser bem sucedido, tanto mais que as sugestões fornecidas pelo grupo de EVT tinham sido aceites pelas outras escolas, recebemos a informação, semanas depois, que o grupo de EVT não estava disponível para continuar com o projecto.

O total desinteresse e falta de empenhamento da escola em actividades envolvendo as novas tecnologias viria a revelar-se, uma vez mais, em Novembro. Apesar da dinamização efectuada na escola, de termos procurado envolver os núcleos de estágio, de termos contactado o grupo de professores de informática, de termos afixado mais de vinte cartazes por toda a escola, durante a semana do Netdays não apareceu ninguém. Não houve a mais pequena manifestação de interesse, nem mesmo por parte dos vários professores de informática, a quem demos oportunamente conhecimento da iniciativa.

Só não consideramos essa semana integralmente passada na escola como uma perda de tempo, porque tivemos o bom senso de levar o nosso material informático para a sala e conseguimos recuperar os 11 jornais publicados na Sec. Homem Cristo, entre 1989 e 1994. Estão neste momento consultáveis por toda a comunidade no endereço

../../sechcris/folha01/index.htm

 

Uma das actividades mais úteis desenvolvidas neste dia foi a que diz respeito à criação de formulários. Embora teoricamente os conhecêssemos, nunca lhes tínhamos dado o real valor como «ferramenta» facilitadora da comunicação entre os autores e os internautas.

Até à presente data, em trabalhos realizados no formato HTML, limitámo-nos a indicar, nas páginas relativas aos autores, o respectivo EMAIL. A apresentação de um formulário permite desde logo indicar a quem consulta as páginas quais as áreas mais significativas sobre as quais se pretende obter um «feedback». Por outro lado, o facto de na própria página haver um conjunto de campos para escrita, com os botões de limpeza e de envio, poderá funcionar como um incentivo a que o internauta vença a resistência do comodismo e procure expressar as suas próprias opiniões e críticas sobre o que está a consultar.

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