Henrique J. C. de Oliveira - Sec. José Estêvão - Aveiro 2001

< < <

-  6 de Setembro de 2001

Atendendo a que, desde 1980, nos «entretemos» com as novas tecnologias, os conteúdos da sessão deste dia tiveram menor interesse. No entanto, vimo-nos perante um desafio que nos foi colocado: o de construirmos uma página pessoal para inserção na Internet.

Embora há já alguns anos a construção de páginas para Internet não seja novidade e as ensinemos, inclusive, a construir utilizando diversas ferramentas, a verdade é que nunca tínhamos pensado na construção de uma página pessoal, por a considerarmos de reduzido interesse e preferirmos aplicações essencialmente de âmbito pedagógico e com interesse para a comunidade. Mas aceitámos o desafio e demos início à sua construção, aproveitando os três tópicos sugeridos pelos formadores:

                        - Quem sou
                        - O que faço
                        - Do que gosto

E como mais importante do que o próprio autor das páginas é a comunidade em que ele está inserido, acrescentámos-lhe novas alíneas:

                        - Material didáctico
                        - Internet e Pedagogia
                        - Índice geral

Embora nas páginas já completas se faça referência a alguns aspectos relacionados com as nossas vivências, a verdade é que não passam de meros pretextos para inserção de conteúdos de cultura geral. Por exemplo, na parte subordinada à rubrica «Do que gosto», e dado que gostamos praticamente de tudo, o que pretendemos aí incluir são pequenas histórias, ora em discurso de primeira pessoa, ora em terceira pessoa, que sirvam de temas de reflexão e de tal modo apresentadas, que poderá facilmente pensar-se que são histórias de natureza autobiográfica. O que na realidade se pretende é criar histórias interessantes, em que a realidade ande de tal modo embricada com a ficção, que não se saiba onde acaba uma e começa a outra. Além destas histórias, facilmente exploradas com interesse didáctico numa aula de Português, procuramos inserir conhecimentos relacionados com várias áreas do saber.

Se quiserem confirmar o que dizemos vendo um exemplo e, ao mesmo tempo, dar umas gargalhadas pedagógicas, leiam a história «Reflexões ciclísticas e não só ou dialéctica amorosa entre um miúdo e uma bicicleta». É uma história ainda em construção, porque continuamos à espera de tempo e inspiração para lhe arranjarmos um desfecho invulgar e compatível com o acontecimento funesto já anunciado. O endereço é

www.prof2000.pt/users/hjco/hjco/Pg003300.htm

Futuramente, a primeira página deverá ser substituída por outra mais abrangente, com aspecto menos pessoal, uma vez que pretendemos que seja enriquecida com a colaboração de outros colegas e passe a ter um âmbito geral, colectivo, apresentando várias rubricas de interesse cultural. Na primeira página deverá passar a constar, se conseguirmos levar para a frente o projecto e envolvermos outros elementos:

                 - Associações culturais
                 - Jornais escolares
                 - Material didáctico
                 - Terras de Portugal
                 - Colaboradores
                 - etc., etc., etc..

-  7 de Setembro de 2001

A sessão deste dia foi uma continuação e desenvolvimento das actividades iniciadas no dia anterior, pelo que nada mais temos a registar de significativo.

> > >

Preâmbulo   Decurso da acção   Acerca do Prof2000 
Conclusões
   Calendário da acção   Grupo de trabalho


Página anterior Primeira página Página seguinte