Esta parte do relatório
seria fácil de elaborar, se nos limitássemos à apresentação da
calendarização fornecida pelos formadores e disponibilizada através do servidor do prof2000.
Além das datas, horas e local, fornece-nos todos os conteúdos abordados.
Iremos retomá-los cronologicamente, a fim de efectuarmos uma breve
reflexão acerca da importância que tiveram para nós.
- 4 de Setembro de 2001 A
primeira sessão conjunta decorreu nas instalações da PT Inovação.
Além de nos ter permitido ficar a conhecer todos os intervenientes,
foi-nos apresentada a evolução histórica do Prof2000, o papel do líder
de escola e fornecida a documentação relativa ao «Programa Prof2000».
- 5 de Setembro de 2001 A
partir daqui, as sessões decorreram na Escola Secundária Jaime
Magalhães Lima, em Esgueira. Após a apresentação do «site» do
Prof2000, efectuámos a inscrição formal na acção e tomámos um
contacto mais aprofundado com as «ferramentas de comunicação». O
aspecto mais importante para nós consistiu na configuração do MIRC,
apesar de não sermos grandes apologistas do IRC. Continuamos a preferir
comunicar com as pessoas em situação presencial. No entanto,
consideramos que, em determinadas circunstâncias, é um recurso que não
deve ser menosprezado. E se tivermos a hipótese de, em tempos futuros,
podermos adicionar uma «webcam», então a situação de comunicação
poderá adquirir novas potencialidades. Na falta da possibilidade de nos
podermos encontrar «em carne e osso» uns com os outros para troca de
ideias, as conversas das «segundas-feiras» são uma alternativa
possível. Neste aspecto, o facto de termos tido necessidade de nos
deslocarmos neste dia da semana a Coimbra só nos permitiu, durante o
primeiro período, estar presente em duas sessões. A
«Lista-T» é outro bom recurso de comunicação. Todavia, os
líderes deveriam ter o cuidado de só a utilizarem quando a informação
é do interesse geral. Não podemos concordar que se mandem para a
«Lista-T» mensagens destinadas especificamente a A ou a B,
obrigando toda a gente a ler aquilo que não lhe diz respeito. A
parte talvez mais importante deste dia foi a constituição de grupos de
trabalho, tendo em vista as actividades do NETD@YS, efectuadas entre 19 e
25 de Novembro. Fizemos
parte de um grupo de trabalho que
reuniu as escolas de Aveiro (Sec. José Estêvão), Ovar (Sec. Júlio
Dinis), Coimbra (Sec. D. Dinis) e Setúbal (Sec. Dom Manuel Martins). Projectámos
um trabalho colectivo envolvendo as quatro escolas subordinado ao tema
«Janela sobre a cidade». O projecto
tinha como objectivo levar os alunos das escolas envolvidas a um melhor
conhecimento das quatro cidades, culminando na produção de um módulo
para Internet com quatro temas: caracterização e localização de cada
cidade, belezas naturais, alguns traços arquitectónicos e postal
gastronómico. Para
um conhecimento mais aprofundado do projecto, consulte-se o plano
de trabalho elaborado pelo grupo. Tendo
em vista o envolvimento da Sec. José Estêvão, este foi apresentado
na primeira reunião do Departamento de Línguas Românicas e Clássicas e
aprovado. Com a colaboração de uma colega de grupo, apresentámo-lo à
delegada do Departamento de Educação Visual e Tecnológica. Em reunião
conjunta, foram acrescentadas várias sugestões. Do resultado desta
sessão de trabalho foi dado conhecimento às outras escolas envolvidas no
projecto, bem como aos formadores da presente acção para novos líderes.
Quando tudo fazia supor que o projecto iria ser bem sucedido, tanto mais
que as sugestões fornecidas pelo grupo de EVT tinham sido aceites pelas
outras escolas, recebemos a informação, semanas depois, que o grupo de
EVT não estava disponível para continuar com o projecto. O
total desinteresse e falta de empenhamento da escola em actividades
envolvendo as novas tecnologias viria a revelar-se, uma vez mais, em
Novembro. Apesar da dinamização efectuada na escola, de termos procurado
envolver os núcleos de estágio, de termos contactado o grupo de professores
de informática, de termos afixado mais de vinte cartazes
por toda a escola, durante a semana do Netdays não apareceu ninguém.
Não houve a mais pequena manifestação de interesse, nem mesmo por parte
dos vários professores de informática, a quem demos oportunamente
conhecimento da iniciativa. Só
não consideramos essa semana integralmente passada na escola como uma
perda de tempo, porque tivemos o bom senso de levar o nosso material
informático para a sala e conseguimos recuperar os 11 jornais publicados
na Sec. Homem Cristo, entre 1989 e 1994. Estão neste momento consultáveis por
toda a comunidade no endereço
../../sechcris/folha01/index.htm Uma
das actividades mais úteis desenvolvidas neste dia foi a que diz respeito
à criação de formulários. Embora teoricamente os conhecêssemos, nunca
lhes tínhamos dado o real valor como «ferramenta» facilitadora da
comunicação entre os autores e os internautas. Até
à presente data, em trabalhos realizados no formato HTML, limitámo-nos a
indicar, nas páginas relativas aos autores, o respectivo EMAIL. A
apresentação de um formulário permite desde logo indicar a quem
consulta as páginas quais as áreas mais significativas sobre as quais se
pretende obter um «feedback». Por outro lado, o facto de na própria
página haver um conjunto de campos para escrita, com os botões de
limpeza e de envio, poderá funcionar como um incentivo a que o internauta
vença a resistência do comodismo e procure expressar as suas próprias
opiniões e críticas sobre o que está a consultar. |