JORNAL
N.º 11

JUNHO 1993  Ano V


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Encerrado
para
balanço

 

Em busca
da verdade

 

Notícias
da
Escola

 

Aprender
a viver a
Economia

 

Entrevista
e
Clube de
Informática

 

Entrevista
a Carlos
Borrego

 

História de
 Joaninhas

 

Aqui há
tubarão

 

Você e o
Lixo

 

Tabaco e
Poluição

 

Humor ? sobre
Poluição

 

Passatempo
sobre
Poluição

 

Passatempo

 

Fac-símile
da 1ª página

 
 

 












ACÇÕES E COLÓQUIOS

- O grupo de Geografia desta Escola promoveu a realização de um colóquio subordinado ao tema “Evolução da cidade de Aveiro”, que se realizou na dia 28 de Abril, no Salão Cultural da Câmara. Nele participaram elementos do gabinete de Planeamento da Câmara, Drªs Aurora Henriques e Ilda Fonseca; um elemento do G. A. T., Drª Graça Henriques, e um elemento da Universidade de Aveiro, do Departamento do Ambiente, o Arquitecto Pompílio Souto. Este colóquio destinou-se essencialmente aos alunos do 12º ano, dado que o Urbanismo faz parte dos temas do programa, assistindo também alunos do nono ano.


- No dia 21 de Março de 1993, pelas 15 horas, realizou-se na nossa escola uma actividade cultural intitulada “O Fascismo e o 25 de Abril” orientada pela Prof. Fátima Godinho Salgado, com a participação dos alunos do 9º D, 9º G e G1. Participaram ainda nesta actividade: Dr. Jorge Soares, economista, Dr. Jorge Carvalho, advogado, Dr. Teixeira Lopes, orientador de estágio do grupo de História na Escola Secundária de Espinho, Drª. Cecília Sacramento e a sua ilustre carta “A minha.., eu conto”, que contém memórias do Dr. Mário Sacramento, o jornalista José Sarabando, sempre lembrado nos corações do 25 de Abril e José Ferreira Apolinário, ex-presidiário, homem simples e de personalidade sublime.

Esta actividade foi aberta aos alunos do 9º e 11º ano, tendo alunos e professores manifestado o maior interesse.

 

As turmas A e B do 7º ano trabalharam empenhadamente na Área-Escola com o apoio dos seus professores. O resultado deste esforço foi o magnífico trabalho apresentado no átrio da escola. Durante três dias viveram a Área-Escola, expondo trabalhos, vendendo doces e sobremesas caseiras (incluindo ovos moles), sendo o momento auge a passagem dos trajes e o coro dos alunos. A par destas actividades, houve ainda um torneio disputado entre as duas turmas.

 

As turmas do 7º C e 7º D realizaram no dia 17 do corrente mês os «Jogos Tradicionais da Região de Aveiro»: jogo do poço, jogo da malha, jogo da lança, jogo de partir o cântaro, etc.

 

Visita à TVI - 4

Vinte alunos e uma professora da nossa escola deslocaram-se aos estúdios da T. V. I. - canal 4 da televisão portuguesa, para gravação de um programa acerca das Escolas Secundárias, realizado com a colaboração da FÓRUM ESTUDANTE. O programa irá para o ar no próximo dia 30 de Junho. Sintonizem o 4, vejam-no e comentem-no. Mandem as vossas opiniões para “A FOLHA. Os vossos artigos ficarão em “stand by” até ao próximo ano lectivo, mas sairão.


III GRANDE FESTA DO BASQUETEBOL

Vai-se realizar, durante o corrente mês de Junho, na Escola Secundária Homem Cristo, a III Grande Festa de Basquetebol. Tal como é dito no programa acabado de chegar ao clube de Jornalismo, o grande objectivo em vista é a promoção do convívio entre os jovens, através da modalidade desportiva «mais espectacular do mundo» e de Portugal, que é o Basquetebol.

Fazemos votos que a semana decorra no mais são convívio desportivo.


O Tempo

Longe vai o tempo
Em que o tempo era só tempo
Em que havia tempo
Para brincar com o tempo do tempo,
Em que havia tempo
Para dar tempo ao tempo.
Porque hoje já não há tempo,
Nem para dar tempo ao tempo.
Só há tempo de aproveitar o tempo,
E todo o tempo que o tempo tem.
Só há tempo de correr contra o tempo,
Não há tempo para parar!
Só há tempo de esticar bem o tempo,
Não há tempo para descansar!
E no final, resta apenas tempo
para tentar retardar o tempo.
Mas o tempo não pára nunca no tempo!
O tempo voa, e continua a voar,
a voar, a voar...
E daqui a algum tempo,
Num tempo não muito além,
Pode ser que o tempo
Possa estar sem tempo
Para dar mais tempo
Ao nosso tempo.
E pode ser que nós aí, sem tempo,
Saibamos dar valor ao tempo do tempo,
Antes que o tempo
Nos desapareça em três tempos...
Para sempre sem tempo!...

Miguel Santos, 11º D

Página anterior    Primeira página     Página seguinte