Acesso à hierarquia superior.

Hélder Bandarra, O Percurso do Artista, Aveiro, Novembro 2010, 180 páginas.

2. O artista em 1ª pessoa

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS EM 1996
 

Esta experiência é especial e gosto de a contar. Agradou-me imenso. Foi uma satisfação pessoal muito grande a exposição “gigantesca” de desenhos em grandes formatos em grafite que realizei neste ano na Galeria Municipal de Aveiro.

Levei dois anos a preparar todo o trabalho, incluindo estudos – centenas de horas retiradas ao meu descanso. Gastos de materiais, molduras e outros.
 

Estudo  lápis para Exposição na Galeria Municipal de Aveiro – 1996 - pág. 39
Estudo  lápis para Exposição na Galeria Municipal de Aveiro – 1996

Clicar para ampliar.

Os formatos andavam por 1,30x1,50 e construí, de raiz, uma mesa de trabalho com 1,60x1,60, para obter a base de colocação das folhas de papel onde iria, com muitos cálculos, realizar em desenho e ampliando os desenhos feitos à escala.

Tudo exigiu de mim grande rigor e concentração e assim fui levando a um final feliz os enormes 15 trabalhos que me propus realizar. Infelizmente, ainda não foi dessa vez que consegui apoio da Autarquia Aveirense para a execução de um catálogo sobre essa exposição. Todos os custos da divulgação foram da minha responsabilidade. No dia da inauguração, alguns amigos de sempre e pouco mais. Ninguém esteve presente em representação da autarquia. Um “champagne da Bairrada” para alegrar amenas conversas e o “até sempre” do costume.

Comigo restou o dever cumprido, a satisfação da realização de um objectivo pessoal e o olhar em frente para novos projectos. Infelizmente, a arte –neste caso expressão plástica é um parente pobre duma sociedade pouco formada e responsável. Incompreensão, desânimo, vazio... Refiro esta exposição como poderia referir muitas outras, mas lembro-me bem o quanto ela foi para mim enriquecedora e laboriosa. O seu resultado final muito me satisfez.

 
Página anterior Página inicial Página seguinte