Prevíramos
um relatório sintético e de fácil leitura. Todavia, este relatório
tornou-se moroso e mais extenso que o previsto. Procuraremos agora
efectuar uma enumeração sintética das principais ideias disseminadas
nas páginas anteriores.
1º -
A acção de formação foi para nós uma actividade enriquecedora e
gratificante. Permitiu-nos não só uma ampliação dos conhecimentos, mas
sobretudo uma permuta de ideias e um contacto com outros líderes, que
esperamos se mantenha nos próximos tempos.
2º -
Os encontros semanais de segunda-feira são uma forma viável de
comunicação entre os líderes. Todavia, a falta de presenças não deve
ser entendida como um desinteresse. Deve-se ao facto de nem sempre haver
disponibilidade por imperativos de serviço (aulas, p. ex.). A solução talvez
passe por uma calendarização anual que permita que o dia da semana não
seja fixo.
3º -
A LISTA-T deverá ser judiciosamente utilizada pelos líderes, devendo
evitar-se a sua utilização sistemática para assuntos que não sejam de
interesse colectivo.
4º -
As actividades da semana do Netdays, a avaliar pelos desabafos de vários
líderes na Lista-T, que tiveram o mesmo insucesso que nós, parecem
cativar os níveis etários mais baixos. Nas escolas
predominantemente de nível secundário, o interesse dos alunos por
actividades deste género é reduzido ou mesmo nulo.
5º -
Uma página pessoal geralmente tem pouco interesse, equivalendo a uma
perda de tempo, a menos que funcione como exercício para quem se inicia
na criação de páginas para Internet. Terá maior interesse se for de
âmbito geral e cultural, de preferência de colaboração com outros
professores.
6º -
Na criação de páginas para Internet, a utilização de GIFS animados
poderá ser uma boa alternativa, em alguns casos, à utilização de
ficheiros de vídeo.
7º -
O programa Prof2000 deverá preocupar-se menos com a formação de
professores à distância, embora esta seja sempre um aspecto válido e
necessário, e começar a preocupar-se mais com os outros objectivos
enunciados.
8º -
O principal papel do líder deverá ser o de sensibilizar os professores e
a comunidade em geral para o grande valor e papel pedagógico que o
Prof2000 tem, não apenas no âmbito da formação de professores à
distância, mas também e sobretudo como recurso cultural e pedagógico.
9º -
O Prof2000 é uma iniciativa válida, enriquecedora, que deverá abranger
todo o território nacional, não deixando zonas do País no esquecimento.
10º -
Se, por qualquer motivo, o Prof2000 vier a extinguir-se, isto será uma
perda para toda a comunidade educativa e não só, porque toda a sociedade
portuguesa ficará mais empobrecida.
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