Henrique J. C. de Oliveira - Sec. José Estêvão - Aveiro 2001

Prevíramos um relatório sintético e de fácil leitura. Todavia, este relatório tornou-se moroso e mais extenso que o previsto. Procuraremos agora efectuar uma enumeração sintética das principais ideias disseminadas nas páginas anteriores.

1º - A acção de formação foi para nós uma actividade enriquecedora e gratificante. Permitiu-nos não só uma ampliação dos conhecimentos, mas sobretudo uma permuta de ideias e um contacto com outros líderes, que esperamos se mantenha nos próximos tempos.

2º - Os encontros semanais de segunda-feira são uma forma viável de comunicação entre os líderes. Todavia, a falta de presenças não deve ser entendida como um desinteresse. Deve-se ao facto de nem sempre haver disponibilidade por imperativos de serviço (aulas, p. ex.). A solução talvez passe por uma calendarização anual que permita que o dia da semana não seja fixo.

3º - A LISTA-T deverá ser judiciosamente utilizada pelos líderes, devendo evitar-se a sua utilização sistemática para assuntos que não sejam de interesse colectivo.

4º - As actividades da semana do Netdays, a avaliar pelos desabafos de vários líderes na Lista-T, que tiveram o mesmo insucesso que nós, parecem cativar os níveis etários mais baixos. Nas escolas predominantemente de nível secundário, o interesse dos alunos por actividades deste género é reduzido ou mesmo nulo.

5º - Uma página pessoal geralmente tem pouco interesse, equivalendo a uma perda de tempo, a menos que funcione como exercício para quem se inicia na criação de páginas para Internet. Terá maior interesse se for de âmbito geral e cultural, de preferência de colaboração com outros professores.

6º - Na criação de páginas para Internet, a utilização de GIFS animados poderá ser uma boa alternativa, em alguns casos, à utilização de ficheiros de vídeo.

7º - O programa Prof2000 deverá preocupar-se menos com a formação de professores à distância, embora esta seja sempre um aspecto válido e necessário, e começar a preocupar-se mais com os outros objectivos enunciados.

8º - O principal papel do líder deverá ser o de sensibilizar os professores e a comunidade em geral para o grande valor e papel pedagógico que o Prof2000 tem, não apenas no âmbito da formação de professores à distância, mas também e sobretudo como recurso cultural e pedagógico.

9º - O Prof2000 é uma iniciativa válida, enriquecedora, que deverá abranger todo o território nacional, não deixando zonas do País no esquecimento.

10º - Se, por qualquer motivo, o Prof2000 vier a extinguir-se, isto será uma perda para toda a comunidade educativa e não só, porque toda a sociedade portuguesa ficará mais empobrecida.

Preâmbulo   Decurso da acção   Acerca do Prof2000 
Conclusões
  
Calendário da acção   Grupo de trabalho


Página anterior Primeira página Página seguinte